Gostode fechar ciclos.
Como a vida não para enquanto se vive, fechar um ciclo significa abrir um novo ciclo. Gosto disso.
Não creio que reencarnação exista, mas pelo que ouço falar a respeito, caso eu acreditasse, eu diria com convicção que em todas as minhas outras vidas fui cigana ou algo similar.
Assim foi com o bar. Comecei de forma simples, sem saber o que estava fazendo e fechei o ciclo com a certeza de que fiz o certo.
Muitos novos amigos, alguns raros desafetos, várias histórias.
A ideia de colocar as histórias em livro aconteceu muito antes de eu pensar em vender o bar. Com a venda isso gritou dentro de mim, minha amiga insistiu para que eu escrevesse e eu vi que realmente não poderia deixar este desejo não se realizar.
Muitos se verão em várias histórias aqui descritas. Algumas aconteceram exatamente como escrevi, outras foram completamente modificadas, mantendo apenas a ideia central. Os nomes foram trocados propositalmente, assim a privacidade de todos está mantida.
No último sábado enquanto dona do bar, eu cantei, dancei, brinquei, mais do que normalmente já fazia. Era o encerrar do ciclo.
A prece na cozinha, com todos os funcionários de mãos dadas. As lágrimas de todos, naquele momento,mais do que nunca nos tornou um só.
Foi emocionante cantar com minha querida amiga a música que gostávamos de cantar enquanto cozinhávamos, intercalando as vozes: "Estou de volta pro meu aconchego, trazendo na mala..."
Foi triste cerrar a porta e saber que era a última vez.
São Jorge sendo retirado de seu altar me fez chorar novamente.
Lembrei-me da nossa pequena que partiu para os braços de Deus, tão nova e que trabalhou conosco lavando louças, até quase vésperas de sua partida.
Quantas confraternizações.Quantas comemorações. Quantas alegrias.
Ciclo encerrado. Ciclo que se inicia.
Tudo aconteceu no bar. No Cantinho das Delícias.
Eu vivi cada uma dessas histórias!
Eu estava lá!
*"De Volta pro Aconchego"- Canção de Dominguinhos e Nando Cordel
VOCÊ ESTÁ LENDO
Tudo Aconteceu no Bar! Crônicas Cariocas
ComédieCantinho das Delícias, um bar simples que virou ponto de encontro especial entre amigos. O bar não existe mais e este livro foi concebido para ser uma coletânea de crônicas divertidas sobre este lugar especial, mas findou por se tornar um registro p...