De um modo geral, as crianças de um mesmo signo solar possuem características em comum. As características abaixo são puras, ou seja, não levam em consideração outros fatores, como o signo que está no Ascendente, por exemplo. Porém, mesmo assim, a descrição geral será muito próxima da maneira da criança de ser.
Áries:
COMO BRINCA: Essa criança irá buscar brincadeiras de ação. Você irá vê-la subindo em árvores, correndo, competindo. Ela exercerá natural liderança sobre as outras crianças, tendo uma idéia bem clara a respeito do que e como brincar. Suas brincadeiras prediletas serão as do tipo desafiantes.
PERSONALIDADE: A criança ariana é muito decidida. Sabe exatamente o que quer e pode facilmente se impor aos adultos. Com os amigos, em função de sua personalidade forte, ela pode ter um comportamento autoritário.
COMO LIDAR: Se sentir um comportamento 'quero porque quero' mostre firmeza, ao mesmo tempo ensine que o mundo não pode viver em função de suas vontades. Porém, em situações em que ela pode escolher e já tem uma decisão, respeite. Pode parecer assustador que com tão pouca idade ela já saiba o que quer, mas é, de fato, parte da sua personalidade.
PECULIARIDADE: Tanto a menina como o menino irão gostar de brincadeiras masculinas, como perseguição. Os dois também firmam a sua identidade em com o pai, embora seja a mãe quem lhes ensine a moderação.Touro
COMO BRINCA: Essa criança irá buscar brincadeiras em que possa pegar, fazer, construir. Você irá vê-la sentada na areia moldado castelos. Ela também adora o mundo dos objetos, podendo demonstrar algum apego pelos seus brinquedos. Nas brincadeiras, não sente necessidade de liderar, mas tampouco faz o que realmente não quer.
PERSONALIDADE: Muito tátil, o taurino tem necessidade de contato físico, afago, abraços e beijos. Em geral, é uma criança meiga, ou então tem muito carisma, e por isso conquista os adultos. Mas pode ser incrivelmente teimosa e ciumenta, também.
COMO LIDAR: Ensine-a a dividir. Também não ceda a chantagens. Evite fazer todas as suas vontades, superalimentá-la ou mimá-la em demasia. Respeite seu espaço privado. Não doe seus brinquedos sem solicitar isso a ela. Em situações de ciúme, mostre a ela de que há muitas maneiras de amar e que pode-se amar muitas pessoas, cada uma de um jeito único.
PECULIARIDADE: A criança taurina tem facilidade em se relacionar com os adultos. Ela prefere aqueles que sejam bonitos ou agradáveis de algum modo.Gêmeos
COMO BRINCA: Essa criança adora joguinhos que puxem pela inteligência e jogos que utilizem palavras. Ela gosta de brincadeiras versáteis, em que todos falem e participem. Tem facilidade em se relacionar e aprecia formar parcerias, embora possa variar de parceiros. Muitas vezes, encara a escola como uma brincadeira e lugar de diversão. Também tira prazer de livros e vendo programas infantis na televisão.
PERSONALIDADE: Muito curiosa, essa criança te enche de perguntas. Inquieta e observadora, está sempre interagindo com o mundo ao redor. Algumas vezes, sua grande flexibilidade pode fazer com que conte mentiras com a maior naturalidade.
COMO LIDAR: Embora pequenas mentiras sirvam para deixar uma história mais atraente, deixe claro, se a criança já tiver idade para isto, que há hora para inventar ou brincar e hora para falar a verdade. Apesar da sua curiosidade, não conte coisas antes do tempo ou para as quais ela não esteja preparada. Como ela tem necessidade de variedade, deixe com que se relacione com vizinhos, primos e parentes. Ensine a ela a ter limites na hora de utilizar sua esperteza e também as palavras.
PECULIARIDADE: Extremamente voltada para o aprendizado, essa criança necessita entender as coisas e mostrará o melhor de si quando estiver aprendendo.Câncer
COMO BRINCA: O canceriano brinca buscando uma ligação, um elo, com as outras crianças. Ela gosta muito de brincadeiras tradicionais, como pular corda, bater as palmas das mãos, passa-anel, etc. Essa criança também gosta de brincar de família, a menininha canceriana é a mãe e o menininho canceriano é o pai. Ela também se apega aos seus brinquedos, que tem um significado emocional muito grande para ela. De um modo geral, não gosta de brincadeiras demasiadamente competitivas, preferindo aquelas que misturem habilidade com sorte ou em que todos se divirtam.
PERSONALIDADE: Caseira, essa criança demora para se entrosar com vizinhos, mas uma vez que o faça, a ligação é sólida. Carinhosa, curte a companhia dos pais ou de adultos protetores. Muitas vezes, entretanto, pode ser birrenta e não aceitar fazer coisas porque tem medo ou acha que está sedo forçada. Também tem um temperamento bastante emotivo, podendo ficar magoada facilmente. Os meninos podem não ter facilidade em serem tão independentes ou durões quanto a sociedade costuma cobrar, mas tentarão desenvolver uma casca para resolver isto. De todo modo, a presença feminina em sua vida (tias, primas, mãe) será sempre muito forte.
COMO LIDAR: Encoraje-a a fazer coisas novas, mas sem empurrá-la. Fale dos benefícios, das coisas boas de algo e tenha paciência enquanto ela vai perdendo o medo. Se ela ficar muito chorona ou birrenta, coloque um limite. A criança canceriana pode ser bastante boa em chorar ou gritar para conseguir o que quer. Por outro lado, quando sentir que não é manha, respeite seus sentimentos e converse sobre eles.
PECULIARIDADE: A criança canceriana é toda sentimento. Ao invés da quietude e do distanciamento emocional, ela preferirá interação. Tem grande necessidade de ser amada.