Os doze Ascendentes (Fonte: Terra Esoterico)
Áries
O nascimento das pessoas que tem Áries no ascendente pode ocorrer em circunstâncias um pouco agitadas, envolvendo algum tipo de cirurgia, cesariana de emergência ou não programada, dentro de uma ambulância, num clima agressivo, tenso, impaciente ou violento. Não podemos nos esquecer que Áries é o signo da pressa e as pessoas com este ascendente já chegam apressadas para viverem sua vida.
Jeito apressado, extrovertido. Independência, franqueza, impaciência.
O QUE BUSCA: Este ascendente busca a ação e o confronto com o meio em que vive, para que seu Eu possa ser expresso.Touro
O nascimento das pessoas que tem Touro no ascendente pode ocorrer em circunstâncias que envolviam questões financeiras e, possivelmente, problemas de dinheiro, o ambiente era calmo, tranqüilo e confortável num lugar bastante seguro e sereno.
Afabilidade, apego a coisas materiais, calma, praticidade, persistência, conservadorismo.
O QUE BUSCA: Este ascendente quer conservar o que possui e se apropriar mais daquilo que lhe possa dar segurança física e prazer sensorial.Gêmeos
O nascimento das pessoas que tem Gêmeos no ascendente pode ter sido em um ambiente barulhento, instável, agitado e pouco seguro. Possivelmente o nascimento foi num período de deslocamento de um local para outro ou numa viagem. Há muito diálogo durante o nascimento.
Curiosidade, senso de observação. Jeito comunicativo. Flexibilidade, influenciabilidade.
O QUE BUSCA: Este ascendente quer exprimir facilmente os movimentos corporais, os gestos e a expressão verbal. Normalmente, vê o mundo mais com a mente do que com a emoção.Câncer
O nascimento das pessoas que tem Câncer no ascendente foi marcado pela proteção e pela presença do lar ou da família em união (nascimento em casa, por exemplo). Possivelmente a mãe passou por alguma situação diferente, sendo afetada diretamente (crise de choro, depressão pós parto, mãe loba).
Sensibilidade. Empatia. Influência materna. Timidez, flutuabilidade, carência, compreensão.
O QUE BUSCA: Este ascendente absorve as flutuações e oscilações do seu ambiente familiar ou de convívio e tem muita facilidade para reagir instintivamente ao que lhe agrada ou desagrada. É romântico.Leão
O nascimento das pessoas que tem Leão no ascendente foi marcado pela presença de autoridades ou pessoas importantes e que exercem algum tipo de domínio sobre a mãe ou sobre o parto propriamente dito (um obstetra famoso, por exemplo). No momento do nascimento havia um clima de muito amor e confiança e, possivelmente houve alguma 'festa' para comemorar o "evento".
Dignidade, desejo de aprovação, extroversão, fixidez, orgulho, vitalidade, personalidade.
O QUE BUSCA: Este ascendente deseja amar acima de tudo. A vida gira em torno daquilo que lhe permite criatividade e desdobramento do próprio Eu.Virgem
O nascimento das pessoas que tem Virgem no ascendente foi marcado pela presença crucial dos médicos, enfermeiros, a higiene e os medicamentos. Houve muito nervosismo neste nascimento.
Perfeccionismo, senso comum, praticidade, habilidade manual e/ou intelectual. Preocupação com alimentação e limpeza. Importância dos detalhes.
O QUE BUSCA: Este ascendente busca, natural e instintivamente, os detalhes em qualquer área da vida e se defende, criticamente, daquilo que lhe parece irracional.Libra
O nascimento das pessoas que tem Libra no ascendente foi envolto num clima harmonioso, envolvente e belo, cheio de charme e esperança. Sua vinda ao mundo constitui um evento social, a reafirmação do casamento dos pais e a confiança nos sentimentos que os une.
Simpatia, sociabilidade, dificuldade em impor-se, charme, indecisão.
O QUE BUSCA: Este ascendente tem a necessidade instintiva de se associar e se unir com outras pessoas. Está sempre em busca de acordo, diplomacia e justiça.Escorpião
O nascimento das pessoas que tem Escorpião no ascendente foi envolto num clima de mistério ou segredo. Receios, apreensões, sensações de agressão (a mãe pode ter sentido o parto como uma agressão ao seu corpo), pessoas muito tensas ou com medo de que 'algo' pudesse dar errado.
Jeito reservado e misterioso. Profundidade, humor irônico, sente tudo mas não demonstra.
O QUE BUSCA: Este ascendente vive em crise com tudo e com todos, principalmente com a própria existência. Está sempre querendo se superar e reage com aparente frieza aos outros, apesar de ser muito intenso e emocional.Sagitário
O nascimento das pessoas que tem Sagitário no ascendente foi marcado por um clima de entusiasmo, pela confiança e religiosidade. É um grande nascimento, um grande evento. Grandes expectativas envolveram o recém-nascido e o ambiente era de conforto.
Jeito extrovertido. Necessidade de procurar coisas novas, espírito aventureiro e vontade de aprender. Franqueza excessiva. Tendência a exageros.
O QUE BUSCA: Este ascendente é espontâneo e otimista. Busca sempre ampliar o espaço do seu Eu ou o volume do seu corpo. Suas reações são exageradas.Capricórnio
O nascimento das pessoas que tem Capricórnio no ascendente foi marcado por um clima de seriedade, paternalista e, possivelmente, com a presença marcante dos 'avós' e também tiveram muitas pessoas dando palpites. Teve muita ansiedade, timidez, demora e os profissionais envolvidos tinham muita experiência no seu ofício.
Ar sério ou maduro quando jovem, seriedade, concentração, ambição, que manter controle sobre sua vida.
O QUE BUSCA: Este ascendente tem uma reação básica de se isolar dos outros para se proteger. Está sempre em busca do caminho mais seguro ou mais difícil para fazer as coisas. Suas reações são maduras e disciplinadas.Aquário
O nascimento das pessoas que tem Aquário no ascendente foi marcado por ambientes inesperados, novos, diferentes, com participação de técnicas modernas, alternativas e/ou espontâneas. Este é o nascimento marcado pela 'surpresa' , por situações e ambientes envolvendo descaso em relação as rotinas habituais.
Inventividade, necessidade de estar em grupo ou ter amigos, originalidade, impessoalidade, imprevisibilidade.
O QUE BUSCA: Este ascendente é extremista, imprevisível e independente. Gosta do que é utópico e inovador.Peixes
O nascimento das pessoas que tem Peixes no ascendente foi marcado por ambientes ou situações que envolviam um clima de sacrifício, abnegação, religiosidade, grande sensibilidade, calma e tranqüilidade. Um clima de idealismo, altruísmo e místico pairavam no ar. A mãe pode ter vivenciado alguma experiência marcante relacionada com a anestesia.
Jeito misterioso. Adaptabilidade, não toma iniciativas, reage ao invés de agir, camaleônico, extremamente adaptável.
O QUE BUSCA: Este ascendente tem atitudes silenciosas e carregadas de muita sensibilidade. Possui uma visão mágica de todas as situações e, muitas vezes, acaba perdendo seu Eu misturando ao Eu dos outros.