O SOL EM PEIXES

714 23 1
                                    

Principal Característica: a sensibilidade
Qualidade: a doação
Defeito: tendência à fuga

"A ti Peixes, dou a mais difícil de todas as tarefas. Peço-te que reúnas todas as tristezas dos homens e as tragas de" volta para Mim. Tuas lágrimas serão, no fundo, Minhas lágrimas. A tristeza e o padecimento que terás de absorver são o efeito o efeito das distorções impostas pelo homem à Minha Idéia, mas cabe a ti levar até ele a compaixão, para que possa tentar de novo. Por esta tarefa, Eu te concedo o Dom mais alto de todos: tu serás o único de Meus doze filhos que me Compreenderá. Mas este Dom do Entendimento é só para ti, Peixes, pois quando tentares difundi-lo entre os homens eles não te escutarão."
E Peixes retornou ao seu lugar.

... Então Deus completou: "cada um de vós é perfeito, mas não compreendereis isto até que vós doze sejais UM. Agora vão!"
E as doze crianças foram embora executar sua tarefa da melhor maneira...
(Original de Martin Schulman – Karmic Astrology: The Moon's Nodes and Reincarnation, 1977)

Dois peixes entrelaçados, cada um voltado para uma direção, compõem o símbolo deste signo, e nos falam um pouco a respeito da dualidade inerente a ele. Aonde estará o Peixes, no mundo da imaginação, das percepções, da criatividade, da espiritualidade ou na luta nossa de cada dia? A dualidade é que ele não pode, ou não deveria, estar apenas em um desses mundos. Quando ele escolhe apenas um deles, fatalmente se desequilibra. Se um pisciano não tem com o lado místico e espiritual é como se perdesse o centro da sua vitalidade. Ele se torna a imagem da desilusão. Porém, ele não pode renunciar ao real, pois é do real que depende a sua sobrevivência, sendo também o chão de onde virá sua estabilidade emocional.

Ainda tomando o simbolismo dos dois peixes, imagine que um seja de água doce e o outro, salgada. Na confluência das águas, um peixe de água doce pode ir para a salgada e vice versa. Mas não por muito tempo, pois acaba voltando para o seu habitat. Ele precisa de trabalho, mas também de sonho. Se fica muito tempo na Terra, sente falta do Céu, seu lugar de inspiração. Mas se fica só no Céu, nada pode fazer na Terra.

Tal situação, tão singular, faz com que muitos piscianos demorem muito para se encontrar, e vários nem consigam. Há muitos Peixes polarizados, alguns na razão e outros nas próprias miragens. Esse é o signo da iluminação, da doação ao próximo, mas também da confusão e da energia desperdiçada.

Ainda trabalhando com o simbolismo do peixe, este é um animal silencioso, que vive em um habitat fluido e só sobrevive nele. Peixes é conhecido por sua adaptabilidade. Em essência, ele vai vivendo no fluxo, naquilo que a vida apresenta, sempre um pouco em dúvida se permanece ou se muda, se está bem ou não. Muitas vezes, fica esperando, inconscientemente, o tempo cósmico chegar para aquilo que ele deseja, pois mais do que ninguém ele sabe que a vida tem um mistério e que nem sempre responde de pronto aos nossos desejos e das maneiras esperadas. Às vezes, é capaz de responder muito melhor, mas no seu tempo. Como signo mutável, o pisciano é capaz de ter várias pessoas dentro de si (que pode expressar ou não). Ele é múltiplo e adaptável por natureza. Nada é muito rígido em seu ego.

Como se formou a personalidade do pisciano? Como todo signo da Água, a influência da mãe é mais forte sobre a vida do pisciano. Isso não significa que ele goste mais dela do que o pai, apenas que a influência dela é que moldou sua personalidade. De alguma forma, sua mãe lhe parece um tanto quanto sofredora. Ela tem muitas apreensões, medos e preocupações. A Peixes parecia que a mãe tomava o mundo como um lugar ameaçador. Ela também talvez fizesse um sacrifício por algo ou ao menos aparentava ser um sacrifício. Os temores de sua mãe estavam sempre presentes e ela não lidava racionalmente com eles, e sim de forma emocional. O pisciano captou esse humor ao mesmo tempo em que desenvolveu uma sensibilidade que quase permitiu sentir o mesmo que a mãe sentia. Muitas vezes serão assaltados por dúvidas, apreensões e sentirão necessidade de organizar seus interiores para não pirarem.

Signos Onde histórias criam vida. Descubra agora