Porque é que nós apaixonamos?
Diz-se que tudo começa pelo início... não podia concordar mais! Tudo se inicia do nada. Do nada em expectativas e em compromissos. Do nada, em nenhum lugar, em nenhum momento...
Dito isto, pergunto-me: o que é que nos faz apaixonar por alguém? Aquela misteriosa pergunta sem uma resposta! Se fosse óbvia, a paixão não seria tão irracional. Não é só porque aquela pessoa é assim ou assado, não é só porque ela é bonita, não é só porque tem aquele pormenor que mais gostamos.
Não é por ter um corpo perfeito. Não é por saber falar, não é por ser interessante. Não basta ser inteligente, por mais que todos admirem isso. Tem de ter isso e algo mais... Diria que esse algo mais é o jeito de estar. Apaixonamo-nos exatamente pelo jeito próprio de ser de uma pessoa.
Não é porque a pessoa se ri mais ou menos alto, fala mais ou menos alto, não é por ela ter olhos azuis, verdes ou castanhos, eles até podiam ser roxos. É o jeito dela de dizer o que pensa em voz alta; é o jeito dela sorrir genuinamente ficando com rugas nos cantos dos olhos. É o jeito de caminhar. O jeito de usar a camisa por fora das calças, ou a forma como se produz em cada momento especial. Não importa a roupa que a pessoa veste, vai-te parecer sempre perfeitamente bela. É o jeito de tocar, de olhar... A sua beleza torna-nos dependentes daquelas emoções físicas que o outro nos provoca. A voz dela provoca-nos, o olhar derrete-nos.
É a forma como os olhos brilham, a forma invulgar como achamos que se move, e que nos faz perder a calma. E no exato momento em que esses corpos se encontram, gera-se uma sintonia que nos faz enlouquecer, que faz a tua mente derreter e o teu coração ter momentos de aceleração e desaceleração. Nestas alturas respirar já não tem graça, queremos mesmo é perder o fôlego. E no meio dessa perda de fôlego, rendemo-nos à evidência de que a física é o caminho mais sensato. Quando está frio, sabemos onde nos aquecer. Quando estamos tristes, sabemos onde nos alegrar. Exatamente naquele abraço e naquele olhar. Quando nos sentimos sós, sabemos quem queremos para falar. Quando estamos enérgicos, sabemos exatamente quem desejamos para nos cansarmos.
E não importa há quanto tempo nos conhecemos, quando a sintonia é despertada, a vontade tende cada vez a aumentar mais. Nessa altura, não adianta tentar manter a calma, o desejo controla-nos e a entrega acontece... E é exatamente por isto que nos apaixonamos! Digo eu...