15 - Para sempre minha borboleta

1.2K 141 21
                                    

Algo que chama muito a atenção nas borboletas é sua metamorfose completa, também chamada de holometabolismo, que é dividido em 4 fases: ovo, larva, pupa e adulto. O interessante é que a metamorfose não é apenas na aparência externa do inseto, mas internamente também, já que seus hábitos, meio de vida e alimentação mudam completamente.

A borboleta é considerada na simbologia, a transformação, a felicidade, a beleza, a inconstância, a efemeridade da natureza e a renovação. Mas há inúmeros significados atribuídos à simbologia desse inseto, como por exemplo, a borboleta azul faz referência à metamorfose, portanto, da transformação que os seres humanos passam ao longo da vida, não só física (crescimento), como sociais (mudança de trabalho, casamento, nascimento de um filho, entre outros). As borboletas coloridas são mensageiras de alegrias e felicidade. E as borboletas pretas, são consideradas mensageiras da morte.

Na mitologia grega, a personificação da alma é representada por uma mulher com asas de borboleta e segundo as crenças gregas populares, quando alguém morria, o espírito saía do corpo com forma de borboleta. 

Duas semanas depois, Clarisse não conseguia mais sair da cama estava muito debilitada

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Duas semanas depois, Clarisse não conseguia mais sair da cama estava muito debilitada. Manu e Marcos ficavam se revezando para ficar com ela, fazer companhia. Manu sempre lia livros, e botava musicas para animá-la.

Em uma sexta-feira, Clarisse estava em seu quarto, deitada ao lado de Manu, as duas de mão dadas ouvindo musica.

- Temos que ter nossa musica – disse Clarisse. – Tipo uma trilha sonora. – sorriu. – Quando ouço a música Photograph, do Ed Sheeran, lembro de você. Ela fala sobre manter o amor numa fotografia. Você poderá me levar para todo lugar, não estará sozinha, porque estarei com você em uma fotografia.

- Isso é lindo, amor!

- E você, qual música te faz lembrar de mim?

- Ahh... Acho que uma da Legião Urbana, que gosto muito, Love In The Afternoon. É triste, mas cada frase dessa musica me lembra você.  Tipo, "lembro das tardes que passamos juntos, não é sempre mais eu sei, que você está bem agora...".

- É linda essa musica... Gosto muito dessa banda.

As duas sorriram.

†††

8 de outubro de 2004

Clarisse morreu dormindo, ao lado de Manu, com seu vestido azul favorito. O enterro foi à tarde. Marcos não chamou ninguém, como Clarisse havia pedido. No dia seguinte, Manu e ele foram para um show de rock. Tentaram ficar felizes, cantaram, pularam e beberam.

- Clarisse pediu para te dar isso. – marcos disse quando eles estavam no bar escolhendo o que beber. 

Deu dois pequenos envelopes amarelos a ela. Abriu o primeiro, era uma carta, estava escrito com tinta preta:

Se você está lendo essa carta, é porque já estou longe. Mas não se preocupe, estou bem aqui...

O que vivi com você nesses últimos meses, nunca sairá da minha memória, não importa quanto tempo passe. No começo sentirei muito a sua falta, mas sei que depois aprenderei a lidar com sua ausência.

Você fez meu coração ficar mais leve, leve de desejos e sonhos, e de histórias bonitas. Antes de você chegar, eu achava que não era o bastante para ninguém, porém, sempre fui.

O mais triste de uma despedida é a incerteza de uma volta. Então vamos pensar que isso não é uma despedida, mas sim o começo.

Ah, Emanuele, faz um favor?

Nunca se apaixone por outra pessoa, jamais, nunca mesmo...

É brincadeira! Se apaixone, ame e seja feliz!

Te amarei para sempre!

Com amor,

Clarisse.

Manu sorriu, não queria chorar, foi então que abriu o segundo envelope era uma foto da Clarisse. Ela reconheceu a foto, foi a primeira foto que viu de Clarisse. Quando ela foi se candidatar para o emprego, Marcos mostrou para apresentar a menina que ela cuidaria. 

Clarisse estava com um vestido vermelho de festa, cabelo trançado para o lado direito, sapatos pretos, e uma pulseira prateada no pulso esquerdo, com um pingente de guitarra. Sua maquiagem estava bem feita, era leve. Usava também um batom vermelho, combinava com o seu tom de pele. Atrás da foto estava escrito:

"Nós mantemos este amor numa fotografia

Nós fizemos estas memórias para nós mesmos

Onde nossos olhos nunca fecham

Nossos corações nunca estiveram partidos

E o tempo está congelado para sempre"

- Photograph

Era um trecho da musica Photograph do Ed Sheeran.

Manu não aguentou e deixo uma lágrima sair. Foi ali que ela viu Clarisse pela última vez. Ela sentia sua presença, podia até ver seu tímido sorriso. Ficara em sua memória para sempre.

A Última VezOnde histórias criam vida. Descubra agora