Ao longo da vida tive muito professores, educadores.
Alguns com suas particularidades e metodologia distinta dos demais.
Eu tive professores realmente bons,que me ensinaram não só a determinada disciplina, mas que me prepararam para a vida e os desafios que eu enfrentaria depois que eu terminasse o ensino fundamental e posteriormente o ensino médio.
Claro, também tive aquele professor chato que só reclamava da vida medíocre que vivia.
(Mandando todos os alunos copiarem e ficarem em silêncio).
Também tive professores alegres e parceiros dos alunos, do qual os mesmos faziam festa toda vez que o via chegar para dar sua aula.
Hoje, venho a falar de uma professora em especial.
Uma mulher forte e sábia que me deu um conselho que nunca irei esquecer.
Certo dia, minha professora de geografia Lúcia, tinha terminado de explicar determinado assunto. Sempre com seus mapas e afins.
O sinal tinha tocado para o intervalo e ela como sempre ficou na sala para organizar seu material.
Eu fiquei observando ela por um momento.
Tentei arrumar coragem de falar com ela sobre um assunto que a cada dia me tirava do sério.
Com um sorriso amável no rosto ela me olhou e eu perguntei: - professora, a senhora ama o que faz?
Ela sorriu mais uma vez e disse: - Mais é claro! Nunca escolha fazer algo do qual você vai se arrepender no futuro.Mas, eu ainda estava insatisfeita e contei o porquê da minha pergunta.
Ela sempre muito paciente parou o que estava fazendo e voltou a falar.- Nunca faça o que as pessoas querem, mas sim, o que você acha que irá te fazer feliz. Nunca pense no dinheiro que irá ganhar escolhendo uma profissão que não tem nada haver com você. Faça o que você gosta.
E com um sorriso no rosto ela pegou suas coisas da mesa junto do seu mapa, tentando equilibrar tudo aquilo. Eu me ofereci para ajudá-la e com um olhar admirado com a minha atitude ela disse: - sabe, as vezes Anne tudo que precisamos é de um pouco de coragem e ousadia suficiente para seguir nosso coração.
E com uma piscadinha ela se foi.
E enquanto eu a seguia satisfeita e orgulhosa de mim mesma por ter tido coragem suficiente de conversar com ela sobre minhas dúvidas e medos, eu percebi o quanto é necessário dar voz a nós mesmos. A partir daí, toda aula dela eu me oferecia para ajudá-la a carregar sua bagagem.
Professora Lúcia é a mulher mais admirável que eu conheço. Acho que todos nós temos uma pessoa que admiramos e que nos espelhamos. Ela é a minha.
Sempre teve a paciência para lidar com os alunos, e nunca reclamou ou se arrependeu de ter escolhido ser professora. Ela sempre soube que essa era sua vocação.
Por isso, é tão importante buscar saber qual é a nossa verdadeira vocação. E principalmente, o que nos faz felizes.
Precisamos parar de menosprezar as profissões que infelizmente não são tão enriquecedora do ponto de vista econômico, como a de um médico, advogado ou engenheiro de sucesso.
Eu não busco riquezas das quais acabam com facilidade. Eu tento buscar a riqueza da alma. Aquela que vale realmente a pena.
Professora Lúcia sempre foi uma pessoa de fé inabalável, não só religiosamente falando, mais ela tinha uma fé impressionante em cada um de nós. Ela sempre nos viu como pessoas capazes de chegar longe. E, é exatamente isso que eu quero levar para a minha vida.
Quero ter pessoas que ao longo do caminho de alguma forma me incentivou a ser uma pessoa melhor.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Café Com Poesia #Wattys2016
PoetryUm livro que reúne contos, prosas e poesias de um jeito que irá te inspirar e quem sabe apaixonar- se pelo mundo poético.