Muitos me perguntam se vale a pena comprar livros caros.
O que eu digo?
Absolutamente não. Por mais que o livro seja o que você esteja procurando e seja o mais cobiçado.
Aconselho não ir com muita sede ao pote.
É bom planejar e economizar na hora de comprar um livro novo?
É essencial planejar tudo na vida. Mas, começar com os livros é um grande passo para que você passe a ter mais controle do seus gastos e futuras dívidas.
Eu particularmente não sou uma pessoa muito organizada, um exemplo disso é o meu quarto bagunçado. Mas, tratando-se de livros passei a investir nesse lado " racional e econômico." vale muito a pena planejar os livros que você deseja comprar.
Você já se arrependeu de ter comprado algum livro?
Claro! Eu comprei um livro uma vez na bienal por 15 reais pensando que eu tinha feito um bom negócio, aparentemente o livro parecia legal, mas depois que eu li a decepção me atingiu.
É normal se arrepender por ter feito escolhas ruins, e com relação a compras de livros é fundamental você se arrepender.
Só errando é que você irá aprender a melhorar.
Qual o livro mais caro que você já comprou?
Os livros que eu compro geralmente são por volta de 60 ou 70 reais no máximo. Acho que esses são os preços digamos, mais caros que já dei em um livro.
Juntar dinheiro ajuda?
Para alguns sim. Eu acho legal juntar dinheiro e organizar seus gastos. Comigo esse negócio de juntar nunca deu certo. Sempre acabei quebrando o cofre antes.
Você usa alguma técnica ou método na hora da compra de um livro?
Antes eu não usava, mas agora eu apelo para a minha companheira de longa data que é as minhas agendas.
Minha vida praticamente está na minha agenda. É nela que eu faço minhas anotações e meus rabiscos. Talvez uma boa idéia para começar a se organizar seja anotando em agendas,blocos de papel ou no que você achar melhor.
Você é a favor de livros usados?
Completamente. Tenho muito livros usados, e uma dica que eu dou para aqueles que querem economizar é exatamente investir em livros de segunda mão.
É mais fácil de encontrar livros em conta na Internet?
Sim e não. Acho que vai muito do tipo da loja virtual que você está mais habituado. De qualquer forma é sempre bom pesquisar preços que caibam no seu bolso.
Existe preconceito ainda em relação a sebos e livros baratos?
Preconceito infelizmente é algo que está presente cada vez mais no dia dia, e que só irá acabar quando todos resolverem tomar coragem de enfrentar. No mundo literário ainda é meio às escuras o preconceito, mas é algo que infelizmente existe.
Tem pessoas que preferem gastar dinheiro em um livro que depois ficará de enfeite na estante, e isso é banal para amantes de livros. Deixar livro armazenando poeira? Jamais! Livros caros não quer dizer que são bons.
Do mesmo modo, que livros baratos não quer dizer também que são bons ou ruins. O caso é ter consciência de que assim como qualquer outra coisa livros precisam de cuidados e acima de tudo,eles precisam ser bem tratados.
Acho muito feio pessoas que compram livros, lê e depois perde o interesse e simplesmente deixa o pobre coitado abandonado.
Por outro lado, acho lindo quando vejo a troca de livros e até mesmo a doação dos mesmos.
Tanto leitor quanto escritor deve ter em mente que os livros não são objetos de enfeite ou de momentos efêmeros.
Os livros foram feitos para serem lidos, doados, divulgados e incentivados.Compre, troque, cuide, doe.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Café Com Poesia #Wattys2016
PoetryUm livro que reúne contos, prosas e poesias de um jeito que irá te inspirar e quem sabe apaixonar- se pelo mundo poético.