De Filósofo e Louco...

16 0 0
                                    


 De filósofo e louco todo mundo tem um pouco. Ao, menos Renato, sim. Uma noite, vendo um vaga-lume a apagar e acender sua luz no interior de uma lata enferrujada, Renato imaginou uma estrela girando pelo universo, seu pequeno universo: a lata. Começou a especular sobre o tal buraco negro, aquele que, lentamente, vai tragando tudo o que se aproxima.

Quantas estrelas caberiam no buraco negro?

Qual é o tamanho do universo?

Certamente, milhões vezes bilhões vezes trilhões de vezes, até chegar ao infinitamente maior que a lata. A luz do vagalume era como a esperança a quebrar o frio da escuridão. Como no Mito de Pandora, em que uma caixa haveria sido esvaziada ao ser aberta por Pandora, de modo que todos os males necessários à humanidade teriam se esvaído, restando apenas a Esperança.

A escuridão, da qual se sai ao ver-se a luz,

Seja qual for essa luz:

Dinheiro, Deus, Amor, Trabalho...

Tudo se compra? Dizem que o amor não.

Pelas ruas, deparou-se Renato com um protesto em massa, pela paz. Pensador que é, seguiu Renato pensando na origem da paz, da violência e do lixo. Perguntava-se se cartazes de papel contribuiriam por uma nova ordem e visível progresso do país. Lembrou-se dos amigos que haviam sido abordados e presos, violentamente, por policiais. Alguns não voltaram às ruas, alguns não regressaram à casa. Se seus vizinhos agiram fazendo uso da violência imediata, violando o patrimônio e a integridade alheia, o que dizer da fome silenciosa, da discriminação social e da limitação cultural sofridas dia-a-dia, desde sempre? São várias as formas de violência. Uma não justifica a outra, mas desencadeia-se em efeito dominó. Dito em ditado: "Violência gera violência".

Se a violência gerada necessitou mãe para se perpetuar,

Qual terá vidno primeiro, tal qual ovo no galinheiro, para o 'um' numerar?

Se os números são infinitos, e o cálculo é só somar,

Quando se chegará ao número, que, sendo este o último,

Se seguirá da possibilidade dessa conta zerar?

Quem não tem resposta, recebe o consolo?

Quem não é vítima, causa o dolo?

De que lado você está?

O Catador de SonhosOnde histórias criam vida. Descubra agora