Segunda-feira, 13 de julho de 2009.
Na redação do jornal onde Caíque trabalha, está havendo uma seleção de profissionais. No mural está colocado o seguinte recado:"Processo de seleção de profissionais. A Igreja Católica, por meio da Arquidiocese de São Paulo — pede aos meios de comunicação da região que escolhessem seus melhores colaboradores para acompanhar o papa em sua viagem ao Brasil. Inscrições abertas"
Caíque vai até o setor de recursos humanos:
— Oi, eu quero me inscrever no processo seletivo da empresa.
— Ah sim, pois não — atende uma mocinha loira de óculos. — só um momento. É da arquidiocese?
— Sim
— Preciso do seu crachá e você assina a ficha.
— Obrigado, diz Caíque. — saindo muito contente da sala de RH.Duas semanas depois...
Caíque recebe em seu email, um recado da empresa, um convite para participar de um teste. E está a seguinte mensagem: "Caro funcionário, a nossa empresa há daqui cinco dias, estará realizando um teste com os funcionários inscritos para a seleção da arquidiocese para acompanharem a viagem do Papa desde a Itália. Contamos com você! Departamento de RH."
No horário de almoço, numa lanchonete próxima á redação, Caíque se encontra com um grupo de colegas; Matheus, Clara, Amanda e Gabriel — ás vezes, eles se reúnem para almoçar e jogar conversa fora no tempo livre. O jornalismo exige muito da mente da pessoa, então esta é uma forma de se distrair... O dia está quente, o termômetro do celular de Amanda, está marcando 29 graus.
— Boa tarde, posso ajudar? — surge um atendente moreno de óculos e aparelho fixo.
— Oh sim, pode! — diz Clara. E então, o que vamos pedir galera?
— A-aaah... Eu começo! — diz Matheus. Moço me traz um prato feito e uma Pepsi, por favor.
— Deixa eu ver... quero uma salada — Amanda diz atenta olhando para o cardápio que está na mesa. E você Caíque, o que vai escolher? — passando o papel para ele.
— Me traga um pedaço de bolo... Bolo de cenoura e um café. — por favor.
— Sim, mais alguma coisa? — escreve o garçom com a caderneta na palma da mão, apertando a língua nos lábios.
— Não, por enquanto é só isso mesmo! — Amanda sorri.
— Um instante... — o atendente se retira.
— Alguém mais aqui recebeu um email falando do teste que o jornal quer fazer para quem quer participar da viagem do Papa? — pergunta Clara, um pouco preocupada.
— Eu, Clarinha! — Caíque respondeu mexendo no celular. Recebi ontem, você também se inscreveu?
— Sim... Mas, eu não sei se eu tenho chances, primeiro que eu não entendo muito de catolicismo, segundo é que nunca viajei para a Itália, nem sei como são as coisas lá, os costumes, os comportamentos... — diz ela.
— E pensar que esta cobertura da viagem será uma ótima coisa para nossas carreiras... Acompanhar um dos homens mais importantes da humanidade, o Papa! — comenta Matheus.
— Pois é, deve ser muito foda! — diz Caíque. — É uma honra que poucos têm!
poucos têm!
YOU ARE READING
Viajando com o Papa
SpiritualAno de 2009. Caíque é um jornalista há três anos. Pai de família, religioso, católico devoto de Padre Pio, fica sabendo que o Papa irá visitar a América Latina e o Brasil no final do ano. Ele, muito fã de catolicismo, quer muito cobrir a viagem do p...