Capítulo 8

4 1 2
                                    

Segunda-feira, 02 de novembro de 2009. 19 horas. Aeroporto de São Paulo. 

O avião das forças armadas brasileira pousa no aeroporto. Ele vem da Itália trazendo os veículos do papa, o seu clássico papamóvel e mais uns carros de apoio de sua comitiva de bispos, cardeais e seguranças. Como os carros apresentados pelo governo brasileiro não atenderam as exigências de segurança do Vaticano, a Igreja resolveu trazer seus próprios veículos: um Saveiro Volkswagen branca com vidros blindados, de placa "SCV1" — um Rolls-Royce blindado cinza com placa "SCV2", e mais uns veículos secundários entre elas uma van da Mercedes-Benz.

As forças de segurança começam a definir sem perder tempo, o esquema de segurança tanto para o pontífice e sua comitiva, tanto para o público em geral para que nada de ruim aconteça. A polícia Federal está com as fronteiras protegidas com a ajuda do Exército, e a Polícia Militar do Estado de São Paulo criou a operação "Pontifex" na cidade de Aparecida e em São Paulo. A imprensa só está interessada em uma coisa: a vinda do Papa. A Igreja está através de suas arquidioceses e dioceses criaram um clima de festa, pois é a primeira viagem do Papa Bento XVI.

Seis dias depois...

O roteiro de viagem foi divulgado pelo Vaticano. Primeiro, eles irão passar pelo Brasil. Em especial em São Paulo, na cidade de Aparecida. Depois, sua viagem seguirá para Argentina, Paraguai e Chile — e que esta viagem terá a duração de seis dias (dois em cada país). Segundo o roteiro, a viagem acontecerá entre 12 e 17 do mês.

08 de novembro de 2009.
Caíque e Gabriel têm apenas algumas horas para se despedir de suas famílias. Pois, eles seguirão em viagem para Roma. Irão representar a imprensa brasileira no mesmo avião do papa com outros jornalistas do mundo todo. Naquela mesma noite ás 19h, ele, sua esposa e seu filho vão para o aeroporto. Lá encontram com Gabriel e seus familiares, o avião irá sair às 22h. O dono do jornal também aparece no aeroporto para levar uns documentos que foram buscados na arquidiocese.
— Caíque e Gabriel, aqui estão as suas credenciais e passagens. Façam uma boa viagem, e Caíque, eu sei que este é um dia muito especial para você, aproveite-o. — disse abraçando-o.
— Pode deixar! — responde emocionado com um sorriso.
— Grato!
— Você conseguiu querido! Parabéns! — Mariana também emocionada o abraça.
— Parabéns papai! — diz Henrique. — Obrigado, filho, o pai fica muito feliz — diz ele passando as mãos na cabeça do garoto e lhe dando um abraço.
— Oh mano, parabéns! — diz Gabriel.

Os minutos passam e o relógio marca 21h45. O alto-falante anuncia:
"Atenção senhores passageiros do vôo da TAM para Roma, ele sai em quinze minutos, por favor, dirigir-se a plataforma de embarque".

— É... Acho que é hora de ir, né Caíque — comenta Gabriel ao olhar o celular.
— Sim, vamos!
E a hora dos abraços chega, antes de ir para a plataforma. Eles apresentam seus documentos e passagens e sobem no avião.

E seguem viagem...

Viajando com o PapaWhere stories live. Discover now