12 de novembro de 2009. 06h45 da manhã. Aeroporto de São Paulo.
O avião da Alitália que está trazendo a sua santidade, o papa, está pousando no aeroporto. Apesar do horário, se vê alguns grupos de pessoas do lado de fora — cantando o hino do Vaticano, segurando bandeiras do Brasil e de outros países, faixas escritas com as palavras "Viva o papa!". Minutos depois, as pessoas começam a descer do avião, primeiro foram os arcebispos e cardeais que acompanharam a viagem desde Roma — homens de batina preta e solidéu roxo desciam a escada da aeronave que foram acolhidos em umas fileiras de cadeiras. Depois, o papa, junto com seu secretário, aparece na porta do avião, acena e desce. Ele é acolhido pelo arcebispo primaz do Brasil, que o apresenta para o presidente da república Levy Fidelix, que se curva e beija sua mão em sinal de respeito.
Por último, as comitivas de jornalistas, assessores dos padres cardeais, saem do avião e se sentam no palco juntamente com os bispos. E começa a solenidade...
O papa junto com as autoridades assiste a apresentação da banda da Polícia Militar na execução de hinos nacionais do Vaticano e Brasil, com o acompanhamento de um coro cantam:
Ó Roma eterna, dos Mártires, dos Santos,
Ó Roma eterna, acolhe os nossos cantos!
Glória no alto ao Deus de majestade,
Paz sobre a terra, justiça e caridade!Depois, se ouvem aplausos calorosos dentro daquele pátio. O arcebispo de São Paulo, Dom Murilo, se aproxima dos microfones e diz:
— Senhores jornalistas, povo do Brasil, eu fico feliz ao estar presenciando a visita do nosso querido Bento XVI aqui em terras brasileiras. Ele agora irá falar-nos uma palavrinha. — dando lugar ao pontífice.
Sorridente e com acenos ele diz: — Queridos irmãos e irmãs, nesta viagem apostólica ao Brasil, a minha primeira nestas terras, desejo ajudar e fortalecer na nossa fé católica, além de trazer a Palavra de Deus. Saibam que é uma honra visitar a América. (aplausos)
Horas depois...10h da manhã. Catedral de São Paulo.
O papa está visitando a catedral de São Paulo. Seu primeiro compromisso da viagem é visitar o arcebispo e receber simbolicamente as chaves da cidade — milhares de fiéis estão aglomerados na praça da sé que está cercada por carros de imprensa, segurança e um grupo de padres.
Com toda uma cerimônia, a Praça da Sé foi organizada com uma passagem na porta principal do templo e com cadeiras para acolher os peregrinos que vieram também de todo o estado. De longe, aquela multidão parecia pontinhos em meio á um tapete vermelho, e no fundo da imagem, os caminhões transmissores das televisões com suas antenas enormes e altas.
E os jornalistas incluindo Gabriel e Alison, estão a alguns metros da Catedral carregando seus equipamentos, uma câmera, um guarda-sol e uma pasta de documentos...
— Será que a comitiva vai demorar para chegar aqui na Sé? — perguntou Gabriel — enquanto arrumava o cabelo no retrovisor de um carro.
— Acho que sim, essas cerimônias são difíceis de montar. — respondeu Alison desenrolando um cabo da câmera.Minutos depois eles se posicionam e flagram a chegada da comitiva.
— Pois bem, estamos aqui na porta da Catedral da Sé em São Paulo e acaba de chegar à comitiva do papa, acompanhado por seguranças religiosos. Bento XVI acena para os fiéis que estão há poucos metros e faz o sinal da cruz dando sua benção; ele encontra na porta com o bispo Murilo que o saúda, o papa é reverenciado. E entram na igreja. — comunica o repórter ao vivo.Depois de todas as pessoas terem entrado na Catedral e se acomodado com calma para começar a celebração. O pároco toma o seu lugar e diz:
— E comecemos a nossa missa em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo — fazendo o sinal da cruz.
— Amém! — respondem todos.
— Que a graça e a paz de nosso senhor Jesus cristo estejam sempre convosco...
— Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo. — responde a assembléia.Hoje em nossa em nossa catedral é um dia muito especial. Estamos recebendo pela primeira vez, a visita de um papa em nossa igreja (aplausos). Como foi avisada e muito esperada nos últimos meses, a viagem do nosso Santo Padre á América Latina e especialmente o Brasil. Eu como pároco, me sinto honrado em estar aqui junto com vocês e o clero brasileiro, a acolher o papa. Quero aqui agradecer o nosso bispo metropolitano, Dom Murilo. (aplausos)... Passo a palavra a vossa eminência. — diz Eduardo, um diácono.
— Queridos, como nos disse o Padre Eduardo, hoje é uma honra recebermos o nosso papa Bento XVI aqui na nossa catedral pela primeira vez de nossa história, isto porque só havia a visita do núncio apostólico (representante do papa) nos visitando. Aliás, ele (o núncio) compareceu no dia de minha posse como arcebispo metropolitano de São Paulo. Vamos ouvir o que a santidade tem a nos dizer... — apresenta o pároco.— Queridos irmãos e irmãs, bom dia. (aplausos) é uma honra vir pessoalmente em terras brasileiras, considerado o maior país católico do mundo. Eu vim com o meu pessoal para a América, presidir um congresso e visitar alguns de nossos vizinhos, mas não poderia deixar de visitá-los.
Minutos depois...Antes de acabar a celebração, o bispo toma o microfone e diz:
— Senhores estamos encerrando a missa histórica aqui na catedral. Eu particularmente gostei muito dessa visita, e logo irei retribuir indo ao Vaticano. O papa quer deixar uma mensagem para nós. — diz Dom Murilo.
— Quero falar aos jovens uma coisa: usem a energia, a inteligência e o carisma de vocês para evangelizar, mostrar Cristo e Nossa Senhora para outras pessoas, a igreja precisa de vocês! E quanto aos católicos em geral, vivam a sua fé, rezem com fé, leiam a Bíblia, participe do corpo de Cristo. E para aqueles que estão afastados da igreja por algum motivo pessoal, peço que pensem, falem com Deus e o Espírito Santo e se for à vontade, voltem para a casa. Concedo a todos, a minha bênção apostólica:
— Dominus vobiscum.
— Et. cum spiritu tuo.— Sit nomen Domini benedictum.
— Ex hoc nunc et usque in sæculum.— Adiutorium nostrum in nomine Domini.
— Qui fecit cælum et terram.— Benedicat vos omnipotens Deus,
— Pater, et Filius, et Spiritus Sanctus. (sinal da cruz)Amen.
— Ide em paz e que Deus vos acompanhe.
— Graças a Deus.
E os fiéis começam a sair da igreja calmamente...
YOU ARE READING
Viajando com o Papa
SpiritualAno de 2009. Caíque é um jornalista há três anos. Pai de família, religioso, católico devoto de Padre Pio, fica sabendo que o Papa irá visitar a América Latina e o Brasil no final do ano. Ele, muito fã de catolicismo, quer muito cobrir a viagem do p...