O oxigênio e o hidrogênio - constituintes da molécula de água - são os elementos químicos mais abundantes na água do mar. Além deles, nela também se encontram apreciáveis quantidades de importantes nutrientes como cálcio, potássio, carbono e sódio, assim como os seis principais micronutrientes e mais dezenas de outros elementos químicos, com presença inferior a de uma parte por milhão, conhecidos como elementos-traço.
Como resultado das diferenças registradas na temperatura e na salinidade e no seu efeito na densidade da água, as águas dos oceanos podem ser separadas em distintas massas de água. As massas de água superficiais incluem as águas bem misturadas da superfície dos oceanos acima da termoclina. As massas de água mais profundas possuem características físicas e químicas próprias e podem ser encontradas abaixo da termoclina. As camadas superficiais das águas dos oceanos encontram-se em constante movimento. Este movimento é produzido essencialmente por ação dos ventos.
Podem distinguir-se por comodidade dois tipos principais de movimentos das massas de água: • Periódicos
• Aperiódicos.
Os movimentos periódicos mais evidentes são as marés (oscilações verticais do nível das águas). A sua origem é astronômica. Resultam da atração exercida sobre o conjunto dos oceanos pela Lua e pelo Sol. Esta ação pode provocar as chamadas ondas de maré e as correntes de maré. A Preamar e Baixa-mar de águas vivas e de águas mortas registram-se quando a Lua e Sol se encontram em conjuntura e em quadratura respectivamente. De entre os movimentos aperiódicos podem mencionar-se as ondas e as vagas que são causadas fundamentalmente pelos ventos. O seu caráter é periódico, mas estas se manifestam de um modo episódico.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Biologia Marinha
FantascienzaPra quem gosta do assunto, está leitura vai ser ótima, pois fala um pouco do que a Biologia Marinha estuda.