Capítulo 2

1.5K 42 0
                                    

Luminosidade,

A presença da luz no oceano não é importante apenas por permitir a realização da fotossíntese, processo básico e fundamental para a vida não só marinha, como em toda a biosfera. Para inúmeras espécies a luz é o veículo para informações decisivas para orientar seu comportamento, indicando a presença de predadores ou presas, os locais para abrigos, os parceiros sexuais, ou a fonte de alimentos. Tal a importância comportamental e social da luz que muitas espécies abissais produzem uma tênue luminosidade para fins de comunicação e captura de presas.

A quantidade de luz que atinge a superfície oceânica depende da absorção atmosférica, das condições climáticas e da estação do ano.

O mar absorve rapidamente a energia solar deixando a quantidade mínima de energia para a realização da fotossíntese atingir, nas melhores condições atmosféricas e marinhas, no máximo, 220 metros de profundidade.

Nem todos os comprimentos de onda (cores) que compõem a luz visível chegam a mesma profundidade. A penetração da luz e a profundidade a que chega a zona fótica dependem do ângulo de incidência e, portanto, da latitude. Assim, a penetração da luz é maior no equador que nos pólos, atingindo a profundidade recorde de 950 metros no Mar do Caribe, enquanto que a média mundial corresponde a 200 metros.

Os comprimentos de onda correspondentes às cores azul e violeta possuem maior capacidade de penetração e são aproveitadas pelas algas vermelhas, pardas e azuis que vivem nas maiores profundidades que as demais, escapando, assim, da competição, muito intensa na superfície. Por outro lado, a luz de cores vermelha e laranja são absorvidas rapidamente na água, de modo que a quatro metros de profundidade, 9% da energia da luz vermelhas já foi absorvida.

Nas águas turvas, as cores que mais penetram são o verde e o amarelo, pois quanto maior o comprimento de onda, maior será sua dispersão e menor sua penetração.

A água funciona mais ou menos como um prisma, refratando os raios de luz, e ao mesmo tempo, separando e filtrando os diferentes comprimentos de onda. As freqüências correspondentes ao vermelho, laranja e amarelo são absorvidas quase totalmente nos primeiros metros. Para obter os tons próximos ao vermelho, as câmeras de TV requerem um equipamento de iluminação especial, que reforça esses comprimentos de onda. A água funciona também como uma espécie de lente de aumento, que deixa os objetos cerca de 25% maiores. Isso ocorre quando a luz passa da água para o ar que está no interior da máscara do mergulhador, ou da caixa estanque para a câmera de vídeo.

Na água do mar, o índice de refração, que determina o quanto a luz muda de direção quando passa do ar para a água, modifica-se de acordo com a salinidade e a temperatura, sendo maior quando se incrementa a concentração de sais e diminui a temperatura.

Biologia MarinhaOnde histórias criam vida. Descubra agora