Eu, você, ele, de Emanuel-zp

53 4 0
                                    

O conto se inicia com a descrição em primeira pessoa de uma cena que, sabemos depois, é um sonho. Como tal, ela tem sua lógica peculiar.

Na segunda metade do conto, o protagonista se vê numa situação de intimidade sexual com esse rapaz que sabemos apenas que não é o objeto de afeição do protagonista, mas que tem um maior conhecimento deste do que vice-e-versa.

O plot sendo muito simples, escancara os problemas de narração do conto. A estrutura de um conto deve caminhar para a concentração de elementos tais quais informações sobre as personagens, descrições e o clímax. Tudo precisa estar concentrado e ter precisão para que o efeito seja alcançado. Isto não ocorre neste conto.

As informações que temos sobre o protagonista montam um perfil muito raso. Seu objeto de afeição não é a pessoa com quem ele se relaciona e segundo o rapaz com quem ele está atualmente, isso é de conhecimento geral. Pelas descrições também fica claro que o protagonista não sente afeição pelo rapaz com quem está na segunda parte do conto e existe uma relação forçosamente (no sentido de não termos informações que complexifique isso, são apenas ordens sendo ditas e nenhuma reflexão) tirânica.

Aliás, não há reflexão alguma, o que pode significar duas hipóteses: o protagonista é uma pessoa extremamente destituída de reflexão; ou há uma falha de narração, já que o autor optou pela primeira pessoa.

A relação do sonho com a cena logo em seguida não tem a mínima ligação. E o clímax, que deveria ser a escolha do protagonista entre seu objeto de afeição (representada pela ilusão onírica) e o rapaz com quem tem um relacionamento físico/sensual apenas (decisão apenas sugerida pela sinopse, o que consiste numa falha) não tem efeito algum.

Uma revisão de texto também deve ser feita.

A dica que damos é: fazer exercícios de narrativa (com e sem descrição) e a leitura de Alguns aspectos do conto de Júlio Cortázar, sobre a estrutura do conto (sendo encontrado facilmente na internet).

#DesafioLGBT: Resenhas (FECHADO)Onde histórias criam vida. Descubra agora