NO VÔO DE DUBLIN PARA NOVA YORK, MEUS FERIMENTOS ME INCOMODARAM UM POUCO, MAS ISTO NÃO FOI NADA PERTO DO QUE EU TINHA SOFRIDO NA VIAGEM DE NOVA YORK PARA CASA. AINDA MAIS PORQUE RACHEL, MINHA PROTETORA FEROZ, DESAFIAVA E ANALISAVA PSICOLOGICAMENTE QUALQUER PASSAGEIRO QUE ME ENCARASSE EM DEMASIA.
- O QUE FOI? POR QUE VOCÊ SENTE ESSA FASCINAÇÃO DOENTIA PELA MUTILAÇÃO DOS OUTROS? -PERGUNTOU ELA, MUITO ZANGADA, PARA UMA PESSOA QUE NÃO PARAVA DE SE VIRAR DO BANCO DA FRENTE SO PARA ME OLHAR.
- PARA COM ISTO! - EU PEDI. - ELE SO TEM SETE ANOS.
DEPOIS DE POUSAREM E DE NOSSA BAGAGEM SER LIBERADA, JA DO LADO DE FORA DO AEROPORTO, ME SENTI LIGEIRAMENTE APAVORADA NA HORA DE ENTRAR NO TÁXI. FIQUEI LITERALMENTE TREMULA DE MEDO, MAS RACHEL FALOU:
- QUAL É, ANNA? ESTAMOS EM NOVA YORK, VOCÊ VAI PRECISAR PEGAR TÁXI O TEMPO TODO. EM ALGUM MOMENTO VAI TER QUE VOLTAR A MONTAR NESSE CAVALO. POR QUE NÃO ENCARA LOGO DE UMA VEZ E APROVEITA QUE EU ESTOU AQUI CUIDANDO DE VOCÊ?
EU NÃO TINHA ESCOLHA: OU ENTRAVA NO TÁXI OU PEGAVA O AVIÃO E VOLTA PARA A IRLANDA. COM OS JOELHOS QUASE SÊ DESFAZENDO, ENTREI NO VEÍCULO.
NO CAMINHO, RACHEL DESANDOU A FALAR SOBRE UMA PORÇÃO DE ASSUNTOS. TAGARELOU SOBRE COISAS QUE NÃO TINHAM NADA A VER, MAS QUE ERAM DIVERTIDAS. CONTOU DE CELEBRIDADES QUE TINHA PERDIDO PESO. OU TINHA ENGORDADO MUITO. OU TINHAM AGREDIDO O CABELELEIRO. ISSO ME MANTEVE CALMA.
ATRAVESSAMOS A PONTE E ENTRAMOS EM MANHATTAN. FIQUEI QUASE SURPRESA AO PERCEBER QUE TUDO AINDA ESTAVA EXATAMENTE DO JEITO QUE ERA, FERVILHANTE COMO SEMPRE. ALI CONTINUAVA A SER MANHATTAN, APESAR DO QUE ME ACONTECERA.
CHEGAMOS AO BAIRRO ONDE EU MORAVA, O MID VILLAGE (QUE FICAVA ENTRE O CHARMOSO WEST VILLAGE E O AGITADO EAST VILLAGE. MID VILLAGE FOI O TERMO CUNHADO PELOS CORRETORES E IMÓVEIS PARA TENTAR EMPRESTAR CARACTERÍSTICAS BOAS A UM LUGAR SEM PERSONALIDADE ALGUMA. PORÉM, COM O PREÇO DOS ALUGUÉIS NAS NUVENS EM MANHATTAN AIDAN E EU NOS SENTÍAMOS IMOBILIÁRIOS QUE FLORESCIAM NO BRONX).
DE REPENTE ESTÁVAMOS NA PORTA DO PREDIU ONDE EU MORAVA, E O CHOQUE DE VE -LO AINDA EM PÉ FEZ MEU ESTÔMAGO REVIRAR TANTO QUE TIVE MEDO DE VOMITAR.
EMBORA RACHEL CARREGASSE TODA A BAGAGEM SOZINHA, FOI UM GRANDE DESAFIO SUBIR OS TRÊS LANCES DE ESCADAS COM O MEU JOELHO FERRADO. MAS ASSIM QUE EU ENVIE A CHAVE NA FECHADURA - RACHEL INSISTIU PARA QUE EU MESMA ABRISSE A PORTA, E NÃO ELA - PERCEBI A PRESENÇA DE MAIS ALGUÉM DENTRO DO APARTAMENTO. SENTI UMA PONTADA DE ALÍVIO: ELE AINDA ESTAVA LA. GRAÇAS A DEUS! MAS LOGO DESCOBRIR QUE A PESSOA ERA JACQUI. MUITO ATENCIOSAS, ELA APARECEU ALI MOVIDA PELA PREOCUPAÇÃO COMIGO, POR EU ESTAR VOLTANDO PARA UM APARTAMENTO VAZIO. O MEU DESAPONTAMENTO FOI TÃO GRANDE QUE FUI OLHAR EM TODOS OS CÔMODOS, SO POR GARANTIA.
NÃO QUE HOUVESSE MUITOS APOSENTOS PARA CHEGAR. TINHA UMA SALA DE ESTAR COM UMA QUITINETE APERTADISSIMA EMBUTIDA NA PASSAGEM, METADE E UM BANHEIRO ISTO É, SO CHUVEIRO E SEM BANHEIRA)E , NOS FUNDOS, O NOSSO QUARTO MEIO ESCURO COM SUA JANELA ESTREITA QUE DAVA PARA O POÇO DE VENTILAÇÃO DO PREDIO(O DINHEIRO NÃO DEU PARA CONSEGUIRMOS UMA JANELA DECENTE). MESMO ASSIM, NOS TRANSFORMAMOS O LUGAR EM UM CAFOFO ACONCHEGANTE: HAVIA UMA CAMA LINDA E GRANDE, COM UMA CABECEIRA EM MADEIRA ENTALHADA, UM SOFÁ COMPRIDOS O BASTANTE PARA CABECEIRA EM MADEIRA ENTALHADA, UM SOFÁ COMPRIDO O BASTANTE PARA SENTARMOS LADO A LADO E ACESSÓRIOS BÁSICOS, TAIS COMO VELAS AROMÁTICAS E UMA TEVÊ WIDESCREEN.
FUI DE CÔMODO EM CÔMODO, OLHEI ATÉ MESMO ATRÁS DA CORTINA DO BOXE, MAS ELE NÃO ESTAVA LA. PELO MENOS AS SUAS FOTOS CONTINUAVAM NAS PAREDES; ALGUMA ALMA CARIDOSA NÃO AS TINHA ARRANCADOS PARA JOGA- LAS FORA DEPOIS.
- AGORA NÃO.
UM SILÊNCIO SIGNIFICATIVO.
- ACABEI DE CHEGAR! ' EXPLIQUEI EU, NA DEFENSIVA. - ME DÊEM UM TEMPO!