MAMÃE VEIO ABRINDO CAMINHO ENTRE OS SOFÁS ATÉ CHEGAR AO LADO DA CAMA.
- ACABEI DE FALAR COM RACHEL. ELA VAI CHEGAR NA MANHÃ DE SÁBADO. - FALTAVAM DOIS DIAS. - VOCÊS DUAS PODEM EMBARCAR PARA NOVA YORK NA SEGUNDA FEIRA. SE VOCÊ AINDA TIVER CERTEZA DE QUE É ISSO O QUE QUER.
- TENHO CERTEZA. LUKE VAI CHEGAR COM ELA?
- NÃO. GRAÇAS A DEUS.! ACRESCENTOU MAMÃE COM ENTUSIASMO, SE DEITANDO NA CAMA, AO MEU LADO.
- EU ACHEI QUE A SENHORA GOSTASSE DELE.
- MAS EU GOSTO MUITO. AINDA MAIS DEPOIS QUE ELE CONCORDOU EM SE CASAR COM SUA IRMÃ.
RACHEL E LUKE JÁ MORAVAM JUNTOS HAVIA TANTO TEMPO QUE ATÉ MESMO MAMÃE PERDERÁ A ESPERANDO DE QUE RACHEL DEIXASSE DE "FAZER A FAMÍLIA PASSAR VERGONHA ". FOI ENTÃO QUE, HAVIA UNS DOIS MESES, E PARA GRATA SURPRESA DE TODOS, ELES ANUNCIARAM O NOIVADO. A PRINCÍPIO A NOTÍCIA COLOCOU MAMÃE EM DESESPERO, POIS ELA CONCLUIU QUE O ÚNICO MOTIVO DE ELES RESOLVEREM SE CASAR DEPOIS DE TANTO ERA O FATO DE RACHEL ESTAR GRÁVIDA. SO QUE RACHEL NÃO ESTAVA GRÁVIDA ELES IAM SE CASA E SIMPLESMENTE PORQUE ESTAVAM A FIM. EU FIQUEI MUITO CONTENTE POR ELES TEREM AVISADO A TODOS A RESPEITO DE SEUS PLANOS, PORQUE SE TIVESSE ESPERADO ALGUNS DIAS A MAIS ACABARIA ACHANDO QUE, POR CONSIDERAÇÃO A MIM E AO QUE ME ACONTECEU, NÃO PODERIAM MAIS SE CASAR TÃO CEDO.MAS A DATA ESTAVA MARCADA E ATÉ O HOTEL JÁ FORA RESERVADO. O DONO DO ESTABELECIMENTO ERA UM AMIGO DE "RECUPERAÇÃO " DE RACHEL, QUE LHE OFERECERA UM PACOTE IRRECUSÁVEL (MAMÃE FICOU HORRORIZADA AO SABER DISSO: "UM VICIADO EM DROGAS! ESSE DEVER SER IGUAL AO CHELSEA HOTEL"). BEM, O CASO E QUE A RACHEL E LUKE DESISTISSEM AGORA, SABIAM QUE EU IRIA ME SENTIR MUITO PIOR.
- ENTÃO, SE A SENHORA GOSTA DE LUKE, QUAL O PROBLEMA?
- FICO IMAGINANDO...
- O QUE?
- SERÁ QUE ELE USA CUECA?
- POR DEUS! - REAGI, BAIXINHO.
- QUANDO FICO MUITO PERTO DELE, EU SINTO... SINTO VONTADE DE MORDE-LO.
ELA ESTAVA OLHANDO PARA O TETO, PRESA À ALGUMA FANTASIA CENTRADA EM LUKE, QUANDO PAPAI A ENFIOU CABEÇA PELA PORTA PARA CHAMAR MAMÃE:
-TELEFONE!
ELA VAI CHEGAR DE LONDRES NA TARDE DE SÁBADO, PARA VOCÊ COMO ESTÃO AS COISAS.
- UE. QUAL É O PROBLEMA?
- ELA VEM PORQUE QUER VER RACHEL PESSOALMENTE E LHE IMPLORAR QUE NÃO SE CASE COM LUKE.
- AH. - EXATAMENTE DO MESMO JEITO QUE ELA IMPLOROU PARA NÃO ME CASAR COM AIDAN.
TALVEZ FOSSE MUITA CARA DE PAU CLAIRE FAZER UMA COISA DESSAS, MAS O FATO E QUE EU MESMA TINHA MINHAS DÚVIDAS. EU SEMPRE SOUBE QUE CASAR COM AIDAN ERA UM RISCO - EMBORA O MAIS ENGRAÇADO E QUE NÃO NO SENTIDO DO QUE ACABOU ACONTECENDO.
SERÁ QUE EU DEVIA TER OUVIDO CLAIRE? MAS ÚLTIMAS SEMANAS, QUE EU PASSARÁ SENTADA NO JARDIM, OBSERVANDO AS FLORES E DEIXANDO QUE AS LÁGRIMAS CURASSEM MEUS FERIMENTOS, PENSEI MUITO A RESPEITO. PUXA, VEJAM COMO EU ESTAVA, OLHEM BEM PARA O ESTADO EM QUE EU ME ENCONTRAVA!
VIVIA ME PERGUNTANDO SE ERA MELHOR TER AMADO E PERDIDO, MAS ISSO ERA UMA PERGUNTA IDIOTA E SEM SENTIDO, PORQUE EU NÃO TIVE ESCOLHA.
-NÃO VOU PERMITIR QUE CLAIRE ESTRAGUE ESSE CASAMENTO - GARANTIU MAMÃE.
- NÃO É CULPA DELA. - DEPOIS DO MARCANTE FRACASSO MATRIMONIAL DE CLAIRE, ELA PASSOU A RIDICULARIZAR A INSTITUIÇÃO DO CASAMENTO, ROTULANDO TUDO AQUILO DE "UM MONTE DE ASNEIRAS". VEIO COM PAPO SOBRE MULHERES QUE ERAM TRATADAS COMO ESCRAVA O PRÓPRIO ATO DE " DAR A MÃO EM CASAMENTO". NOS REDUZIA A SIMPLES OBJETIVOS QUE PASSAVAM DO CONTROLE DE UM HOMEM PARA OUTRO.
- QUERO QUE ESTE CASAMENTO VÁ EM FRENTE - DISSE MAMAE.
- MAS A SENHORA VAI TER QUE COMPRAR UM CHAPÉU RIDÍCULO PARA A CERIMÔNIA... MAIS UM.
- O CHAPÉU RIDÍCULO E A MENOR DAS MINHAS PREOCUPAÇÕES.HELEN ME ENTREGOU UMA FOLHA DE PAPEL.
- VAMOS ENCENAR MEU ROTEIRO. VOCÊ VAI SER O HOMEM, TA LEGAL?
-MAMAE, VENHA LOGO - CHAMOU ELA. - VAMOS COMEÇAR.!
MAMÃE SE SENTOU EM UMA DAS POLTRONAS DA GRANDE SALA DE FRENTE, HELEN SE ESPALHOU SOBRE UM DOS SOFÁS, COM OS PES SOBRE A MESINHA DE CENTRO, E EU FIQUEI DO LADO DE FORA DA PORTA. TODAS NÓS ESTÁVAMOS COM NOSSOS SCRIPTS NA MÃO. DEI UMA OLHADA NO ROTEIRO POR ALTO. NÃO HAVIA MUDANÇAS ALGUMA DESDE A ÚLTIMA VEZ QUE EU O VIRA.
CENA UM: SALA DE UMA AGÊNCIA DE DETETIVES PEQUENA, MAS VALOROSA. DUAS MULHERES EM CENA, UMA JOVEM E LINDA (EU) E A OUTRA VELHA E FEIA (MAMAE). MAMÃE JOVEM ESTÁ COM OS PÉS SOBRE A MESA. A VELHA NÃO ESTÁ COM OS PÉS SOBRE MESA POR CAUSA DO REUMATISMO. DIA CALMO. TRANQÜILO. CHATO. UM CARRO ESTACIONA A PORTA. UM HOMEM ENTRA. BONITÃO. PRA GRANDES. OLHA EM VOLTA...
EU: EM QUE POSSO AAJUDA-LO?
HOMEM: ESTOU PROCURANDO UMA MULHER.
EU: ISTO AQUI NÃO UM BORDEL.
HOMEM: NÃO, EU QUIZ DIZER... PROCURO MINHA NAMORADA. ELA ESTÁ DESAPARECIDA.
EU: JA PERGUNTOU POR ELA AOS RAPAZES DE FARDA AZUL?
HOMEM: SIM, MAS ELES NÃO PODEM PROCURA-LA ANTES DE COMPLETAR VINTE E QUATRO HORAS DESAPARECIDA. ALÉM DO MAIS, ELES ACHAM QUE NOS TIVEMOS UMA BRIGA, SIMPLESMENTE.
EU: (TIRANDO OS PÉS DA MESA, ESTREITANDO OS OLHOS E ME INCLINANDO PARA FRENTE.) : E VOCÊS BRIGARAM?
HOMEM ( AINDA DESCONSOLADO.) :SIM.
EU: ELA ANDA TRABALHANDO ATÉ TARDE ULTIMAMENTE? PASSA MUITO TEMPO COM ESSE COLEGA?
HOMEM :SIM.
EU: ISSO NÃO ESTÁ ME CHEIRANDO BEM, MAS A GRANA E SUA. PODEMOS TENTAR ENCONTRA-LA. PASSE TODOS OS DETALHES PARA AQUELA VELHA ALI.- FAÇA CARA DE ENTEDIADA - DISSE HELEN, PARA ORIENTAR MAMÃE.
MAS MAMÃE PARECEU ANSIOSA AO PERCEBER QUE NÃO RECEBERÁ NENHUMA FALA.
- AÇÃO! - GRITOU HELEN.
EU ENTREI MANDANDO HELEN ME PERGUNTOU:
-EM QUE POSSO AJUDA -LO?
CONSULTEI A PÁGINA.
- ESTOU PROCURANDO UMA MULHER.
HELEN RESPONDEU:
- ISTO AQUI NÃO É UM BORDEL.
- POR QUE EU NÃO POSSO FICAR COM ESSA FALA? - QUIS SABER MAMÃE.
- POR QUE NÃO. VÁ EM FRENTE, ANNA.
- NÃO, EU QUIS DIZER... PROCURO MINHA NAMORADA. ELA ESTÁ DESAPARECIDA.
- OU ENTÃO ESSA FALA - RESMU VOU MAMÃE. - EU NÃO POSSO DIZER ESSA FRASE.?
- NÃO.
- SIM, MAS ELES NÃO PODEM PROCURA - LÁ ANTES DE COMPLETAR VINTE E QUATRO HORAS DESAPARECIDA. ALÉM DO MAIS, ELES ACHAMA QUE NOS TIVEMOS UMA BRIGA, SIMPLESMENTE.
- E VOCES BRIGARAM? - GRUNHIU HELEN.
- SIM - RESPONDI EU, FAZENDO A CABEÇA PENDER.
- E QUAL FOI O MOTIVO DA BRIGA? - BERROU HELEN. - OUTRO HOMEM? ALGUÉM COM QUEM ELA TRABALHA?
-SIM.
ELA ANDA TRABALHANDO ATÉ TARDE ULTIMAMENTE? PASSA MUITO TEMPO COM ESSE COLEGA?
- EU NÃO PODIA PELO MENOS FALAR ESSE PEDACINHO? PASSA MUITO TEMPO COM ESSE COLEGA?
- EU NÃO PODIA PELO MENOS FALAR ESSE PEDACINHO? -IMPLOROU MAMÃE.
- CALADA!
- SIM - RESPONDI.
- ISSO NÃO ESTÁ ME CHEIRANDO BEM - LADROU HELEN -, MAS A GRANA E SUA. PODEMOS TENTAR ENCONTRA -LA. PASSE TODOS OS DETALHES PARA AQUELA VELHA ALI. E NÃO! -GRITOU, OLHANDO PARA MAMÃE. - A SENHORA DEFINITIVA NÃO PODE USAR ESSA FALA PORQUE A SENHORA E A VELHA!
- VAMOS LÁ - DISSE MAMÃE, OLHANDO PARA MIM. - CONTE-ME OS DETALHES, SENHOR.
- NÃO PRECISAMOS ENCENAR ESSA PARTE AGORA - SENTENCIOU HELEN. -VAMOS PASSAR DIRETO PARA A CENA DOIS.
A CENA DOIS ERA MUITO CURTA. NO PAPEL ESTAVA ESCRITO ASSIMCENA DOIS: APARTAMENTO DA JOVEM DESAPARECIDA. A MULHER JOVEM E LINDA, ACOMPANHADA PELA VELHA, EXAMINA O LOCAL.
DO LADO DE FORA DA SALA, MAMÃE E HELEN, OS BRAÇOS ESTENDIDOS PARA FRENTE A ALTURA DO ROSTO E OS INDICADORES UNIDOS PARA FORMAR REVÓLVERES IMAGINÁRIOS, CIRCULANDO LENTAMENTE O APARTAMENTO IMAGINÁRIO COM OS JOELHOS DOBRADOS E AS BUNDAS EMPINADAS.
- MÃOS AO ALTO! - GRITOU MAMÃE, DANDO UM PODEROSO CHUTE NA PORTA DA COZINHA, QUE SE ABRIU COM UMA VELOCIDADE INCRÍVEL E BATEU COM FORÇA CONTRA ALGUMA COISA QUE , COMO DESCOBRIMKS DE IMEDIATO, ERA PAPAI.
- MEU COTOVELO! - UIVOU ELE, SURGINDO DETRÁS DA PORTA, APERTANDO O BRAÇO E DOBRADO PARA A FRENTE, DE DOR. - POR QUE FEZ ISSO, SUA DOIDA?
- ISSO MESMO - DISSE HELEN PARA MAMÃE. - A SENHORA NÃO FALA NADA NESSA CENA.
- EU NÃO FALO NADA EM CENA NENHUMA. QUERO DIZER " MÃOS AO ALTO!" 'INSISTIU MAMÃE. - ... E VOU DIZER " MÃOS AO ALTO!".