Capítulo 4

510 7 0
                                    

Direção Perigosa

As chaves: era tudo o que ele precisava. Seu boné estava posicionado em seu devido lugar. Já estava atrasado. Seus amigos, provavelmente, já o esperavam impacientemente pela demora. Da cozinha, sua mãe observava tudo. Ela não acreditava que aquela pequena criança que ela educou e acompanhou todos seus passos se tornara no homem que estava à sua frente; não acreditava que aquele adolescente tímido e ingênuo se tornara naquele que estava prestes a sair para uma festa bem longe. Ele estava preparando seu próprio destino. Ele havia sido negligente com os ensinamentos de sua mãe. Sem que ela perceba, uma lágrima intrusa e solitária escorria pelo seu rosto, demonstrando toda sua mágoa, tristeza e solidão profunda. O som da porta batendo fortemente foi ouvido, o que a fez levantar seu olhar em direção ao barulho e perceber a ausência de seu filho. Agora as lágrimas escorriam desenfreadamente. Ela escorregou suas costas pela parede até sentar no chão. "Por quê? ", ela se perguntava. "Será que não fiz o suficiente? ". Perguntas, e mais perguntas, porém, sem nenhuma resposta.

•••

A felicidade de Felipe era visível. Ele freou o carro bruscamente em frente a casa de seu último amigo.
Deu três buzinadas e o viu entrar com duas meninas, uma de cada lado. Ele revirou os olhos, não achava certo o que fazia. Se não fosse por seus amigos, ele estaria se divertindo com sua mãe, em sua casa. Ele percebera o estado depressivo dela continuamente. Achara que não tivera uma boa infância. Mas será que agora era o momento adequado para brincadeiras? Já estava com dezenove anos, poderia estar cursando uma faculdade e dar orgulho para sua mãe, mas resolveu curtir a juventude. E lá estava ele, pela estrada da vida, já muito longe de seu lar.
Buscando não olhar para trás, Felipe couduzia aquele veículo a uma velocidade razoável. Estava tudo tranquilo, até seu amigo que estava no banco de passageiro lhe oferecer uma bebida. De primeira, ele negou mas, com a insistência deles, ele aceitou uma, apenas uma. Já aberta, ele segurou a latinha com a mão direita e deu seu primeiro gole; fazendo uma careta e sendo aplaudido por seus amigos em seguida. Dos seus lábios surgiu um pequeno sorriso tímido. Não havia sido tão ruim quanto imaginava. Com um impulso, ele levou novamente a bebida a sua boca e tomou seu segundo gole, dessa vez sem caretas. Logo ele já estava pedindo mais e mais cervejas. O álcool já estava circulando seu sangue. A adrenalina estava presente em suas veias. Ele pesou seu pé no acelerador do carro, aumentando sua velocidade e arrancando gargalhadas de seus amigos no banco de trás e despertando um olhar assustado do passageiro ao seu lado, mais logo também foi tomado pela adrenalina juntamente com os outros.

•••

Cansada de tanto chorar, ela se levantou do chão e foi em direção a seu quarto tomar um banho para afastar toda àquela tristeza. Ao subir as escadas, sentiu uma pontada muito forte em seu coração que a deixou com falta de ar. Imediatamente ela sentou-se no chão tentando assimilar o que estava acontecendo. "Será que meu filho está bem?", foi a primeira coisa que veio em sua cabeça. Rapidamnte, correu até a sala e pegou seu celular discando o número do seu filho. Após longos e torturantes segundos a ligação foi atendida...

•••

Tudo estava tão irreal. Eu parecia estar levitando na Via Láctea com o brilho das estrelas ofuscados em minha visão, que no caso, era os faróis dos carros transitando na pista. Não sabia que a bebida nos proporcionava essa sensação tão boa. Fui "acordado" com o som do meu celular tocando. Peguei-o e visualizei em sua tela "Leila". Era minha mãe; há muito tempo não a chamava de mãe. Revirei os olhos e deslizei meu dedo pela tela do celular, atendendo a chamada e levando o celular ao ouvido mas, fui interrompido por um clarão muito intenso em meu rosto e uma buzinada prolongada, seguido de um impacto muito forte e de uma gritaria irritante. Levei as mãos ao ouvido e deixei mundo girar. Senti toda a bebida na garganta, querendo sair mas engoli novamente. A cerveja estava mostrando seu lado negativo. Eu parecia estar em um Globo da Morte. Fechei os olhos, para conservar o que tinha comido em meu estômago. Coloquei as mãos no volante novamente, que até então estava em meu ouvido; apertei fortemente e em um movimento rápido o girei para a direita, logo sentindo um outro impacto, dessa vez mais fraco que o outro, e percebi que o carro havia parado de se movimentar. Com um rápido impulso olhei para o lado e me deparei com a pior cena da minha vida: havia um galho de árvore cravado no crânio do passageiro. Me recusei a olhar para trás com medo do que veria. Por um momento desejei estar morto. Todas àquelas pessoas haviam perdido suas vidas por causa da minha irresponsabilidade. Só não fui a óbito também porque estava usando o cinto de segurança.
Muitas vezes não damos ouvidos aos nossos pais. Certamente, eles já passaram por situações semelhantes à nossa e sempre que eles avisam e porque já sabem o que vai acontecer. A mesma coisa acontece com as regras. Todas elas foram criadas para nossa proteção e se violarmos qualquer uma delas, estamos colocando nossa vida em perigo e muitas vezes, a das pessoas ao nosso redor. Se Felipe estivesse ouvido sua mãe, estaria em sua casa nesse momento, e o melhor, não estaria se culpando pela morte de seus amigos; também não estaria em um banco de réu respondendo aos questionamentos do juiz.

As pessoas que nos amam que sofrem por nossas atidudes.

Pense nisso!

CrônicasOnde histórias criam vida. Descubra agora