"É melhor ouvir a repreensão de um sábio do que a canção dos tolos." (Eclesiastes 7:5)
A MÚSICA - é uma das coisas mais maravilhosas que existem no mundo. Através da música podemos expor nossas alegrias, tristezas, nossa gratidão, amor entre outros inúmeros sentimentos. A música já existia no céu antes do mundo existir (Jó 38.7) e na terra foi introduzida por Jubal, conhecido como 'o pai de todos que tocam harpa e flauta' (Gênesis 4.21). São inúmeras as passagens bíblicas sobre a música, especialmente no livro de Salmos, que na verdade é uma espécie de 'harpa cristã' dos hebreus e que também era também usado na igreja dos tempos do apóstolo Paulo (I Coríntio 14.26 e Efésios 5.19).
Através da música o povo de Israel celebrava vitórias (Êxodo 15.1 / II Samuel 22.1), se lamentava (Salmos 137) e demonstrava sua fé (Habacuque 3.19). Mas não eram apenas os israelitas e a igreja primitiva (dos tempos de Pedro e Paulo) que faziam uso da música, os povos pagãos também a usavam para invocar aos seus deuses (Daniel 3.5).
Passados os anos, a música mais e mais tornou-se popular, especialmente com o desenvolvimento tecnológico, foi no final do século XIX que surgiram os primeiros aparelhos de som e a gravação de discos e fitas K7 (pergunte a seus avós). No século XXI a música evoluiu para o meio eletrônico (CD, MP3, WAW...) e graças a isso mais e mais usufruímos da música.
MÚSICA DO MUNDO. MAS E EXISTE MÚSICA DE MARTE?
O planeta respira música. Ouvir música faz bem ao corpo e à alma, no entanto, de vez em quando me deparo com alguém fazendo uma pergunta: 'crente pode ouvir música do mundo?' -'Música do mundo' é a forma que os evangélicos mais antigos chamam a música profana (ou não sacra) ou a música popular. Há alguns que preferem o termo 'música secular' visto que abaixo do céu toda música é desse mundo. -Mas vamos ao que interessa, é pecado ouvir música mundana (profana/secular)? É um tema complexo o qual certamente geraria um enorme debate, pois há músicas e músicas e devo reconhecer que muitas canções que, embora não tenham sido compostas para louvor de Deus, contém letras limpas e puras que falam do amor entre um homem e uma mulher, ou de um povo por sua bandeira ou por sua nação (como os hinos nacionais, por exemplo), mas deve-se avaliar o contexto de tudo, senão vejamos, a Bíblia fala que "Tudo me é permitido, mas nem tudo convém. Tudo me é permitido", mas eu não deixarei que nada domine." (I Coríntios 6.12).
O versículo chave dessa seção desse livro, nos dá um conselho interessante "É melhor ouvir a repreensão de um sábio do que a canção dos tolos." (Eclesiastes 7:5). Tolo é todo aquele que 'erra por falta de inteligência' ou 'que fala asneiras'. Para um melhor entendimento do versículo vejamos um pouco sobre os 'ídolos da música' os quais tanto veneramos e suas canções:
BEBEDEIRAS, DROGAS E ÓDIO AO CRISTIANISMO - Talvez você não saiba mas muitas das canções 'mundanas-seculares', até aquelas mais doces e românticas foram composta ou cantadas em momentos que seus autores ou interpretes estavam embriagados ou drogados. Em uma rápida busca em sites como o Google você vai descobrir que, por exemplo, a maioria dos clássicos do 'rock and roll' foram compostos nestas circunstâncias. A propósito, você sabe o que significa Rock'n roll? Nos anos 50 os negros norte-americanos usavam a expressão como gíria para ato sexual, a tradução diz algo do tipo "balançar e rolar". Como, na época a dança para esse ritmo era extremamente sensual, apelidaram a mistura dos ritmos blues, R&B (Rhythm and blues) e country de 'rock'n roll'.
Outras musicas de natureza 'não evangélica' foram compostas e interpretadas por pessoas que odeiam o cristianismo, que vociferam contra a fé em Jesus, que apoiam aquilo que a Bíblia considera pecado como aborto, homossexualismo e invocação de maus espíritos e que na sua intimidade até blasfemam de Deus. Além disso essas canções muitas vezes foram composições dedicadas a amores homossexuais, usando até linguagem com duplo sentido ou usando palavras pornográficas. Artistas queridos do público como o ex-beatler John Lennon, por exemplo, se opuseram ao cristianismo. Na canção "Imagine", que até hoje é tratada como um 'hino ao pacifismo', Lennon defende que não deveriam haver religiões, ou que a religião era uma das causas da guerra. Já a famosa banda brasileira 'Titãs', famosa por hits como "É preciso saber viver" e "Epitáfio" (O acaso vai me proteger) também deram suas 'cutucadas' na religião cristã: A música Igreja diz:
VOCÊ ESTÁ LENDO
Manual do adolescente cristão
SpiritualComo ser atualizado, moderno, antenado, sem deixar de ser Cristão? Nessa obra abordaremos assuntos do universo adolescente, sob a ótica da Bíblia Sagrada!