O Adolescente Cristão e o pecado

2.9K 33 2
                                    


"Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo." (I João 2.1)

Certamente você sabe o que é pecado. Pecado é 'errar o alvo', 'desagradar a Deus', 'falhar', 'fazer o mal', dentre outros afirmativos. A Bíblia traz muitas informações sobre o pecado: Ele entrou no mundo através de Adão e Eva (Gênesis 3 / Romanos 5.12); a consequência de pecar é a morte (Romanos 6.23); todos nós pecamos diariamente (I João 1.8); quando pecamos caminhamos para longe de Deus (Romanos 3.23); e já nascemos com pecado (Salmos 51.5). Essas são algumas das tantas descrições bíblicas do pecado. Notou como as palavras são pesadas e negativas? Morte, separação, distância... Mas dentre tantas negatividades, na Bíblia podemos encontrar que o pecado não é o fim da linha pois, como diz o versículo tema desse capítulo 'se, porém alguém pecar, temos um intercessor'.

A expressão 'Pecado' vem do grego 'hamartáno' que quer dizer 'errar o alvo'. Segundo o dicionário on line Priberan, pecado é 'transgressão de preceito religioso', logo, em termos práticos, pecado é transgredir/quebrar uma regra imposta por Deus. Essas regras estão na Bíblia Sagrada e elas foram determinadas não para nos fazer mal, mas para que vivamos bem e melhor nessa terra e nos céus.

POR QUE O PECADO OFENDE A DEUS?

É preciso entender que Deus é o nosso provedor. Ele nos dá o ar que respiramos, o fôlego de vida e por isso e outras coisas devemos fidelidade a Ele. Acontece que Deus é santo. Santo quer dizer 'aquilo é ser separado, puro, limpo'; é como um vestido de noiva extremamente branco. Assim como uma noiva não deseja que um pingo de tinta ou café caia em seu vestido, Deus também não admite o pecado, por isso que quando pecamos somos afastados dele (Romanos 3.23), afastados dele, nosso destino é o inferno, não porque Deus é um mal, tirano, ditador, mas porque nos é dado o direito de escolha e todo o que escolhe o pecado segue para a perdição (Mateus 7.13). É como tirar notas baixas nas provas escolares, não resta outra alternativa ao professor senão reprovar o aluno. Diante disso você entende que precisa de Deus? Pois é, cada um de nós precisa de Deus e a única forma de viver ao lado de Deus é sem pecar.

MAS É POSSÍVEL VIVER SEM PECAR?

O apóstolo João em sua primeira carta aos cristãos afirma 'se afirmamos que estamos sem pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós' (I João 1.8), já Davi lembra que 'o meu pecado está sempre diante de mim' e 'eis que em iniquidade fui formado' (Salmos 51.3 e 5). Há uma tradução bíblica que o verso 5 é escrito da seguinte forma 'sei que sou pecador desde que nasci' (Nova Versão Internacional). Logo, é impossível que fiquemos um dia sequer sem pecar, inclusive porque os nossos pecados podem ser por pensamentos, atos e palavras. Notou quão terrível é o pecado? Não é possível ficar sem pecar, porque estamos contaminados pela herança maldita de Adão, mas há uma diferença, aquele que não vive com Deus é escravo do pecado e aquele que vive com Deus foi liberto, ou seja, eu e você até pecamos, mas imediatamente pedimos perdão ao Senhor, nosso coração pesa, tentamos não repetir o erro.

APESAR DE AMAR A DEUS TENHO REPETIDO O MESMO PECADO

Infelizmente cada um de nós tem um ponto fraco. O apóstolo Paulo cita que 'não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço' (Romanos 7.20); isso não queria dizer que Paulo vivia em pecado, mas que muitas vezes quando ele se dava conta já havia pecado, entretanto ele lembrava da graça de Cristo e se arrependia (Romanos 7.25a). Se você tem caído continuamente no mesmo pecado e tem se arrependido todas as vezes saiba que o Senhor o perdoa, mas isso não pode ser uma desculpa para se viver na prática do erro (Gálatas 5.1). Talvez você esteja caindo no mesmo pecado por falta de vigilância, com o que você alimenta seus pensamentos, o que vive conversando? Com que anda saindo?

Manual do adolescente cristãoOnde histórias criam vida. Descubra agora