O adolescente cristão e o namoro

6K 100 8
                                    

"Não estejais inquietos por coisa alguma (...) E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus" (Filipenses 4.6a-7)

Nesse tópico vamos falar de namoro à adolescentes e não à jovens. Iniciamos dizendo que não é aconselhável que adolescentes namorem. A palavra 'adolescência' vem do latim adolescer, ou seja, amadurecer. É uma fase onde você está mudando, se conhecendo, ser adaptando a si mesmo. É como se você estivesse de mudança para outra casa, quem já passou por isso sabe que é bem complicado: decorar o novo CEP, fazer amizade com os novos vizinhos, mudar o endereço de correspondência, às vezes é preciso até mudar de escola! Se na adolescência você está conhecendo a si mesmo, no namoro você precisará conhecer a outra pessoa, logo, você só deve namorar quando souber quem é, o que quer, como quer, o que gosta, o que pretende no futuro, pois um namoro cristão tem alvo certo, o casamento.

Outra metáfora que podemos usar sobre o adolescente é que você é uma casa em reforma. Você já morou em uma casa em construção? É terrível! Poeira, o barulho das marretadas e das maquinas, sujeira por tudo quanto é canto, transtornos à vontade! Certamente você não convidaria nenhum amigo para sua casa nesses dias, muito menos daria uma festa, concorda? Leve o mesmo parâmetro para o namoro na adolescência, sua 'casa' não está pronta para receber uma festa.

Énatural um adolescente sentir-se atraído por alguém do sexo oposto. Nessa idadeos nossos hormônios sofrem mudanças. As glândulas sexuais masculinas (ostestículos) e as femininas (o ovário) passam a produzir hormônios que ativam osórgãos reprodutores e daí passamos a ter sentimentos e desejos inéditos. Você não deve se sentir culpado por isso, pois é a natureza lhe transformando num adulto (isso levará pelo menos 6 a 8 anos) no entanto, você deve se controlar, manter-se firme!

Você, enquanto adolescente, está em uma metamorfose; novos sentimentos, novos desejos, novas transformações no corpo, tanto exteriormente, quanto interiormente (aquilo que chamam de puberdade). Uma pessoa namorar na adolescência é o mesmo que descer de um trem em movimento, vai ser confuso, complicado e vai gerar problemas desnecessários.

Acredito que você, adolescente, mal conhece a si mesmo, pois um dia você deseja ser advogado, no outro dia você opta pela medicina, depois engenharia e assim por diante. Você não sabe ao certo o que gosta e o que não gosta, o que quer e o que não quer, logo, você precisa primeiro conhecer a si mesmo.

O fato de afirmamos que você ainda não se conhece bem e que não tem maturidade para certas coisas (por isso que as Leis só permitem dirigir os maiores de 18 anos) não quer dizer que você tem problemas, pelo contrário, se tantas mudanças estão acontecendo no seu corpo e na sua mente é sinal que você é saudável demais!

Ciro Sanches Zibordi, renomado pastor e escritor, em sua obra "Perguntas intrigantes que os jovens costumam fazer" (Editora CPAD, 2003) traz um conselho interessante o qual eu compartilho com vocês "namoro é para pessoas maduras, e a maturidade só vem após a adolescência". Não se sinta diminuído por isso. O fato de você ainda não estar totalmente amadurecido é natural, não há nada de anormal e se você não atropelar os processos tudo correrá perfeitamente bem. Lembre-se e confie nas sábias palavras de Salomão "Ele [Deus] tudo fez apropriado a seu tempo" (Eclesiastes 3.11)

Mesmo diante do que expusemos acima, acreditamos que ainda existam dúvidas, então vamos lá:

SE EU SINTO DESEJO PELO SEXO OPOSTO, NÃO SERIA NATURAL NAMORAR, MESMO EU SENDO UM ADOLESCENTE?

De fato um adolescente saudável sente desejo pelo sexo oposto, e isso foi Deus quem colocou em você, é natural. No entanto, talvez você não lembre, mas quando era um bebê, você aprendeu a andar, e não foi por isso que seus pais deixavam você sair sozinho pelas ruas. Não é porque o bolo está cheirando no forno, que ele já está pronto para ser servido à mesa. Concorda? Namoro não é só desejo, namoro é compromisso sério. É conhecer os defeitos e virtudes do outro, é se preparar para o casamento.

Manual do adolescente cristãoOnde histórias criam vida. Descubra agora