O adolescente cristão e o uso da internet

1.8K 35 6
                                    

"no mesmo instante eles deixaram as suas redes e o seguiram" (Mateus 4.20)

Certa vez vi esse versículo acima sendo legenda de uma foto onde continham os logotipos das redes sociais, foi uma das ideiais mais criativas que eu já vi. Não. Nós não vamos condenar as redes sociais, apenas 'bater um papo' sobre como aproveitá-las da melhor forma possível.

Redes sociais são páginas na internet (rede mundial de computadores) por onde as pessoas interagem entre si. Elas surgiram no final do século XX (1995) nos EUA e Canadá, mas eram pouco difundidas e utilizadas apenas por pequenos grupos (por exemplo, pessoas de uma mesma faculdade). Além disso para se ter um perfil era necessário um pagamento mensal.

Foi a partir dos anos 2000 que as redes sociais tornaram-se populares, inicialmente nos Estados Unidos, e a seguir no restante dos países, incluindo o Brasil, que como diriam os portugueses: "onde se plantando, tudo dá". As primeiras redes sociais a fazerem sucesso foram: Friendster, Linkdln, MySpace (de acordo com o site TecMundo). A seguir veio o Orkut, e por fim as mais atuais Facebook, Twitter, Instagram e Google + (de acordo com o site Convenia), há muitas outras redes sociais, mas seguramente essas são as mais populares no Brasil e no mundo.

As redes sociais foram uma invenção magnífica dos homens, no entanto, a sabedoria para que os engenheiros a criassem foi dada pelo Senhor (Jó 38.36), as redes sociais são um importante instrumento que nas mãos certas podem resultar em bons frutos; homens como o apóstolo Paulo, caso vivessem nos dias de hoje, muito provavelmente usariam o Facebook, por exemplo, para se comunicar com as igrejas de Roma, Corinto, Galácia, Éfeso, Filipos, Colossos, e Tessalônica. Tiago, Pedro, João e Judas (o autor da pequena epístola contida em o novo testamento), idem! Assim, nós também podemos de devemos usá-las como com moderação e decência (I Coríntios 14.40);

A rede social de um cristão não precisa ser apenas para assuntos bíblicos, a não ser que você o queira, você pode usá-la como seu diário pessoal, postar fotos ou pensamentos, não há mal nenhum nisso, no entanto, o problema começa quando você faz daquele espaço a sua vida ou pior, começa a viver uma dupla personalidade.

VOU PISAR NO SEU CALO

Infelizmente, não são poucos os casos de pessoas que ficaram viciadas em internet. Se você não consegue desgrudar do seu smarphone, notebook, tablet, ou qualquer outro aparelho de comunicação, certamente você é um dependente tecnológico. (lá vem o chatonildo, parece a minha mãe falando). "Viciado em internet" isso é uma dura verdade para se ler, mas que é necessária. Já ouvi casos de pessoas que literalmente tiveram um problema de abstinência tecnológica. Em um acampamento cristão, o pastor daqueles jovens pediu que eles depositassem seus aparelhos em um recipiente e só voltassem a pegá-lo após o término do evento, cuja duração seria de três ou quatro dias, para surpresa e espanto de todos, um dos jovens, no segundo dia de acampamento, procurou o pastor, passando mal por conta de não estar com seu celular. Tal relato foi real e embora pareça engraçado é o retrato de muitos outros jovens que não conseguem passar ao menos uma hora sem atualizar o Facebook, Instagram ou WhatsApp.

Talves você esteja questionando nesse momento qual o problema do uso constante de aparelhos eletrônicos, se isso seria pecado ou se poderia fazer mal a sua saúde. Bem, nós não vamos dizer a você 'exclua da sua vida', porque a internet, os aparelhos ultramodernos, as redes sociais já fazem parte do nosso cotidiano, mas a palavra de Deus diz que "todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma" (I Coríntios 6.12), e antes que você feche esse livro, aborrecido, se defendendo dizendo que não é viciado, eu peço que você seja sincero consigo mesmo, você que já acorda procurando o celular, que mal ouve as pessoas da sua casa porque está muito compenetrado teclando com os amigos, você que fica nervoso quando percebe que o celular ficou em casa, que torce pro culto terminar logo para você usar entrar no 'Face' e que, pior, usa durante o culto ou a aula, responda francamente, você acha que isso é normal? Você pode negar para os seus pais e amigos que você se viciou em internet, mas você pode negar a você mesmo?

Manual do adolescente cristãoOnde histórias criam vida. Descubra agora