"E criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou. Homem e mulher os criou" (Gênesis 1.27)
O dicionário on line Priberan define homossexualismo (homo=o mesmo / sexus=sexo) como a prática sexual entre pessoas do mesmo sexo, ou seja, homens que se relacionam afetivamente com homens e mulheres que se relacionam afetivamente com mulheres. Muito embora o assunto esteja bem na moda, nesse século XXI, as relações homoafetivas (gays) não são tão recentes. Vale salientar, que o presente estudo também diz respeito às opções pansexuais,bissexuais, transexuais e tantas outras quanto existirem. A Bíblia nos seus 5 primeiros livros já menciona tal situação, porém tal ideia não foi invenção de Deus, viajemos ao início do mundo:
Deus, após criar toda a natureza, notou que faltava algo, alguém que dialogasse com ele de igual para igual, não no sentido de poder e glória, mas de intelecto, então foi criado o ser humano. (Gênesis 1.27), no entanto a criação ainda estava incompleta, note que Deus vai afirmando que tudo era bom na sua criação (Gênesis 1.10, 12, 18, 21, 25 e 31), exceto em uma coisa, o homem não tinha um par. Muito embora Deus tenha criado o homem para ser seu amigo, Deus achou interessante o homem também ter alguém que fosse seu semelhante (Gênesis 2.18) então Deus cria a mulher; perceba que Deus não cria outro homem, ou duas mulheres, ou mais um homem e uma mulher, ele cria simplesmente uma mulher, apenas uma. Isso deixa claro que a vontade de Deus para o homem é que ele se relacione sexualmente apenas com uma pessoa e essa pessoa deve ser do sexo oposto.
Não podemos definir em que momento da história surgiu o homossexualismo, mas encontramos pistas, após a entrada do pecado no mundo por intermédio de Adão e Eva, as relações humanas começam a sofrer desequilíbrios, pois Caim mata Abel (Gênesis 4.8); Lameque, um tataraneto de Caim toma não uma, mas duas mulheres para serem suas esposas e como se fora pouco, ele ainda assassina dois homens (Gênesis 4.17-23), com a multiplicação do número de habitantes na terra, multiplicaram-se também os pecados humanos (Gênesis 6.5) e embora Deus viesse a destruir toda aquela geração com o dilúvio, mais uma vez o pecado renasce e polui a terra novamente; podemos subentender que no meio de toda essa confusão já existisse o hábito de homens que se relacionavam com outros homens, mas isso só fica explícito em Gênesis 19.5, onde os homens da cidade de Sodoma tentam violentar os anjos que visitavam Ló.
Anos mais tarde, quando os israelitas peregrinavam pelo deserto Deus determinou que esse tipo de prática era pecado (Levítico 18.22) e ao contrário do que se possa pensar, essa não era uma regra apenas para os hebreus, os apóstolos Paulo e João ensinam às igrejas que relações homossexuais são pecado aos olhos de Deus (Romanos 1.25-27 / I Coríntios 6.10 / Apocalipse 21.8).
Em I Reis 14.24 a Bíblia revela que o rei Roboão, neto de Davi, contratou homossexuais ['rapazes escandalosos' (ARC) ou 'prostitutos cultuais' (ARA)] para práticas idolatras. Mais à frente, Asa, o seu sucessor expulsou tais prostitutos do reino. Ora, se fosse algo permitido por Deus, por que o bom rei Asa os expulsaria de Judá?
O homossexualismo é pecado não por um capricho divino, não porque Deus queria que aqueles que se sentem atraídos por alguém do mesmo sexo sofressem, mas porque na criação o Senhor formou um padrão. Em Mateus 19.4-5 Jesus fala sobre esse padrão: "no principio o criador os fez macho e fêmea e disse: portanto deixará o homem pai e mãe e se unirá à sua mulher [e não ao seu homem]e serão os dois uma só carne". Física e biologicamente o corpo de um homem não é compatível para se relacionar afetivamente com o corpo de outro homem e o mesmo serve para as mulheres, O corpo feminino não serve para outro corpo feminino. A anatomia do corpo masculino não se encaixa em outro corpo masculino. Um homem não consegue gerar um bebê em outro homem, nem uma mulher engravidar outra mulher. A criação de Deus é perfeita, o homem nasceu para a mulher e a mulher para o homem, física, biológica e emocionalmente, pois embora o Senhor não faça acepção de pessoas, ele nos criou diferentes em tudo. Sempre que um homem se relaciona sexualmente ou afetivamente com outro homem, ele está afirmando a Deus "Senhor, sua criação não é perfeita, o Senhor fez tudo errado" ou como diria o apóstolo Paulo aos romanos "mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais à criatura do que ao Criador..." (Aos Romanos 1.25)
VOCÊ ESTÁ LENDO
Manual do adolescente cristão
EspiritualComo ser atualizado, moderno, antenado, sem deixar de ser Cristão? Nessa obra abordaremos assuntos do universo adolescente, sob a ótica da Bíblia Sagrada!