O adolescente cristão e o autoflagelo ou suicídio

1.1K 45 2
                                    

"O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância."  (João 10.10)

Há alguns anos quando eu ainda era um adolescente, lembro-me de uma noite em que eu vinha na rua com alguns amigos e fomos surpreendidos por uma triste notícia, uma de nossas colegas da escola havia tirado a própria vida. Era uma jovem muito querida por todos, bonita e inteligente mas que se desesperou quando foi proibida pelos pais de namorar um certo rapaz devido ao tipo racial dele. Infelizmente têm aumentado o número de adolescentes que recorrem a esse caminho sem volta. Tiram a própria vida para acabar definitivamente com uma tristeza ou dor que o assola.

O suicídio, do latim sui (a sim mesmo) caedere (matar, tirar a vida), é o ato de tirar, dar fim, dar cabo ou terminar a própria vida. Em geral, as maiores vítimas do suicídio são pessoas com problemas como a esquizofrenia e perturbação mental ou emocional. A cada ano que passa são mais comuns os casos de suicídio, especialmente entre pessoas jovens. A Bíblia conta alguns casos de suicídio: Saul e seu pajem de armas (I Samuel 31.4-5); Aitofel, que foi um conselheiro do rei Davi (II Samuel 17.23); Um rei de Israel chamado Zinri (I Reis 16.18) e Judas Iscariotes, um dos doze discípulos de Cristo (Mateus 27.5);

Muitos são os motivos pelos quais as pessoas dão fim a própria existência: dores emocionais (depressão, abandono, solidão, traição, rejeição, bullying), diagnóstico de doenças como o câncer e a AIDS, medo (da pobreza, da velhice), vergonha (por ter sofrido violência sexual, por não ter uma beleza no padrão exigido pela sociedade), jogos como o horrendo 'desafio da baleia azul'. Mas hoje veremos que primeiro, há uma saída para todo o problema, pois não estamos sozinhos, Deus está conosco, embora as vezes não percebamos isso e segundo, o Senhor Jesus quer nos usar para livrar pessoas da beira desse precipício. E por fim, saber que sim, o suicídio é pecado, pois vai contra o 6º mandamento 'não matarás' (Êxodo 20.6).

QUEM 'SE MATA' VAI PARA O CÉU?

Olha, não cabe a mim ou a qualquer outra pessoa julgar quem vai ou não vai para o céu. Cada pessoa tem um relacionamento com Deus e só Deus sabe o que cada um pensou, disse ou fez no seu último instante de vida, mas podemos inferir uma coisa, vamos raciocinar juntos: Quando eu peco me distancio de Deus (Romanos 3.23) e para voltar a ter comunhão com o pai eu me arrependo e peço perdão (I João 1.9), ora, o suicídio é pecado pois é o mesmo que 'matar' (ainda que seja matar a si mesmo), por fim, é meio evidente que nem todo suicida tem tempo de pedir perdão e se arrepender do seu pecado, logo na melhor das hipóteses é preferível não arriscar.

MAS A VIDA É MINHA,E EU FAÇO O QUE EU QUISER DELA

Esse é o argumento de muitos que defendem o suicídio, que a vida pertence a elas. Aliás, é o que também usam aqueles que se drogam, se embebedam e se envolvem em pecados sexuais, porém devemos ter em mente que nossa vida pertence a Deus, que nos criou. A Bíblia diz que 'o Senhor formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente' (Gênesis 2.7). O patriarca Jó diz que "O Espírito de Deus me fez; o sopro do todo poderoso me dá vida" (Jó 33.4) veja, que expressões belíssimas! É Deus quem nos dá o dom da vida, logo não podemos encerrar isso, nós não temos o direito de cometer um ato tão cruel contra nós mesmos.

NINGUÉM SE IMPORTA COMIGO, PARA QUE EU VOU VIVER, ENTÃO?

O maior erro da vida de uma pessoa é achar que ninguém se importa com ela. É certo que há momentos que nos sentimos só, inclusive o próprio Jesus passou por isso quando orava sozinho no jardim do Getsêmani, porém note que a Bíblia afirma que um anjo o fortalecia (Lucas 22.41-44). Você pode até não estar percebendo, mas sempre haverá alguém que o ame e se importe com você. Em dado momento da história de Israel o povo achou que Deus havia os abandonado (Isaías 49.14) mas veja qual é a resposta do Pai "Será que uma mãe pode esquecer do seu bebê que ainda mama e não ter compaixão do filho que gerou? Embora ela possa se esquecer, eu não me esquecerei de você! Veja, eu gravei você nas palmas das minhas mãos; seus muros estão sempre diante de mim." (Isaías 49.15-16) viu como Deus nos ama? Vale a pena lembrar também que o Senhor tem se importado conosco desde que nós éramos um feto na barriga das nossas mães "Antes que te formasse no ventre te conheci" (Jeremias 1.5a), sentiu o carinho com que Deus tem por nós?

Você leu todos os capítulos publicados.

⏰ Última atualização: May 04, 2018 ⏰

Adicione esta história à sua Biblioteca e seja notificado quando novos capítulos chegarem!

Manual do adolescente cristãoOnde histórias criam vida. Descubra agora