Fugi da fornicação. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que fornica peca contra o seu próprio corpo. (I Coríntios 6.18)
Sexualidade vem da palavra 'sexo' (dã!) e tal palavra pode definir ao menos duas coisas: o seu gênero (masculino ou feminino) ou suas relações íntimas, por assim dizer. Para esse estudo veremos acerca de tudo que envolve o sexo como relação. Algumas pessoas enxergam o sexo como algo vergonhoso e pecaminoso, outras como algo corriqueiro e normal, tanto quanto comer, beber e tomar banho.
O sexo não é um pecado, mas também não é algo corriqueiro, o sexo foi um presente criado por Deus e dado ao homem tanto para a procriação (gravidez) quanto para o divertimento, no entanto, esse presente é privativo para as pessoas casadas.
Quando nos tornamos adolescentes e nossos órgãos começam a produzir hormônios que nos levam a sentirmos novas (e ótimas) sensações, isso nos leva a crer que praticar sexo com outra pessoa (ou sozinho na chamada 'masturbação') é uma coisa muito gostosa. E é verdade, praticar sexo é muito gostoso. O sexo é prazeroso, não é ruim, não é feio e não é pecado, desde que obedeça aos padrões estipulados por Deus através da sua palavra. Como homem casado (pela graça de Deus, muito bem casado, por sinal) posso te garantir que se você obedecer ao que disporemos aqui, sua vida sexual no futuro será muito feliz. Não precisa ter pressa, sua hora vai chegar e se você for fiel ao Senhor, será maravilhoso.
DESDE QUE ME TORNEI ADOLESCENTE SINTO DESEJOS SEXUAIS FORTES
Você está em reforma. Seu corpo e seus sentimentos estão em mudança, seu corpo começa a produzir hormônios que te fazem sentir vontade de praticar sexo, esse desejo recebe o nome de libido, você inclusive já pode gerar um bebê na adolescência, no entanto, isso não quer dizer que você já está pronto para isso. Lembre do exemplo que usamos no capítulo sobre namoro 'não é porque um bolo está cheirando, que ele está pronto para ser servido'. Não é pecado sentir isso, pois é Deus moldando seu corpo física e biologicamente, mas se você for 'mexer', pode causar acidentes que perdurarão a vida inteira.
SE O SEXO FOI CRIADO POR DEUS, PORQUE SÓ PODEMOS FAZER APÓS O CASAMENTO?
Quando Deus criou o primeiro casal da face da terra, Adão e Eva, o Senhor determinou que todo o homem deveria deixar pai e mãe e unir-se cada um a sua mulher, tornando-se uma só carne (Gênesis 2.24 / Mateus 19.5). Quando você compra um produto, você lê as instruções, correto? Você confia naquelas instruções porque quem criou o produto sabia o que estava fazendo ao escrever as instruções, não é verdade? Assim mesmo é conosco. Deus nos criou, nos dotou de sentimentos, desejos, vontades mas ele sabe que se não for como está no seu manual (a Bíblia Sagrada) o produto (nós) logo, logo irá 'dar defeitos'.
Você sabia que quando um casal pratica sexo o cérebro deles libera uma substância chamada 'oxitocina' (hormônio do amor)? Pois, então, a oxitocina faz seu cérebro crer que aquela pessoa com quem você está praticando sexo é sua para sempre, mas se for apenas um sexo casual, suas emoções (ou seu coraçãozinho, para ser mais romântico) levarão uma surra! O sexo foi criado para ser praticado apenas com uma pessoa e que essa pessoa seja seu marido ou esposa, o que passar disso é adultério e prostituição (ou fornicação). Por mais que você ache isso entediante ou sem graça hoje, quando casar, perceberá que foi a melhor decisão. Deus não faz nada imperfeito, por isso é melhor seguirmos seu conselho: 'Fugi da fornicação*' (I Coríntios 6.18).
*fornicação (sexo antes do casamento)
MASTURBAÇÃO É MESMO PECADO?
Masturbação é provocar prazer sexual em si mesmo. A Bíblia não fala literalmente acerca desse pecado, muito embora os mais antigos citem Gênesis 38.9 para condenar a masturbação, o texto citado é totalmente foram do contexto da 'masturbação'. No entanto, apesar de alguns líderes cristãos afirmarem que não há mal nenhum em 'se tocar', devo dizer a você que sim, praticar a masturbação é pecado diante de Deus. A masturbação não causa dores de cabeça, espinhas, pelo nas mãos ou mamilos nos garotos como diziam os mais antigos, mas ofende a natureza santa de Deus e pode prejudicar seu emocional. A masturbação é pecado porque Jesus afirma que "todo que põe os olhos em uma mulher, para a cobiçar, já no seu coração adulterou com ela" (Mateus 5.28) e vamos combinar, é impossível se masturbar pensando em uma árvore frondosa ou na imensidão do mar, além do mais Paulo nos incentiva a pensar apenas no que for verdadeiro, venerável, justo, puro, amável, de boa fama, virtuoso e louvável (Filipenses 4.8). É importante lembrar que embora Jesus tenha falado 'põe os olhos em uma mulher', a masturbação também é errada para as meninas. Jesus citou 'mulher' porque sua plateia naquele momento eram de homens (da casta dos fariseus, certamente). Masturbação além de pecado é prejudicial a sua saúde. Os cientistas afirmam que ela é tão viciante quanto a maconha e a cocaína. A masturbação também pode prejudicar sua futura vida sexual, pois provoca ejaculação precoce nos homens, e dependendo do seu nível de vício fará que simplesmente você perca o interesse em praticar sexo real, com uma pessoa de verdade.
Se você está envolvido na masturbação, viciado até, primeiramente, ore a Deus, pedindo perdão e abandone essa prática egoísta e feia, pois o que 'confessa e abandona alcançará misericórdia (Provérbios 28.13)'. Procure evitar ficar sozinho no quarto, especialmente se lá você tiver acesso a internet. Não mais assista cenas pornográficas, nem leia conteúdo erótico. No tempo livre busque ler a Bíblia e livros cristãos; se envolver nos trabalhos da igreja, aprender um novo idioma ou um instrumento musical e praticar esportes (natação e corrida, por exemplo), lembre-se do que ensinaram os nossos avós: "mente vazia, oficina do diabo". Sempre que a tentação bater desvie o seu pensamento para outra coisa. Se na TV começar a passar alguma cena 'picante' mude de canal ou desligue a TV.
SEXO É SÓ QUANDO HÁ PENETRAÇÃO DO ÓRGÃO MASCULINO NO FEMININO?
Não. Sexo não é só quando há a penetração. A própria masturbação é sexo, embora seja solitário e não tão prazeroso. Quando você se masturba ou masturba a outra pessoa, seu cérebro entende que você está tendo relações sexuais e libera oxitocina. Outra coisa a se pensar, é que apesar de o sexo sem penetração manter a virgindade no sentido físico, no sentido espiritual aquele que comete torpeza (masturbação, sexo virtual, 'sarro', etc.) não é puro e santo aos olhos de Deus. Apesar disso, lembre que o perdão divino nos restaura, basta que você busque
O QUE TEM HAVER ROUPAS COM SEXO?
Algumas pessoas se chateiam quando na igreja é falado sobre roupas, especialmente no que se refere às roupas femininas. Segundo os psicológicos, os homens são atraídos pelo que eles veem, enquanto as mulheres pelo que ouvem. Evidentemente, não quer dizer que homens não são seduzidos pelo que ouvem, nem mulheres pelo que olham. Mas a visão é mais forte nos homens e a audição nas mulheres. Isso dá uma responsabilidade extra às mulheres. Quando os apóstolos Pedro e Paulo falam sobre as roupas adequadas para as mulheres cristãs (I Timóteo 2.9 / I Pedro 3.3), eles queriam evitar que os irmãos da igreja fossem tentados pelo que olhavam.
Quando uma moça passa na frente dos rapazes mostrando parte dos seios (o chamado 'decote') e das coxas (através das fendas ou 'lascões') ou mesmo vestido mas com roupas que marcam partes íntimas, elas provocam a excitação masculina. Jesus sobre isso diz "qualquer que atenta numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela" (Mateus 5.28). Nesse caso, você pode até pensar 'ah, mas eu não tenho culpa disso.' Tem sim. O Senhor Jesus (Marcos 9.42) e o apóstolo Paulo (Romanos 14.13 / I Coríntios 8.13b)nos orienta a não sermos pedras de tropeço para nossos irmãos.
POR QUE É PECADO VER PORNOGRAFIA OU 'NUDES'?
"Olhar não arranca pedaço" é a frase comumente usada pelas pessoas, quando querem ver cenas ou pessoas sensuais. No entanto, esse olhar pode sim, arrancar pedaços, primeiro porque seu cérebro liberará oxitocina, e essa será cada vez mais fraca. No inicio do mundo Adão e Eva andavam nus, mas não tinham maldade em suas mentes, ou seja, era natural, mas foi para sempre natural? Absolutamente não! Assim que comeram do fruto do conhecimento do bem e do mal, Adão e Eva ficam constrangidos de estarem 'pelados' e procuram se cobrir. Assim, após o pecado, Deus determinou que apenas quem poderia ver a nudez um do outro eram marido e mulher (Levítico 18.6-17) -obviamente os pais poderiam ver a nudez dos filhos pequenos. Talvez você não saiba, mas uma geração inteira foi amaldiçoada por causa de um nudes, leia Gênesis 9.20-27;
No livro de Levítico 18.6-17 Deus determina que ninguém deveria ver a nudez de outras pessoas, isso é abominação (pecado, maldade) perante Deus. Portanto, quando você recebe, envia ou assiste nudez, você está desobedecendo ao seu Criador. Pecando contra o Senhor seu Deus.
CONCLUINDO
Prezado adolescente, sabemos que o mundo hoje está altamente sexualizado. Até propaganda de biscoito tem gente sem roupa! Mas lembre-se, você que escolheu o caminho do cristianismo deve fugir para longe disso. Não polua a sua mente ou o seu corpo com sexo sujo. Faça como José, fuja! (Gênesis 39.12) e no tempo determinado Deus vai honrar a sua fidelidade. Reconheço que é difícil passar pela adolescência sem ao menos se masturbar, mas tenha em mente que isso é apenas uma fase, guarde o seu melhor para a pessoa que Deus designar para o seu caminho de amor. Apegue-se às palavras do Apóstolo Pedro "Assim como Deus é santo, sede santos em toda vossa maneira de viver" (I Pedro 1.15-16). Infelizmente há muitos adolescentes que ignoraram a ordem bíblica e se envolveram sexualmente. Muitos desses adolescentes contraíram doenças sexuais ou tiveram filhos indesejados. Dê 'ouvidos' a esse breve texto e permita que Deus o proteja e o abençoe!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Manual do adolescente cristão
روحانياتComo ser atualizado, moderno, antenado, sem deixar de ser Cristão? Nessa obra abordaremos assuntos do universo adolescente, sob a ótica da Bíblia Sagrada!