Entre o ultimo segundo de um ano e o primeiro de outro, em algum lugar, uma fogueira magicamente se acende. Ao seu redor os meses do ano se reúnem mais uma vez para decidir qual entre eles é o melhor.
O janeiro sempre é o primeiro a chegar, logo seguido por seus onze irmãos, que juntam-se, formando um circulo em meio ao escuro do mesmo bosque em que sempre costumam se reunir.
— Bom, vocês sabem eu sou o começo de tudo... É quando todos costumam descansar após as festas de final de ano, e também comemora-se em mim o dia de todos os reis.
O segundo mês porem disse:
— Esqueça os reis! Eu sou o mês de fevereiro, quando eu chego, os namorados felicitam-se, e alem do mais eu passo rápido, as pessoas gostam disso!
Então o mês de marco colocou-se entre eles:
— Mas e dai? Eu trago as mais belas flores no equinócio de primaveira! Isso seria o suficiente para me consagrar o mais importante dos meses!
— Não diga bobagens — Manifestou-se o mês de Abril. — Eu sou o mês em que as estrelas mais belas brilham, anunciando a vinda das chuvas.
— Bem se querem saber, o mês da união, dos casamentos, da fertilidade, da família e da maternidade, claramente o mais amoroso, devia ser consagrado o mais importante!
— Haha! Ignorando o mês de maio, disse o mês de junho ao abril: — E quem é que quer ficar molhado? Eu faço o sol atingir seu ponto mais ao norte, trago a vocês o solstício de verão!
Julho interrompeu. — O verão começa apenas no final do seu legado, do que é que você esta se gabando tanto?— E acrescentou: — Eu sou o mês sete! Já conferiram a numerologia? Sete quer nos dizer sinônimo de perfeição!
— Perfeito mesmo sou eu, Agosto! Que demoro passar para que todos possam devidamente me apreciar.
Setembro, repugnou-se dizendo:
— Sai para lá.. Eu trago o solstício de outono. É o laranja do por do sol juntando-se as folhas secas e avermelhadas. O que poderia ser mais bonito e atrativo que isso?
— Que tal eu? O mês de Outubro! Tenho por mim que o dia de todos os santos me faz o ser o melhor mês !
— Você não poderia estar mais errado! Eu, o nono mês, novembro, sou de todos o melhor! Mês dos mais deliciosos e suculentos banquetes.
— Todos esse tempo e vocês, meus irmãos, continuam absolutamente enganados! Sou eu, o mês de Dezembro, de todos o mais aguardado, basta, a qualquer um, perguntar.
Foi quando que, de repente, todos ali ficaram em silencio, abismados, ao perceberem uma garotinha se revelar entre eles, uma que estava observando toda aquela conversa por de trás de um pinheiro próximo.
— E então garotinha..? — Dezembro indagou curioso.
Mas ela apenas o encarou, havia um leve ar de suspense em seus grandes olhos, cor de amêndoa.
— Vamos! Diga logo de uma vez ! Quem de nos é o melhor? — Perguntaram, os meses, enfáticos.
A garotinha silenciosa, rodeou e rodeou, estava pensativa em sua decisão. Ela parou em frente ao mês de Dezembro e disse:
— Se vocês se reúnem entre o ultima dia do mês de dezembro e o primeiro dia do mês de janeiro então...
O tempo da confraternização de ano novo estava acabando com o raiar do dia e assim, um a um, os meses foram desaparecendo dali.
A garotinha não soube, ou pode dizer, qual era o melhor, mas ao menos para ela isso não importava. Em fato, ela acreditava que todos eram igualmente bonitos, ou importantes, e em qualquer um deles um dia especial podia de fato acontecer na vida de qualquer um.
E assim sozinha, em meio ao bosque e aos pinheiros cobertos de neve, admirando o nascer de um novo dia e um novo ano que começava, ela sorriu.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Os Apólogos Perdidos do Tempo
Cerita PendekSe um dia você se encontrasse com o Tempo, o que será que ele lhe contaria? Se pudesse perguntar algo, qual seria sua pergunta? Você tem aproveitado seu tempo com aqueles que realmente são importantes? Tem feito as escolhas certas para validar seu t...