Capítulo 10º

1.2K 216 40
                                    



Capitulo 10ª

Pronto para recomeçar?

Vinte e nove dias, onze horas e quinze minutos depois...

- Tem certeza de que pronto pra continuar? - pergunta Xandão, pondo uma das mãos no ombro de Lucas. Um dia lhe fizeram essa mesma pergunta. O dia em que saiu de seu próprio período de reabilitação.

- Não.

Xandão ergue o cenho.

- Estou pronto para recomeçar. - Geralmente os pacientes de reabilitação respondem que estão prontos para viver um dia de cada vez, mas Lucas não sofre da compulsão provocada pelo vício, apenas dos efeitos que a restrição às substâncias provoca; da qual, com apenas alguns dias de desintoxicação, fora liberto. Estava livre, quase que completamente, dos sintomas, espasmos involuntários, enxaqueca constante, tonturas, alucinações... Claro que ainda havia resquícios. A insônia. Esta, no início, era sua maior inimiga, mas, com o passar dos dias, aprendeu a usá-la a seu favor.

Como pacientes em reabilitação não podem ter acesso ao mundo exterior, inclusive através de celulares, internet, tv..., Lucas solicitou autorização para assistir aos DVDs de seus shows, entrevistas, comerciais... alegando que, devido à amnésia, precisava conhecer aquele quem se tornou, a fim de tentar entender por que começou a se destruir. Para que pudesse se reinventar. Estava determinado a isso. E, com esse argumento, conseguiu a tal autorização.

Partindo do pressuposto de que tem conhecimento, ou acha que tem, da causa de tudo, também estava determinado a esquecê-la: Nina, a causa. Mas antes teria que obter respostas para duas perguntas que martelavam em sua mente:

a) Qual foi sua culpa nisso tudo.

b) Nina está feliz?

Se a resposta para o segundo questionamento for postiva, nesse caso, sim, ele seguirá em frente. Está decidido.

A pedido de Lucas, Xandão levou a galera da banda, uma vez por semana, nas últimas quatro, para visitá-lo. Desde que tomaram conhecimento do fato de que Lucas está com amnésia, têm feito de tudo para ajudá-lo a recuperar a memória. Porém cada nova história que Lucas ouve a seu respeito o afasta ainda mais da vida que um dia idealizou para si.

Os caras são até legais; parceiros mesmo. Apesar de não serem o tipo de amigos que Lucas faria no passado, são os melhores que poderia ter, sendo ele quem é no presente. Um deles, Marcelo, baterista, até decidiu se internar também; o que foi bom, pois repassou música a música com Lucas diariamente. Isso, de certa forma, deu forças ao baterista para persistir no tratamento. Quanto a Lucas, ajudou-o a aprender, ou melhor, reaprender suas próprias músicas.

Lucas receberá alta hoje. Já Marcelo, precisará ficar um pouco mais. A força que Lucas lhe deu diariamente tem sido o fator primordial para que não desista e, com isso, terminaram estreitando a amizade que antes era superficial. Lutar junto a outro alguém cujo objetivo é o mesmo conduz a uma cumplicidade e companheirismo que se leva para a vida toda. E Lucas, só em saber que sua decisão de não desistir da própria vida tem ajudado a salvar outra, tem motivos mais que suficientes para seguir em frente.

- Avisaram na recepção que o médico chega às nove - diz Xandão, conferindo as horas em seu celular. Ainda temos pouco mais de uma hora, até que ele apareça pra te dar alta. Vá logo se despedindo daqui, porque acredito que tu nunca mais vai querer voltar, né?

- A menos que seja para visitar o Marcelo - sorri, enquanto olha ao redor -, não tenho a menor intenção.

- E então?

DESPERTAROnde histórias criam vida. Descubra agora