Rafael estaciona o carro no início da Rua das Pedras e vamos caminhando até o *Zio Bello Pizzas, uma pizzaria maravilhosa na qual eu havia ido várias vezes com meus pais e amigos quando estava em búzios. Escolhemos uma das mesas que ficava do lado de fora bem perto da parte de dentro da pizzaria.
— Ainda bem que você me trouxe para cá, não estava preparada para um restaurante como os que tio Marcos gosta.
Falo e o sorriso que antes estava em seu rosto, some rapidamente. Levo a mão até a boca percebendo o que eu havia falado e tento me desculpar. Rafael nutria um sentimento não de ódio, mas de desprezo do seu pai e de tudo que lhe era a respeito.
— Tudo bem — ele fala fazendo com que o sorriso que antes havia. — Então, preparada para o começo das aulas?
Não respondo sua pergunta logo de cara. Claro que eu estava animada para o começo das minhas aulas, mas também tinha o fato de que eu não conhecia ninguém e que não estaria mais com Sarah ao meu lado.
— Sim, mas acho que irei sentir muita falta da Sarah... E você? Quando suas aulas começam.
Ele me olha por uns minutos, sorrir várias vezes e quando decide falar algo, o garçom chega a nossa mesa para anotar o pedido. Decido com Rafael pedir metade Marguerite e metade quatro queijos.
— Promete que não vai surtar? — me pergunta depois que o garçom sai da nossa mesa.
— Surtar por que? — pergunto tentando entender o que está acontecendo e o que virá em seguida.
— Eu não me matriculei. Não mexi em nada no dinheiro que Marcos me mandava para acertar tudo com a faculdade e me candidatei a uma vaga para trabalho voluntário em países pobres.
Paro por um instante, é difícil associar o que ele me falou agora a pouco e tento não parecer tão assustada com sua revelação. Rafael não precisava de julgamentos e eu não seria mais uma das pessoas que apenas o julga sem entender seus motivos.
— Como isso aconteceu?
Eu queria lhe fazer uma pergunta mais elaborada, mas essa havia sido a única pergunta que consegui formular. Ele me olha com receio, talvez pela a expressão indecifrável em meu rosto.
— Não sei muito bem, mas eu só sabia que eu não estava preparado para entrar na faculdade agora, principalmente em uma que Marcos havia me obrigado a fazer... Eu apenas sentia que eu precisava algo antes, sentia apenas que eu tinha que ajudar a quem precisava.
Rafael fala com tanto orgulho que tudo o que eu faço é sorrir.
— "Eu quero ajudar as pessoas Rafa, quero cuidar de quem precisa" — digo lembrando de uma das nossas últimas conversas "cabeça" antes de nos afastarmos. Esse sempre foi o sonho de Rafael, ajudar o próximo; ajudar os mais necessitados, por isso que eu não entendia os motivos dele estar indo para uma faculdade de direito em que ele não teria contato nenhum com o que ele sonhou na infância.
— Não conta para ninguém ta? Nem para minha mãe, ela ainda não sabe.
Confirmo com a cabeça e começo a fazer várias perguntas sobre como ele se inscreveu e como eu poderia doar algum dinheiro também. Nossa pizza chegou depois de um tempo e quando eu coloquei um pedaço em minha boca era como se eu tivesse no céu.
— Posso te perguntar sobre seu namoro?
Fico tensa. O que ele queria saber?
VOCÊ ESTÁ LENDO
Rafael Rafaela
Teen FictionQuão estranho pode ser uma relação de dois amigos que cresceram juntos, mas que agora não se falam? O quão estranho seria passar o seu último mês de férias antes da faculdade, com a pessoa que era seu ex-melhor amigo e que agora não passa de estranh...