Um forte raio de sol acorda Thomas, que está todo sujo de terra e com alguns arranhões nos joelhos e nas costas. Ele sai da cela, e se dirige ao dormitório, percebe que não tem ninguém dormindo, avista de longe muitos garotos trabalhando na horta. Próximo a cabana central existe uma área coberta, com duas grandes mesas, que serve de refeitório. O local foi recém construído, e lá estava Caçarola preparando o almoço.
- "Finalmente apareceu, acho melhor se preparar. " – Diz o aspirante a cozinheiro.
- "O que aconteceu? Você não virá para o labirinto conosco? "
- "Claro que vou. Vou deixar o almoço pronto para os meninos da horta. Gally ficará encarregado de servir eles. Afinal, não sabemos quanto tempo levaremos nessa expedição. Estou animado, há tempos eu não entro naquele lugar. "
- "Espera. Você já entrou lá? Já foi um corredor? "
- "Não exatamente. Naquela época não existia essa de corredores, construtores, restauradores. Todos faziam de tudo um pouco. Mas um dia Alby teve a ideia de separar as coisas, o que eu achei bem inteligente da parte dele. No entanto, parece que desde então o pessoal anda mais desunido. Como eu sou o único a cuidar da comida por aqui, eu acabo sabendo de muitas coisas. "
- "Que coisas? "
- "Bem, Thomas. Você ontem percebeu que o pessoal aqui nem sempre anda de acordo. Existem grupos, e existe um grupo maior que o outro, e o líder desse grupo não é o nosso líder. Eu tenho medo do que possa acontecer daqui para a frente. "
Thomas não sabe se entende exatamente o que o falante Caçarola quis dizer, mas sabe de quem ele está falando. A mente de Thomas ainda está cheia de acontecimentos recentes, e uma de suas preocupações é se alguém o viu com Gally na noite passada, ou se ele contaria para alguém.
Chuck se aproxima correndo em direção a Thomas, questionando ao garoto onde ele esteve.
- "Bem, Chuck, eu acabei dormindo nas celas. "
- "Alby, Minho e Newt se reuniram hoje assim que o sol nasceu. Parece que decidiram alguma coisa importante. "
De dentro da mata, os três líderes voltam. Minho pergunta a Thomas como ele conseguiu dormir naquele lugar, que ele sabe como lá é desconfortável.
- "Vamos usar as pás, nos dividiremos em dois pares. Eu e Thomas seguiremos pela entrada 1, Minho e Caçarola pela entrada 2. Dependendo do que acontecer, nos seguiremos depois pelas outras entradas. " – Disse Alby, a respeito da expedição no labirinto. – "Newt, você cuida de tudo por aqui, e o nosso amigo Chuck se encarregará de ajudar você. "
- "Gally não vai ficar feliz em saber disso. "
- "O Galileu não manda aqui. "
Todos ficam em silêncio. As duplas partem para o labirinto. Thomas se impressiona em como Alby parece estar familiarizado com o lugar.
- "Como foi com ele... Transar com ele. " – Pergunta Alby, de maneira direta.
- "Desculpe Alby, eu não sei o que dizer. "
- "Ora garoto, você não tem nada do que se desculpar. Afinal, essa é a nossa cultura. Nós gostamos de trepar uns com os outros, é natural para gente. Embora eu quisesse que isso deixasse de acontecer, eu não posso proibir ninguém. "
- "Vocês já tiveram algum problema por causa disso alguma vez? "
- "Não exatamente. Mas no começo, alguns garotos questionavam por que eu morava numa casa a beira da lagoa, com cama, sexo e comida, enquanto eles tinham que ralar para sobreviver. Até que outro casal também se mudou para lá. "
- "E como isso aconteceu? Quero dizer, como eles sabiam que podiam morar lá? "
- "Uma tocha acendeu. Até então apenas uma existia, a minha. Mas alguns garotos já se relacionavam uns com os outros fazia um tempo, e quando a tocha acendeu eu finalmente entendi. Foi o mesmo comigo, eu tentava entrar na casa, mas a porta não abria. Até que a chama acendeu, e a porta estava aberta. Algo me dizia que eu deveria viver ali, tudo ali dentro indicava que um casal deveria habitar. Duas cadeiras, cama de casal, talheres e louças em pares. Depois da primeira noite, a cozinha estava cheia de suprimentos. E diariamente éramos abastecidos. "
- "Eu sei disso. Quer dizer, já ouvi falar. "
- "Minho. Ele gosta de você. Ele não conversa com muita gente. "
- "Ele parece tão carente de afeto. Eu evito perguntar demais, ele pode confundir as coisas. "
- "Minho sabe se cuidar. Se ele quisesse alguma coisa a mais com você, vocês já estariam juntos. Ele não é tão fraco como às vezes pode parecer. "
Enquanto isso, Minho e Caçarola chegam ao local indicado, e começam a cavar. Uma peça de metal, com um visor digital e um número aparecendo: 02, referente a entrada do labirinto. O mesmo encontra Alby e Thomas, com o número 01 visível.
Os rapazes retornam a Clareira, a expedição levou cerca de 20 minutos ao todo. Prontamente eles decidem voltar e terminar pelas entradas restantes, são 7 ao todo. Mas, para a surpresa de todos, apenas 5 peças como essa existem, numeradas de 01 a 05 evidentemente. É então que todos na Clareira são surpreendidos por um enorme barulho das grandes portas se fechando, apenas duas delas. As duas entradas que não possuem as tais peças.
- "Estranho, nunca uma porta se fechou durante o dia antes. " – Diz Alby.
É quando Newt e Chuck se aproximam.
- "Alby, a caixa subiu. Finalmente, a caixa voltou a subir. " – Disse Newt, ofegante.
- "Vocês deveriam vir com a gente para a sede. "
Dentro da cabana central, a qual Chuck sabiamente nomeou de sede, uma pessoa está desacordada na cama.
- "É uma menina. " – Diz Newt.
VOCÊ ESTÁ LENDO
O Vilarejo na Lagoa - uma fanfic Maze Runner
FanficEm um mundo onde a heterossexualidade se tornou rara, a Clareira se torna palco de histórias de amor e amizade. A curiosidade pelo que há além do labirinto acaba por ficar em segundo plano.