UM MANUAL SEM TÍTULO.
Dedicado para: Letícia Dias dos Santos.
Quero começar dizendo a todos que vão ler: ISTO É EM ESPECIAL PARA AQUELES QUE SE SENTEM SOZINHOS.
O que é a solidão? Seria algo relacionado a quando não estamos fazendo nada e puf, nos deparamos sozinhos e "sem sentido algum"? Acredito que não. A verdadeira e profunda e escura solidão é aquela que mesmo quando temos amigos e família ativamente conosco, nos sentimos sozinhos. Nos sentimos fracos e prontos para aceitar a ideia de que estamos realmente sozinho. Chegamos até a pensar que algo do tipo a morte é mais interessante e mais atrativo do que o nosso cotidiano. Isto é aceitável? Não. Mas isso é interessante? Bem, eu acredito que sim.
Nossa mente nos leva para lugares tão cheios de idéias, e tão espaçosos. Nem sempre pensamos em algo bom, e também nem sempre pensamos em algo ruim. Mas pensamos em algo. E este algo muitas vezes é tão interessante que nos preenchem espaços vazios que nossos familiares e nossos amigos não preenchem.
Antes achava que a solidão era APENAS quando não havia alguém para conversar, beijar, abraçar, ou transar. Mas eu estava errado. A solidão existe quando você está incluso num grupo de amigos, ou num almoço de domingo em família, e também num encontro com seu namorado ou namorada. Você pode existir naquele ambiente com aquela (s) pessoa (s), mas apenas em corpo, pois seu espírito, ou melhor, sua mente, pode não existir ali.
Podemos duvidar de que somos queridos por alguém? Sim, muitas vezes. Podemos querer forçar uma amizade ou namoro só para não ficar sozinho? Podemos, mas é errado. Tudo forçado está errado. Você não deve exercer pressão em alguma coisa para obter sucesso. Não faça isso. Não é legal. Pode não ser legal com alguém que você quer impressionar. E também pode não ser legal extremamente com VOCÊ.
O que fazer quando se está sozinho? O que fazer quando não tem-se alguém para dialogar, para interagir? Bem, sabe o que eu faço? São inúmeras coisas. Vai parecer loucura. Mas sou eu. Se você está lendo isso e não gosta de algo fora do normal, não continue lendo.
1. Conto quantos imóveis tenho e como vou administrar.
2. Penso numa música em que gostava quando adolescente. (I'm Yours - Jason Mraz).
3. Se gosto de atividade física, eu exerço. Tal como academia, ou caminhar.
4. Escrevo.
5. Leio ficção.
6. Leio a Bíblia. A Bíblia pode ser muito interessante. Independente se você crer ou não. Pois, HARRY POTTER, PERCY JACKSON, não são reais e mesmo assim são interessantes.
7. Escuto uma boa trilha sonora de música clássica. (Ou de algum filme que super acho interessante).
8. Escuto ABBA no youtube. (Sempre me relaxa).
Pode ser que quem estiver lendo isso, não se identifique com alguns ou todos que citei.
Agora quero retratar uma experiência que eu vivi em 2016, ou 2017. Achei que era algo negativo até me dar conta que não.
Eu marquei de ir ao cinema com uns amigos para ver o filme: Inferno. Eu estava super empolgado, pois tinha assistido aos outros dois filmes anteriores da franquia (O Código da Vinci;Anjos e Demônios). A hora do encontro com meus amigos seria às 13h00m, e a sessão devia ser às 15h45m. Tomei banho, me arrumei e chequei as mensagens de um grupo que criamos para se comunicar. E minutos antes mudaram a hora de se encontrar, consequentemente a hora da sessão mudaria, e também mudaram o shopping. Não gostei, e me senti deslocado. Disse que não iria para o shopping que marcaram. E continuei com meu cronograma. O que fiz? Fui sozinho para o shopping em que devíamos todos ir, pois assim estava certo a semana toda. Me senti sozinho o percurso todo. Mas chegando lá me dei conta que o filme era muito bom com ou sem meus amigos. Transformei tudo aquilo em algo positivo. Pois, eu realmente queria assistir. E não me arrependo da decisão que tomei naquele dia. E sinceramente, quero muitas vezes repetir a experiência.
O que eu quero que você que está lendo reflita? Quero dizer que muitas vezes solidão não é sinônimo de imperfeição. Muitas vezes você pode transformar uma situação desagradável em algo agradável. Como por exemplo:
*Se você gosta de cozinhar, pode tentar fazer uma receita diferente.
*Se você gosta de ler, mas está cansado dos mesmo livros, pode tentar ler um diferente.
*Se gostas de sair e acha que se seus amigos ou família não estiver por perto vai ser uma merda, e não sabe o que fazer? EXPERIMENTA. Saia e veja como é. Saia, compre um picolé ou uma casquinha ou uma pipoca e comece a caminhar por ai sem se preocupar com problemas externos e internos. Senta numa calçada próxima a praia, ou numa praça e repara no que há de atrativo por ali. Se não tiver algo legal, caminha e tentar ver outro ambiente. EXPERIMENTA.
*Se você gosta de cantar, CANTE, GRITE, SE LIBERTA. Não importa se você está sozinho (a). Apenas canta.
Entende que quase tudo é questão de "SE"? E se você não tentar? E se você tentar?
Esses dias estou falando muito uma frase que diz: Temos que ter amigos, mas também temos que ser independentes. Isso não é uma coisa ruim. De jeito algum. Muitas vezes você está sozinho (a) sim, por mais que estejas rodado de muitas pessoas, mas ainda sim estás sozinho (a). Mas isso não é motivo para ser pessimista. Não é motivo para desanimar.
Eu amo ouvir uma cantora chamada Érika Machado. Tem um trecho de uma música que diz: "Escrevi meu nome no cimento para alguém lembrar de mim". Para mim isso é tão ruim (e assumo que já fiz isso). Você não deve esperar que lembrem de você. VOCÊ DEVE LEMBRAR DE SI MESMO. Não é uma navalha que vai te fazer ser lembrado (a), também não é uma mistura de comprimidos, e nem uma corda enrolada no pescoço. É a pessoa que você era antes disso. Seja uma pessoa que tenta não ser negativa, do que ser uma pessoa negativa. Há diferença. Pois, você ao menos está tentando. Não desiste.
A solidão sempre vai existir, mas você pode fazer a porcentagem dela na tua vida ser muito menor do que é agora. Não espere que os outros faça algo. VOCÊ TEM QUE FAZER ALGO POR VOCÊ.
Nota: Dedico para Letícia Dias dos Santos, pois ela foi quem me inspirou a escrever.
Por: Renato Araújo da Silva.