No corredor comprido que abrigava a antessala da diretoria, Fernanda aguardava pela chegada de Tereza, contemplando o céu ensolarado da manhã pela janela. Por vezes, dividia sua atenção entre o relógio e a releitura da parte do projeto elaborado por Heloísa.
No documento não constava nada tão mirabolante. Tratava-se apenas das abordagens de infecções sexualmente transmissíveis e afins. A abordagem sobre sexo e sexualidade constava no tópico de Fernanda.
*.*.*
— Ficou bom! — Tereza comentou após folhear o projeto. — Mas me diga uma coisa, Nanda... Você demorou a me entregar por causa da Heloísa, não foi?! — a olhou com desconfiança por baixo dos óculos de grau.
A professora deu um risinho tímido e ajeitou uma mecha de cabelo atrás da orelha. Sempre fazia isso quando estava tensa.
— Ah, então — ergueu as sobrancelhas. Sabia que se entregasse a enfermeira, ela seria punida. — Tipo... Não exatamente — mentiu. — Na verdade, estive atarefada demais com o planejamento das aulas — finalizou com um suspiro.
Tereza revirou os olhos e mexeu a cabeça, inconformada.
— Não duvide da minha inteligência. Sei que foi por causa dela — dessa vez, a diretora de pele negra e cabelos encaracolados suspirou aborrecida. — Conheço muito bem a minha cunhada. Depois que ela e o meu irmão se casaram, parece que tudo piorou, que a mente dela diminuiu. A igreja fez uma completa lavagem cerebral nos dois!
Com o cenho franzido, Nanda encarou a mulher que aparentava possuir em torno de quarenta e cinco anos e disse:
— E-ela não era assim?
— Bem, o pai dela era pastor de igreja. Ela e a família sempre foram muito religiosos, mas não era tão rígida quanto agora — contou em tom de desabafo. — Mas acho que tudo piorou depois que Roberto também virou pastor... — revirou os olhos castanhos escuros. — Nada contra religião, mas a maioria cega as pessoas, tornando-as intolerantes e ignorantes.
Fernanda estava com as sobrancelhas franzidas, impactada com o que escutou. Pressionou os lábios e suspirou, analisando como a vida da enfermeira era segregada.
— Aí, Nanda, confesso que estou com medo de levá-la para acompanhar a viagem de formatura dos alunos, no próximo mês. Já pensou se ela arruma um escândalo com algum aluno por pouca coisa?
A jovem ergueu as sobrancelhas e mostrou um semblante receoso ao imaginar a situação.
— Bem, se precisar, tenho interesse em ajudar, Tereza. Tenho facilidade em montar equipes e tal...
— Sua ajuda será bem-vinda, Nanda — a mulher ofereceu um sorriso a jovem. — Conto com você na reunião de segunda-feira.
*.*.*
— Então... — Rafael falou para Fernanda, enquanto passeavam pela livraria do shopping. — Acabou que nem me contou o motivo de Helô ter ido te procurar ontem.
— Ah, ela foi me entregar a parte do projeto dela — Nanda respondeu ao retirar um livro de espessura grossa da prateleira. — E antes que me pergunte, ela só falou sobre as principais infecções sexualmente transmissíveis.
O rapaz arqueou as sobrancelhas grossas e um sorriso alvo surgiu por entre os lábios volumosos.
— Pelo menos ela não ofendeu ninguém dessa vez — pontuou enquanto seguiam pela seção de ficção. — Às vezes, a Heloísa me deixa em dúvidas...
— Dúvidas?! — a professora franziu o cenho. Ele concordou balançando a cabeça. — Como assim?
— Ah, é que tipo... — Rafael pareceu hesitar. — Tenho a impressão de que... Bem... Ela parece aquelas pessoas "incubadas", no armário, sabe?! Ficam fazendo comentários ridículos para ficar acima de qualquer suspeita.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Pecado Vermelho (DEGUSTAÇÃO)
RomanceA enfermeira Heloísa vivencia sua rotina monótona, dividindo o tempo entre o trabalho, a igreja e o casamento, até que a professora Fernanda desperta na mulher sentimentos incompreendidos, fazendo-a questionar a sua sexualidade, sua sanidade e suas...