Enquanto Barnabé faz as compras na venda de Elias, Judite, com a discrição que lhe é peculiar, vai à igreja sondar o paradeiro do padre Ricardo, o ex-amante de Lúcia. O atual pároco, padre João, fica um tanto surpreso com a pergunta de Judite, que confidencia ao padre a mudança na condição de Lúcia.
– Que notícia maravilhosa, minha filha! Eu sei onde ele está. Vou lhe passar o endereço...
Além do endereço, o padre João revela que Ricardo pedira dispensa do Vaticano. A resposta demorou um tanto, mas a dispensa, afinal, fora concedida.
Judite se dirige ao endereço mencionado. Trata-se de uma pousada discreta, afastada do centro do Arraial dos Tucanos. É recebida por um homem de trinta e poucos anos, bem apessoado, alto, cabelos castanhos. Trata-se do (ex-) padre Ricardo. Judite explica o que acontecera com Lúcia. Um sorriso de alívio se forma no rosto do homem ao saber que Lúcia está livre da maldição. Ricardo revela que ele tentara libertar Lúcia, mas fora gravemente ferido no processo (ele mostra a cicatriz de queimadura numa das mãos como prova). Depois de recuperado, perdera o paradeiro de Lúcia. E a maledicência da cidade o forçou a se esconder. Independentemente disso, ele continua apaixonado por Lúcia e guardando seu coração para ela.
Judite pede para usar o telefone e liga para o Sítio. Nastácia atende.
– Alô, amiga! Tenho boas novidades. Chame Lúcia.
Lúcia fala com Judite e exulta de felicidade com as notícias. Em breve, reencontraria seu amado.
Meia hora depois, Barnabé e Judite retornam ao Sítio. Com Ricardo. Assim que ele desce da charrete, Lúcia se joga em seus braços e o beija apaixonadamente.
– Meu amado! Eu te amo tanto...
– Também te amo, minha querida!
Ricardo, um tanto emocionado, agradece a Nastácia por ter libertado Lúcia da maldição. Benta presenteia Lúcia com mudas de roupa e itens de higiene pessoal (que estavam entre as compras feitas por Barnabé naquela manhã).
Após um rápido café, Benta e Nastácia acompanham Lúcia e Ricardo até a estação de trem de Tucanos, de onde eles seguiriam para outro lugar a fim de recomeçar a vida. Livres e desimpedidos, poderiam, enfim, se casar.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Sítio do Picapau Amarelo: O início
FanfictionAntes de Pedrinho, de Narizinho, do sabugo Visconde e da boneca Emília. Esta história é uma prequel do Sítio como o conhecemos, adicionando alguns elementos e conexões, além de preencher algumas lacunas deixadas nas outras mídias: como Benta e Nastá...