primeiro

3.6K 351 197
                                    


mais um dia normal na vida de um proletário.

yoongi acordava todos os dias às quatro, tomava seu café de cada dia, se arrumava, checava alguns e-mails e quando o relógio marcava 06:00, ele ia direto ao ponto de ônibus.

enquanto esperava, começou a pensar sobre a quantidade de pessoas que provavelmente estariam ali depois de um tempo. três? quatro? cinco? quem dera.... geralmente, eram dez só no ponto do garoto.
pensou até em rezar, mas de que adiantaria? nada ia resolver o problema das lotações. talvez o prefeito, mas desde quando grandes autoridades se importam com o proletariado?

depois de um tempo, o ônibus finalmente chegou. min achou estranho ter passado mais cedo, afinal tinha lido no grupo do zap que a 1703 ia atrasar um pouco, mas não reclamou, antes cedo que tarde. subindo a escadinha, já conseguia sentir a energia ruim do automóvel, o cheiro de morte, tristeza, cansaço e desespero. até entristeceu assim que passou seu cartãozinho vale transporte no leitor, que deu erro algumas vezes. nada que surpreendesse, aquele negócio sempre dá problema.

cartão passado e pronto, o garoto já se encontra sentado. ou melhor, sentado até algum velho com o corpo mais saudável que o dele olhá-lo com cara feia exigindo o lugar no banco.

e se tem uma coisa que mamãe ensinou é que não importa se o velho é chato, sempre dê preferência.

mas eis que num ponto específico, entra um cara cujo traz consigo uma energia tão boa que min não pode conter a boca aberta em forma de surpresa. era um garoto moreno, todo vestido de preto e com uma mochila nas costas. esse menino, assim que entrou, passou seu cartão de ônibus e pela primeira vez o leitor não deu problema. o motorista havia dado bom dia a ele, o cobrador ranzinza e amargurado com a vida deu bom dia pra ele, e nem foi qualquer bom dia, ele sorriu enquanto dizia.

a forma como o menino arrumava seu cabelo, im-pe-cá-vel. o ônibus inteiro o observava e acompanhava seus movimentos com os olhos. assim, lá no fundo, a turminha da fofoca começou a conversar. discutiram até sobre que tipo de shampoo ele usava.

mas para yoongi estava óbvio, certeza que era pantene.

o gótico do cabelo sedoso passou por todos procurando um lugar pra sentar, afinal gente bonita também descansa as pernas, mas não tinha. acabou por ficar em pé do lado de yoongi, que logo se prontificou.

  — quer sentar, moço? — deu seu melhor sorriso, e o garoto pantene retribuiu. gi se derreteu todo ali mesmo.

— precisa não, mano. mas obrigado. — e sorriu mais uma vez. yoongi derreteu de novo, só não sabia se era calor, já que o ônibus estava lotado, ou se era de amores pelo garoto em pé do seu lado.

— por nada! mas se a perna doer, pode avisar, ok? ficar em pé em ônibus é ruim demais, ainda mais aqui na cidade, toda hora chacoalhando e dando uns baque forte. — min já puxou o papo. sempre quis ter amizade de ônibus, todo mundo tinha a sua, menos ele. a moça que trabalhava no boticário tinha um grupo, e yoongi, coitado, nem o cobrador dava bom dia pra ele.

tá tranquilo. ontem eu não tive academia então minhas pernas nem tão doendo hoje, é até bom ficar em pé de vez em quando, eu fico muito tempo sentado. trabalhar em escritório não é brinquedo. e eu ainda ia de táxi pro trabalho, sentado o tempo todo, não tem coluna que aguente, né. — o do cabelo desbotado já ia responder, mas o moreno continuou falando:

— táxi é caro né, menino? — yoongi fez que sim com a cabeça. — quase 50 conto todo dia, só eu indo pro serviço. mas parei com isso, o povo lá de casa tava reclamando já "jungkook do céu! você vai falir assim", e no jungkook isso, jungkook aquilo decidi usar o transporte público. mais barato, né? — yoongi queria chorar de felicidade, não acreditava que estava mesmo com uma amizade de ônibus, mesmo que por alguns minutos.

— ai, táxi é caro demais. é corajoso, viu? eu já tentei ir de bicicleta pro trabalho mas ai, sem fôlego, irmão. ainda mais no centro. sair daqui do santa amélia, pra atravessar a cidade? não tem atleta que dá conta.

cê tá certo! eu também não daria não.

conversa vai, conversa vem, jungkook teve de descer, em seguida yoongi também e o ônibus seguiu seu percurso. na volta, eles se encontraram novamente, dividiram um salgado e continuaram conversando.

era o início de uma bela amizade de ônibus, mais bonita até que o grupo da mulher da boticário.



ônibusOnde histórias criam vida. Descubra agora