O livro de Apocalipse é muito importante para a vida do cristão, porém, ele é mais conhecido pelo que muitas pessoas falam a seu respeito, mas, nem sempre são comentários corretos. Muitos comentários sobre o livro são puras especulações ou, até mesmo, interpretações pessoais, mas sem base bíblica e teológica.
Nestes próximos 7 dias, estaremos estudando as cartas que foram reveladas por Deus a João. Todas elas estão nomeadas em ordem cronológica de chegada das cartas as mesmas. As regiões são chamadas da seguinte forma: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e, por última, Laodicéia.
Ninguém gosta de passar por dificuldades, não é mesmo? Todos nós queremos e procuramos viver uma vida tranquila e sossegada, mas quando surge um problema, é que sentimos a pressão de uma tribulação.
João se encontrava em um momento de profunda tribulação e isto significava que ele estava vivendo uma intensa angústia em sua vida. A expressão no grego (tribulações) dá a entender que é algo similar a um trigo moído ou uma uva que estava sendo esmagada.
João estava preso na Ilha de Patmos, o livro de Apocalipse provavelmente foi escrito por volta de 95d.C. Os demais cristãos estavam vivendo um período de profunda e cruel perseguição, por isso, ele declara que era irmão e companheiro de todos os demais cristãos que sofriam tais angústias por serem cristãos.
Assim como João, devemos ser irmãos e companheiros para com todos os cristãos que passam perseguições pelo mundo. Mesmo que não estejamos sofrendo as mesmas barbáries que eles, nós também passamos por angustiante perseguição e, por isso, somos irmãos e companheiros por sermos testemunhas de Cristo neste mundo.
Mesmo diante de tamanha angústia, João estava buscando o Senhor e foi quando Jesus se apresentou a ele, como resposta à sua procura e conforto para suas tribulações (1.12-18). Não foi uma troca, mas o resultado de uma vida dedicada a Deus.
Observe que Jesus não se revela dando o alívio e conforto que João tanto desejara, e sim lhe dá mais uma missão a ser realizada: escrever as cartas às sete igrejas da Ásia(1.11)
Os cristãos precisam compreender que passar por dificuldades é algo que todos passaremos neste mundo. Jesus mesmo afirmou isto em João 16;33, porém, assim como Jesus venceu, suportando aflições, nós também as suportaremos e daremos o grito da vitória.
É muito importante que você busque ao Senhor, confiando nele de deixando ser usado por Ele. Não o busque em troca de algo que você deseja, mas o busque para que Ele possa usá-lo para honrar e glorificar o Seu nome.
Gostou? Me acompanhe no YouTube!
https://www.youtube.com/watch?v=DqBcTxg2RL0
VOCÊ ESTÁ LENDO
As cartas às 7 igrejas da Ásia - 8 lições que todos deveriam conhecer
SpiritualUma série repleta de ensinamentos a respeito de nossa maneira de agir. Embora tenham sido escritas por João há milhares de anos, Deus fala por elas de uma maneira que pode nos transformar, até porque nós somos a igreja de Cristo, desse modo, foram e...