Na lição passada nós vimos como os relacionamentos e a união doutrinária eram valorizados na igreja primitiva. Hoje estaremos vendo como "encaixotamos" o evangelho e como a igreja de antes perseverava fortemente diante as tribulações.
Ore a Deus e que esta leitura te abençoe!
A igreja primitiva não criava parâmetros para a adoração: Sim. Nunca paramos para pensar nisso. Como assim, seriam "regras"? Mais ou menos. Antigamente não existiam templos com espaço para centenas de pessoas. Muitos dos cultos e momentos de adoração eram feitos em casas, com dezenas de algumas pessoas. Antigamente tudo era feito com muito empenho e aqueles momentos não eram vistos como um espetáculo ou programação a ser assistida. Sabe aquele almoço em família onde todos sentam e realmente se sentem acolhidos ao ponto de debaterem sobre qualquer coisa e sem medo de nada? Assim era a igreja primitiva.
Havia muito mais amor. Os servos realmente viam aquilo como um momento de adoração e o aprendizado era muito mais forte, não estavam presos a horários, revistas ou salas. Hoje em dia nos restringimos a momentos como um mero "vamos assistir ao culto" onde, por muitas vezes, sentamos e apenas olhamos para frente, sem dar atenção para o coração do irmão ao lado. Claro que existem exceções, antes que comente abaixo! Tudo isso reduz nosso aprendizado em Cristo, nos tornando robôs que seguem convenções feitas pelas maiorias das igrejas. Mude sua maneira de pensar, você é a igreja. O evangelho não tem restrições e deve ser vivido em todos os momentos da sua vida. Não temos um lugar de adoração, devemos adorá-lo a todo instante.
A igreja primitiva perseverava com vigor: Outro aspecto importante. Muitas de nossas antigas praticas estão sendo deixadas de lado. Querendo ou não estamos moldando o evangelho para o que melhor nos convém – trabalho, cansaço, filhos, estudos – a igreja primitiva era muito firme nesse aspecto como vemos em At.2.42 e 13.2. Oração, jejum, meditação na Palavra tem sido coisas que muitos servos vêm esquecendo. Como Deus irá estar a seu lado se você não se alimenta dele e se entrega aos vícios do mundo?
Nossa próxima lição irei abordar semelhanças como as tribulações, falsos profetas e até mesmos os problemas internos dentro de nosso evangelho. Deus te abençoe, irmão(ã)!
Gostou? Me acompanhe no YouTube!
https://www.youtube.com/watch?v=DqBcTxg2RL0
VOCÊ ESTÁ LENDO
As cartas às 7 igrejas da Ásia - 8 lições que todos deveriam conhecer
EspiritualUma série repleta de ensinamentos a respeito de nossa maneira de agir. Embora tenham sido escritas por João há milhares de anos, Deus fala por elas de uma maneira que pode nos transformar, até porque nós somos a igreja de Cristo, desse modo, foram e...