Capítulo 2 - O primeiro amor foi deixado de lado

31 2 0
                                    

Espero que esteja empolgado(a) para continuar!

Ah, o amor, é algo tão lindo e indescritível, não é mesmo? No entanto, a atual visão que temos é bastante individualista. Já parou para pensar na primeira palavra que vem ao pensar nesse "sentimento"? Algo que "supra" nossas diversas necessidades.

Este capítulo irá te mostra que, apesar de egocêntrico, o zelo e o cuidado existem, e por mais que nos mantenhamos firmes aos nossos ideais, precisamos de muita cautela uma vez que entramos na tão temida "rotina" que não costuma agradar muito a todos nós, nesse caso, estamos falando da nossa fé em Deus. O pessoal da igreja de Éfeso estava justamente passando por isso. Adoravam a Cristo, mas aquela sensação implacável de amor estava se esvaindo pouco a pouco, tornando nosso Deus em uma mera série de dogmas e procedimentos. Coisa muito louca? Não. Isso acontece conosco até os dias de hoje.

A igreja estava localizada numa importante cidade portuária, sendo uma das mais ricas cidades da época. Tinha grande importância política e religiosa por ter o grande templo de Diana. Cristo elogia as obras, seu serviço, sua perseverança, sua intolerância com os homens maus, seu cuidado doutrinário, sua fidelidade e seu ódio pelos nicolaítas. A repreensão é que era uma igreja ortodoxa, mas se esqueceu do primeiro amor (2.4). Cristo os exorta: "Lembra-te, pois, donde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras;" e deixa uma promessa: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida.

A ideia central da carta se baseia na constante renovação que devemos ter com Deus. Não devemos apenas crer, seguir e obedecer seus ensinamentos. Devemos buscar o constante aprimoramento da nossa fé, não devemos estar em nossa zona de conforto. Muitas pessoas frequentam a igreja por mera rotina, não querem se aprofundar, e pôr em prática o amor de Cristo. É preciso sempre ter em mente que jamais iremos conhecer Deus de maneira plena. Deus não se trata apenas de crenças e regras a serem seguidas. Deus é um sentimento. Deus é nosso viver. Deus... é amor.

Gostou? Me acompanhe no YouTube!

https://www.youtube.com/watch?v=DqBcTxg2RL0

As cartas às 7 igrejas da Ásia - 8 lições que todos deveriam conhecerOnde histórias criam vida. Descubra agora