Capítulo 4 - Doutrinas distratoras

22 3 0
                                    

Olá, aventureiro(a)! Nem parece que estamos lendo cartas que foram escritas há mais de 2 mil anos pelo último apóstolo vivo que esteve na presença de Cristo na terra, João. Relembrando, ele estava preso na Ilha de Patmos, região próxima às 7 igrejas das quais estamos estudando. Preparado pra mais uma dose de Deus em sua vida? Ore a Deus e vamos nessa!

A inclusão da internet ampliou a nossa forma de obter conhecimentos e sobretudo aplicá-los. Esse é um bom aspecto dessa nova era globalizada, mas, no entanto, nos deparamos com uma onda de informações que nos bombardeiam e estão prestes a roubar o que temos de mais importante em nossas vidas: Deus. A lição de hoje terá este enfoque: a aceitação de diversos ensinamentos que nos fazem distanciarmos de Cristo.

A igreja estava em uma cidade importante e era um dos grandes centros religiosos do mundo antigo, o que hoje equivale a pluralidade de crenças existentes no mundo. Adoravam a Zeus, a César e a muitos outros deuses, o que também equivale a tantos cantores, carros e padrões que "amamos" ter. Cristo sabia da situação difícil: "sei onde habitas", mas Pérgamo não negava a fé e conservava o nome de Cristo, tendo Antipas morrido por causa da fé (v.13). Porém, a igreja tolerava pessoas com doutrinas heréticas (2.14,15).

Dessa forma, a vida dessas pessoas se aproximava muito das nossas. Temos a ciência de um único e fiel Salvador, mas não resistimos a ídolos mundiais ou até mesmo ações individualistas que tanto prejudicam outras pessoas e desagradam a Deus. A igreja de Pérgamo também passava por isso, só que com "ensinamentos" diferentes. A solução para a correção dessas doutrinas que têm como único propósito nos distrair de Cristo está no versículo 16: arrepende-te! A promessa se encontra no versículo seguinte. Amado(a) leitor(a), você irá se deparar com os mais diversos juízos e heresias, e até irá tolerar alguns deles. A sua vida não deve pertencer a lógica humana, você deve zelar pela natureza espiritual que é a única lógica a ser seguida uma vez que Deus é a verdade.

Gostou? Me acompanhe no YouTube!

https://www.youtube.com/watch?v=DqBcTxg2RL0

As cartas às 7 igrejas da Ásia - 8 lições que todos deveriam conhecerOnde histórias criam vida. Descubra agora