TEXTO BASE:
"Mas o Senhor Deus é a verdade; Ele mesmo é o Deus vivo e o Rei Eterno"
Jeremias 10.10
INTRODUÇÃO:
Como aprendemos na lição anterior, somos convocados por Deus a levarmos uma vida para Sua glória. E isso engloba cada situação das nossas vidas, desde pregar e cultuar até a varrer uma casa, pois "quer comais, quer bebais, ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus" (1Co 10.31).
Nessa lição estaremos abordando um dos assuntos mais importantes para a Igreja Moderna: os nossos estudos. E os estudos que estaremos tratando nessa lição não são os que focam nas Escrituras e que aprendemos na Igreja, mas sim os que aprendemos nas Escolas e Universidades e que tratam de disciplinas comuns como Matemática, Línguas, Física, Biologia e etc. Nessa lição veremos como podemos glorificar a Deus enquanto estudamos. Que o Santo Espírito possa nos dar entendimento nessa matéria.
1 – A IGREJA E OS ESTUDOS
No mundo moderno, o ensino escolar está sendo cada vez mais exigido para que as pessoas possam construir um futuro melhor para suas famílias e para a sociedade. Ainda que muitos argumentem que um ensino acadêmico não seja necessário para ter um bom emprego, a verdade é que esse tempo parece estar passando já que os bons empregos estão começando a exigir uma boa educação acadêmica. E mesmo aqueles que não exigem essa educação, exigem instrução em sua própria área. E como nós somos cidadãos e fazemos parte dessa sociedade, somos também inseridos nesse estilo de vida. Porém por sermos também cidadãos do Reino devemos nos perguntar: como Deus pode ser glorificado por nós através dos nossos estudos?
Quando falamos sobre glorificar a Deus através dos estudos, a grande maioria das pessoas imagina logo que devemos evangelizar esses lugares, testemunhar nas escolas, Universidades e Cursinhos. Com certeza isso é maravilhoso! No entanto Deus não é glorificado nos estudos pelo fato de estarmos evangelizando outros estudantes. E se pensarmos que somente assim é que podemos exaltá-Lo em sala de aula então a nossa vida espiritual e estudantil pode correr um grande risco.
Por pensarem assim é que muitos cristãos colidem a sua vida espiritual com a sua vida estudantil. A divisão entre sagrado e secular ou o uso de jargões que dizem que devemos escolher entre fé e ciência, religião e conhecimento, Bíblia e estudos, demonstram a visão distorcida que foi criada nesses dias. E nessa confusão toda encontramos o jovem ou o adulto cristão que quer adorar a Deus, mas que não consegue exaltá-Lo no meio de seus estudos, pois parecem mais atrapalhar a sua vida espiritual do que ajudar. E nesse sentido outros crentes acabam resolvendo desprezar os estudos pensando que assim Deus será mais glorificado ao se dedicarem apenas no estudo da Palavra. O resultado disso é que a ciência, as cadeiras das Universidades e as linhas de ensino estão sendo dominadas por ímpios a cada dia mais. Ou então acontece o contrário: os crentes conseguem essas cadeiras, mas não possuem cadeiras nos cultos. Será que Deus realmente é mais glorificado dessa forma?
O que iremos aprender nesse ponto é que nem sempre foi assim. A Bíblia e a História nos mostram que Deus pode ser glorificado através de jovens cristãos estudio-sos e de homens intelectuais que usaram suas mentes para transtornarem e transformarem o mundo através de seu conhecimento sujeito às Escrituras! Vejamos:
1.1. Evidências Bíblicas:
A primeira coisa que devemos fazer é examinar a Bíblia e ver as pessoas que Deus tem usado ao longo do tempo e como Ele usou. Através disso veremos se é possível unir uma vida com Deus e uma vida com os estudos. Podemos ir mais fundo e até mesmo perguntar se Deus deseja que seus servos sejam homens instruídos tanto nas coisas do alto como nas coisas da terra de forma que elas também sirvam pra glorificar a Deus. Pelas evidências bíblicas parece que a resposta é sim.
VOCÊ ESTÁ LENDO
2ª Apostila - Andando na Verdade Para a Glória de Deus (COMPLETO)
SpiritualMuitos Cristãos acreditam que uma vida Cristã é resumida em cultuar a Deus com outros irmãos, ler a Bíblia e orar. E muitas Igrejas acabaram centralizando suas mensagens apenas nesses aspectos, fazendo com que todos os outros - trabalho, "estudos se...