Lição 05: Chamados Para Viver Para a Glória de Deus

15 1 0
                                    


TEXTO BASE:

"Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus"

1 Coríntios 6.20


INTRODUÇÃO:

Até esse momento nós temos aprendido sobre como Deus tem agido na história do mundo, desde antes mesmo, na eternidade, para ser glorificado em nós por meio do Evangelho de Jesus Cristo, pela ação do Espírito Santo. Tendo em vista que o maior propósito de Deus é ser glorificado em tudo que faz, sendo isso a nossa maior alegria, nós aprendemos também que acabamos falhando com esse propósito por causa do nosso pecado. No entanto, o caminho novamente foi aberto e Deus nos concede passar por ele a fim de voltarmos a viver uma vida para a glória de Deus.

Nessa lição nós iremos ver que, graças ao Evangelho, somos convocados e privile-giados a viver uma vida para a glória de Deus. Veremos o que isso significa, quais ra-zões temos para viver assim e quais meios usamos para tornar isso possível. Espero que Deus nos dê entendimento para nos conduzir no caminho alegre da Sua glória!


1 – O QUE SIGNIFICA VIVER PARA A GLÓRIA DE DEUS?

Como repetidamente estamos falando, nós fomos salvos para a glória de Deus e fomos comprados para glorificar a Deus por meio da nossa vida. E isso em toda a nossa totalidade, tanto no corpo como no espírito. Mas o que significa dizer tudo isso? O que é viver para a glória de Deus?


1.1. É Viver Totalmente Para Buscar Conhecer a Sua Glória:

Assim como Adão em sua criação, agora em Cristo, feitos novas criaturas, fomos salvos para buscar conhecer a glória de Deus revelada em Suas obras e em Seus atributos para O glorificarmos. Foi para isso que recebemos um novo coração: "E dar-lhes-ei coração para que me conheçam, porque eu sou o SENHOR; e ser-me-ão por povo, e eu lhes serei por Deus, porque se converterão a mim de todo o seu coração" (Jr 24.7). Viver para a glória de Deus significa primeiramente viver para buscar conhecer cada vez mais dessa glória, de todo o nosso coração!

Não apenas o Pai declara que deseja nos dar um novo coração a fim de podermos conhecer a Sua glória, mas Jesus também demonstra isso em uma das suas últimas orações por nós, antes da cruz: "Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste" (Jo 17.24). O anseio de Cristo é que nós possamos contemplar a Sua glória. Lembre-se que o Espírito veio habitar em nós também para que pudéssemos conhecer a glória de Cristo a fim de que Ele fosse glorificado (Jo 16.14). Assim como José no Egito quis que seu pai Jacó soubesse de toda a sua glória lá (Gn 45.13), Cristo quer que conheçamos também sobre a sua glória nos céus. Toda a Trindade se importa com esse objetivo.

De igual forma, todos os santos que se converteram dedicaram a sua vida para conhecer mais da glória de Deus. Moisés orou fervorosamente por isso: "Agora, pois, se tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que agora me faças saber o teu caminho, e conhecer-te-ei... Rogo-te que me mostres a tua glória" (Êx 33.13, 18)! Conhecê-Lo e glorificá-Lo! Eis a paixão dos grandes homens de Deus! Diziam uns aos outros: "Conheçamos e prossigamos em conhecer o SENHOR" (Os 6.3)! "Majestade e esplendor há diante Dele, força e alegria, no seu lugar. Dai ao SENHOR a glória devida ao seu nome" (1Cr 16.27, 29)! Quando conhecemos a majestade e o esplendor de Deus, nós O glorificamos por tal glória!

2ª Apostila - Andando na Verdade Para a Glória de Deus (COMPLETO)Onde histórias criam vida. Descubra agora