Lição 03: O Evangelho da Glória

26 2 0
                                    

TEXTO BASE:

"Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto. Nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do Evangelho da Glória de Cristo, que é a imagem de Deus. Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo"

2 Coríntios 4.3-4, 6


INTRODUÇÃO:

O Senhor Deus, Criador de todas as coisas, possuindo um amor incondicional e infinito, criou todas as coisas para Sua Glória. Apesar de toda a criação, assim como os céus, manifestar a glória de Deus (Sl 19.1), aprouve a Ele revelar sua majestade de forma mais plena na bendita Pessoa do Senhor Jesus Cristo. E o ápice dessa manifestação gloriosa e infinita se deu na obra que o Pai confiou ao Filho, a saber: o Evangelho!

Nessa lição estaremos estudando a maior revelação da glória de Deus já dada a nós! Jamais um profeta, um homem, um querubim, um anjo ou qualquer alguma outra criatura celestial manifestou de forma tão densa a glória de Deus do que o Santo Evangelho de Seu Filho Jesus Cristo.


1 – O PROPÓSITO DO CRIADOR E A FALHA DA CRIATURA

Como aprendemos na primeira lição, Deus possui um propósito principal: glorificar o Seu nome ao fazer todas as coisas para Sua glória. E esse propósito não se estende apenas aos céus e a terra, mas também a nós, pois fomos criados para glorificar a Deus (Is 43.7; Rm 11.36). No entanto, nós falhamos terrivelmente em nosso propósito.


1.1. A Falha do Homem em Glorificar a Deus:

Ao criar Adão e Eva, Deus os fez conforme Sua imagem e semelhança (Gn 1.26). E dotados dessa imagem e semelhança, o homem poderia conhecer a glória de Deus de uma forma espetacular. Foi criado com a finalidade de conhecer a Deus nos Seus atri-butos. Possuía uma mentalidade pura para conhecer o puro, e santa para conhecer as coisas santas. No entanto, após serem proibidos de comer da árvore do conhecimento do bem e do mal (Gn 2.16-17), infelizmente o homem e a mulher quebraram o mandamento. Esse fato ficou conhecido como "a queda", "o pecado original". Eles foram criados para glorificarem a sabedoria de Deus e o Seu majestoso conhecimento, mas quiseram buscar sua própria sabedoria e o seu próprio conhecimento, modelando assim o padrão de todos os pecados que viriam: tirar Deus e Sua glória do nosso alvo, estabelecendo nós mesmos e a nossa glória no centro de todas as coisas.

Desde então todos os homens que nascem já nascem em pecado e incapazes de verdadeiramente glorificar a Deus, devido a consequência do pecado, tanto original como pessoal. "Porque todos pecaram e foram destituídos da glória de Deus" (Rm 3.23). Não apenas o homem se tornou incapaz, mas também teve seu desejo pervertido. Paulo afirma que os homens "tendo conhecido a Deus, não O glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu" (Veja Rm 1.21-25). Sabendo que existe sim um Deus, os homens preferem levar uma vida sem O glorificarem como o seu Deus. Dessa forma o caminho da glória foi fechado para ele.

Jesus testemunhou e se irou contra esse mesmo tipo de atitude. Ele sabia que muitos não queriam confessar que acreditavam em suas palavras e tinham vergonha de assumirem isso "porque amavam mais a glória dos homens do que a glória de Deus" (Jo 12.42,43). Davi, pelo Espírito, perguntou até quando os homens iriam levar uma vida onde trocavam a glória de Deus por infâmias, enquanto amavam a mentira (Sl 4.2). Davi não responde, mas João nos revela que até mesmo no fim de todas as coisas, os homens, em seu pecado, ainda não irão querer glorificar a Deus (Apc 16.9).

2ª Apostila - Andando na Verdade Para a Glória de Deus (COMPLETO)Onde histórias criam vida. Descubra agora