Lição 08: Uma Família Para a Glória de Deus

9 1 0
                                    


TEXTO BASE:

"Dai ao Senhor, ó famílias dos povos, dai ao Senhor glória e força."

Salmo 96.7


INTRODUÇÃO:

Quando falamos sobre vida cristã para a glória de Deus, vemos que ela se divide em vários aspectos importantes, tais como a nossa vida estudantil e profissional. No entanto, existe uma área constantemente enfatizada nas Escrituras, possuidora de grande importância para Deus e que se apresenta um desafio para todos nós: a nossa família. E, assim como todas as outras áreas, devemos glorificar a Deus por meio dela.

É muito complicado tratar sobre família em apenas uma lição. Livros inteiros são escritos sobre esse tema. Não apenas sobre esse tema, mas até mesmo sobre partes desse tema, pois diversos livros são escritos sobre ser um marido bíblico ou uma esposa bíblica, sobre criação de filhos, casamento, culto doméstico, etc. Mas nessa lição estaremos estudando sobre as bases desse assunto a fim de que tenhamos um norte sobre como devemos glorificar a Deus em nossas famílias. Mesmo assim, seria muito bom para o leitor buscar outros livros sobre esse tema, pois, sem dúvida, esse é um dos mais importantes da vida cristã.


1 – A CRIAÇÃO E O PROPÓSITO DA FAMÍLIA

Podemos definir família como "um homem e uma mulher unidos em matrimônio, mais (em geral) filhos naturais ou adotivos e, de modo secundário, qualquer outra pessoa com parentesco consanguínio"1. A família é uma instituição divina que merece total atenção. Vejamos um pouco sobre sua criação e qual o seu propósito.


1.1. A Criação da Família:

A criação da família é relatada de forma detalhada no início da Bíblia em Gênesis 2. É muito importante entendermos como Deus criou a família. Ali no Jardim do Éden não está apenas a história e a origem familiar, mas o padrão e o modelo que Deus deseja que sigamos. Quando os fariseus foram perguntar para Jesus sobre divórcio, a sua resposta foi levá-los de volta ao Jardim e mostrar como a família foi criada por Deus (Mc 10.6-9). Da mesma forma fez o Apóstolo Paulo ao ensinar sobre casamento (Ef 5.31). Gêneses 2 não é apenas a instituição da família, mas o padrão bíblico de uma família criada segundo a vontade de Deus.

Uma leitura rápida em Gênesis 1 e 2 faz com que percebamos a enorme diferença entre a criação de tudo e a criação da família. Praticamente para cada coisa que Deus fazia, as Escrituras diziam: "E viu Deus que era bom". Mas ao criar o homem, um enfático "não" é dito por Deus em contraposição a tudo que Ele havia feito de bom até ali: "Não é bom que o homem esteja só". Após essa declaração, Deus continua: "far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele" (Gn 2.18). Então depois de criar a mulher, a ordem de Deus foi para que se multiplicassem (Gn 1.28). Assim Deus instituiu a família.

É interessante que no casamento segundo a criação de Deus, o Senhor não criou um amigo para Adão a fim de lhe dar companheirismo, mas uma esposa. Dessa maneira vemos que não somos um com ninguém nesse mundo a não ser com a pessoa que estamos casados. Ela deve ser o nosso próximo mais próximo. Mas não apenas isso, Deus também não criou uma criança, mas uma mulher, excluindo assim a pedofilia; não criou outro homem, evitando então o homossexualismo; não fez duas mulheres, deixando de lado a poligamia; e nem mesmo uma menina, pois o início de uma família não deveria começar com imaturidade. Deus criou um homem e uma mulher confor-me Sua sabedoria e Sua vontade. Dessa forma Deus construiu a família.

2ª Apostila - Andando na Verdade Para a Glória de Deus (COMPLETO)Onde histórias criam vida. Descubra agora