TEXTO BASE:
"Anunciai entre as nações a sua glória; entre todos os povos, as suas maravilhas"
Salmo 96.3
INTRODUÇÃO:
Uma das ordens mais claras na Bíblia para os Cristãos é pregar o Evangelho a toda criatura (Mc 16.15), fazer "discípulos de todas as nações" (Mt 28.19), ser uma testemunha de Cristo até aos confins da terra (At 1.8), pregando o Evangelho de Jesus, "o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações" (Lc 24.47). E se você está em uma Igreja Bíblica com certeza está familiarizado com esses manda-mentos e sabe que esse é um dos deveres mais importantes da Igreja. Paulo chegou até a dizer que essa ordem é uma obrigação, e ai dele se não obedecesse (1Co 9.16)!
O que parece não estar muito claro atualmente é a razão pela qual pregamos o Evangelho e aquilo que deveria nos incentivar a pregar. É por isso que há dezenas de pessoas que sabem que precisam evangelizar, mas não estão evangelizando, ou quando dizem que não sabem então não se importam em aprender. E mesmo com toda essa ênfase, onde dizem até mesmo que o evangelismo é o maior alvo da Igreja, acabamos esquecendo aquilo que realmente deveria ser o nosso alvo: a glória de Deus.
Nessa lição estaremos estudando sobre como a glória de Deus e o evangelismo se une no coração do cristão que deseja viver para a Sua glória. Veremos como podemos evangelizar de uma forma que Deus seja glorificado e como a Sua glória pode ser o combustível que nos transforma em homens e mulheres que levam a Sua Palavra.
1 – O PROPÓSITO DE DEUS E O MARAVILHOSO EXEMPLO DE CRISTO
O Evangelho de João mostra Jesus ordenando os discípulos a pregar o Evangelho da mesma forma como Deus o havia mandado (Jo 20.21,22). O nosso Senhor se coloca como o exemplo que devemos seguir, não apenas com relação a obra de ir, mas também com suas mesmas motivações. Nesse tópico veremos qual o propósito de Deus no evangelismo e como Cristo viveu esse propósito, nos dando Seu exemplo.
1.1. O Propósito de Deus no Evangelismo:
Na lição 01 nós aprendemos que o maior propósito de Deus em tudo que faz é glorificar a si mesmo ao revelar Sua glória a nós. E o evangelismo também serve a esse propósito. O objetivo de Deus é ser glorificado em todas as nações: "Mas desde o nascente do sol até ao poente será grande entre as nações o meu nome; e em todo lugar se oferecerá incenso ao meu nome, e uma oferta pura; porque o meu nome é grande entre os gentios, diz o Senhor dos Exércitos" (Ml 1.1). Ele procura ser glorificado por todas as tribos, povos e grupos de pessoas que Ele criou, pois Ele as criou para Sua glória (Is 66.18-19; Sl 100; 2.10-12; 47.1-2; 66.1-2; 67.3-5). E no fim esse propósito irá ser alcançado, pois João viu "uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas mãos" (Apc 7.9). E essa multidão estava lá para glorificar a Deus, a razão pela qual foram salvas.
Isso significa literalmente que nesse exato momento, enquanto você ler, a ação de Deus no mundo é para, por todos os meios e de todas as formas, glorificar a si mesmo. Ele está sustentando missionários para Sua glória, levando pessoas ao evangelismo para Sua glória, trabalhando inteiramente para fazer Sua glória conhecida as pessoas. E como vimos na lição 01, isso não exclui Seu amor pelas pessoas, mas na verdade manifesta o quanto Ele nos ama. Assim como nós, nenhuma pessoa é digna de ver a glória de Deus (Rm 3.23), mas Deus busca revelar a Sua glória por meio da salvação de pecadores. Esse é o principal, primeiro e maior objetivo de Deus: fazer para si um nome glorioso. Evangelismo não trata de pessoas perdidas apenas, mas acima de tudo trata da glória de Deus, a razão máxima pela qual Deus nos manda evangelizar.
VOCÊ ESTÁ LENDO
2ª Apostila - Andando na Verdade Para a Glória de Deus (COMPLETO)
SpiritualMuitos Cristãos acreditam que uma vida Cristã é resumida em cultuar a Deus com outros irmãos, ler a Bíblia e orar. E muitas Igrejas acabaram centralizando suas mensagens apenas nesses aspectos, fazendo com que todos os outros - trabalho, "estudos se...