Lição 07: Trabalhando Para a Glória de Deus

11 1 0
                                    

TEXTO BASE:

"Porque, quando ainda estávamos convosco, vos mandamos isto, que, se alguém não quiser trabalhar, não coma também"

2 Tessalonicenses 3.10


INTRODUÇÃO:

Certa vez um pregador chamado Leonard Ravenhill disse: "Você tem apenas 24 horas em um dia. Geralmente é tirado 8 horas para dormir, 8 horas para trabalhar e resta mais 8 horas. Se você colocar isso em anos e digamos que você viverá assim durante 60 anos, isso significa que 20 anos você dormirá, 20 anos você irá trabalhar e sobrará mais 20 anos". Em outras palavras, o tempo que gastamos ou iremos gastar em nossos trabalhos é cerca de um terço do nosso estilo de vida. Podemos até mesmo passar mais ou menos horas dormindo, mais ou menos horas fazendo qualquer outra coisa, mas as 8 horas separadas para o nosso trabalho, essa geralmente é mantida.

Como vimos na lição passada, a forma como a nossa sociedade se encaminha é para que nós possamos estudar a fim de exercemos alguma profissão futuramente. E isso não é apenas algo visto na sociedade, mas, como aprendemos, reflete a própria vontade de Deus. No entanto, devido os cuidados da nossa vida terrena, os perigos que rodeiam os trabalhadores não são nada diferentes daqueles perigos que rodeiam os estudantes. A grande dificuldade entre unir vida espiritual e vida profissional parece ser tão dificultosa quanto unir vida espiritual com a vida estudantil.

Há muitos que se sentem mal espiritualmente porque sua vida profissional não parece lhe permitir ter um momento mais íntimo com Deus como eles gostariam, tal como dedicar horas estudando as Escrituras. Outros pensam que, por saírem tarde do serviço e não poder comparecer ao início dos cultos, o seu relacionamento com Deus pode acabar sendo comprometido. O trabalho passa então a ser visto como um empe-cilho, algo que deve existir apenas porque é obrigado para termos dinheiro a fim de sustentar a nossa casa. Existe até mesmo quem pense que o trabalho é resultado direto da queda de Adão e que agora sofremos o castigo ao sermos obrigados a trabalhar! Com certeza esse é um tema importante e que merece a nossa atenção!

Mesmo com tudo isso, nossos empregos realmente fazem parte de quase um terço do nosso estilo de vida e não podemos simplesmente jogá-lo fora. Como Cristãos que desejam glorificar a Deus em tudo que fazemos, o trabalho também deve ser usado para glorificar a Deus. Mas como podemos glorificar a Deus através do trabalho? É o que iremos aprender nessa lição.


1 – UMA VISÃO BÍBLICA DO TRABALHO

O nosso texto-base está inserido em um contexto bem interessante. Os irmãos de Tessalônica são conhecidos na Bíblia por terem uma curiosidade em aprender sobre a segunda vinda de Jesus. Essa foi uma das razões para Paulo ter escrito a primeira carta aos Tessalonicenses. Não sendo a primeira carta suficiente para tirar todas as dúvidas, Paulo escreve essa segunda carta praticamente inteira sobre a volta de Cristo. E é no meio de uma carta como essa que encontramos uma exortação bem estranha enfatizada por Paulo dentro de vários versículos. Essa exortação praticamente se resume ao fato de que os irmãos de lá deveriam trabalhar!

Muitas coisas são ditas sobre o porquê que aqueles irmãos estavam deixando seus empregos. Uma delas é que o fato de estarem tão ansiosos pela volta de Cristo os fazia ter uma visão errada sobre o trabalho. Eles não queriam ser achados por Jesus em sua vinda ocupados em seus afazeres diários, mas sim estudando, orando e até evangelizando. O trabalho estava sendo visto como algo sem relevância para a volta de Cristo. No entanto, não foi isso que Paulo pensou! Eles precisavam de uma visão bíblica do trabalho! Essa visão bíblica sobre trabalho pode ser aprendida em 3 pontos:

2ª Apostila - Andando na Verdade Para a Glória de Deus (COMPLETO)Onde histórias criam vida. Descubra agora