Lição 12: Discipulando Para a Glória de Deus

9 1 0
                                    

TEXTO BASE:

"E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto, ide e fazei discípulos de todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!"

Mateus 28.18-20


INTRODUÇÃO:

Em todo o ministério de Cristo, sendo seguido por multidões, fazendo grandes mila-gres, expulsando demônios e pregando o Evangelho, um dos seus grandes objetivos bem declarados era a obra de discipulado. Não estava satisfeito apenas em ser seguido por curiosos e necessitados, mas queria discípulos (Lc 14.25-33)1. Esse interesse era central. Ele dizia aos judeus que criam Nele: "Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos" (Jo 8.31). E após Sua ressurreição, Ele deixou essa ordem para que a Igreja continuasse a fazer como Ele fazia.

Nessa lição estaremos estudando sobre a importância do discipulado na vida de um Cristão que deseja viver para a glória de Deus e como ele deve ser praticado na vida da Igreja. Que a nossa vida na terra possa buscar ser como a vida do Filho de Deus quando esteve aqui: fazer discípulos para a glória de Deus.


1 – O QUE É DISCIPULAR?

Nesse tópico iremos ver o que é o discipulado em três perspectivas diferentes: com relação a Grande Comissão, na vida da Igreja e no ministério individual dos crentes.


1.1. Discipular é o Coração da Grande Comissão:

Em nosso texto-base está escrito aquilo que nós chamamos de Grande Comissão, ou seja, a grande ordem de Cristo dada ao Seu corpo, a Sua Igreja. Se perguntarmos para as pessoas o que significa a Grande Comissão, a maioria irá dizer que é a ordem de Cristo para irmos evangelizar os perdidos. Talvez devido a forma como o texto está estruturado no português, a grande ênfase dada pelas pessoas no texto é o "ide", o evangelismo. Ele tem sido usado como base para tratar de evangelização por centenas de pregadores nesses dias. No entanto essa não é a ênfase que Cristo deu nele.

O texto grego de Mateus 28.18-20 revela que o verbo principal dessa passagem é "fazei discípulos", que conta com três particípios subordinados e ligados a ele: indo (ou "à medida que você vai"), batizando e ensinando. O único imperativo do trecho é o discipulado, mostrando assim que o alvo principal da passagem não é ir, nem batizar ou ensinar, mas discipular. Em outras palavras, a Grande Comissão é que devemos fazer discípulos. Como? Indo, batizando e ensinando, tendo cada uma dessas funções o objetivo de fazer com que o discipulado aconteça e se desenvolva.

A forma como a Igreja Primitiva recebeu essa ordenança revela que realmente o discipulado era a prioridade. A sua preocupação não era apenas de anunciar o Evangelho aumentando o número de convertidos, mas a obra de discipulado que aumentava o número de discípulos (At 6.1, 7). Lucas descreveu como era a estratégia de Paulo naqueles dias: "E, tendo anunciado o Evangelho naquela cidade e feito muitos discípulos, voltaram para Listra, Icônio e Antioquia, confirmando os ânimos dos discípulos, exortando-os a permanecerem na fé" (At 14.21-22). Ele não deixava uma cidade após simplesmente evangelizar, mas ensinava tudo que era útil, não apenas publicamente, mas nas casas dos irmãos (At 20.20), a fim de que se tornassem verdadeiros discípulos do Senhor Jesus. Seu entendimento sobre a Grande Comissão não era apenas ir para pregar, mas para discipular.

2ª Apostila - Andando na Verdade Para a Glória de Deus (COMPLETO)Onde histórias criam vida. Descubra agora