TEXTO BASE:
"Anda com os sábios e serás sábio, mas o companheiro dos tolos será afligido"
Provérbios 13.20
INTRODUÇÃO:
Na lição anterior nós aprendemos como Deus instituiu a família ao criar o homem e a mulher, unindo-os em matrimônio. A razão que vimos é porque Deus não achou bom que o homem estivesse só, pois o homem foi criado conforme Sua imagem e seme-lhança (Gn 1.26). Isso significa que certas características que Deus possui foram dadas a Adão em sua criação. Uma delas podemos chamar de sociabilidade, a inclinação para se relacionar com outras pessoas como ele. Isso está baseado na Trindade divina, onde, por toda a eternidade, o Pai, o Filho e o Espírito mantêm comunhão uns com os outros em perfeito amor. Apesar de ter os animais, Adão precisava de alguém como ele, osso dos seus ossos. E essa necessidade foi passada a todos os homens.
Nós somos por natureza seres relacionáveis. E através desses relacionamentos nós influenciamos e somos influenciados. Muito do que somos hoje é graças as pessoas que nos cercam, seja de forma negativa ou positiva, desde coisas simples, como o costume de falar certas gírias porque algum amigo nosso fala, até coisas mais importantes, como uma forma de ver o mundo que é passada a nós.Por conta disso, devemos tomar muito cuidado com as pessoas que fazem parte do nosso rol de amizade. Nessa lição estaremos estudando como podemos glorificar a Deus por meio de nossas amizades, aprenderemos sobre como devemos tratar os nossos relacionamentos perigosos e a importância de termos amigos piedosos.
1 – RELACIONAMENTOS PERIGOSOS
O primeiro tipo de relacionamento que devemos aprender são aqueles classificados como perigosos. Existem muitas amizades assim e elas trazem consequências ruins, pois, como diz o provérbio, "o companheiro dos tolos será afligido". E esses relacionamentos são os mais difíceis de serem reconhecidos. O Apóstolo Paulo escreveu assim sobre eles: "Não vos enganeis: as más companhias corrompem os bons costumes" (1Co 15.33). Outras versões dizem "as más conversações" no sentido de conversas que são tidas por pessoas que são nossas companheiras, amigas.
O que é interessante na declaração de Paulo é como ele a introduz: "não vos enganeis". Esse é um tipo de assunto que é muito fácil as pessoas se enganarem. Não são poucas as que acham que são imunes a influencias pecaminosas e pensam que tal coisa é apenas zelo excessivo. Muitos que possuem amizades queridas, embora façam mal, pensam que estão dominando a situação, conseguindo manter a piedade e jamais imaginam que certos pecados que possuem são geralmente influenciados por terem contato com essas amizades. É muito fácil ser enganado nessa área, pois gostamos de andar nela pelos nossos sentimentos em vez de usarmos a nossa razão. Mas para um Cristão que deseja glorificar a Deus, devemos ser transformados pela renovação da nossa mente para experimentarmos a boa, perfeita e agradável vontade de Deus sem nos conformarmos com esse mundo (Rm 12.2). Vejamos então dois tipos de relacionamentos que não devemos ter comunhão por serem perigosos à nossa vida espiritual:
1.1. Relacionamento Com Ímpios:
O primeiro tipo de amizade que devemos evitar é com pessoas ímpias. Podemos definir um ímpio como aquele que ainda não se arrependeu dos pecados para crer em Cristo, ou seja, alguém que de fato ainda não é um Cristão. No entanto, isso não significa que não devemos ter contato com eles, pois senão teríamos que sair do mundo (1Co 5.10), afinal nós vivemos em uma sociedade mundana onde compramos, trabalhamos e estudamos com pessoas assim. O que as Escrituras ordenam é que não devemos ter uma amizade, uma intimidade ou uma comunhão com ímpios. Por quê?
VOCÊ ESTÁ LENDO
2ª Apostila - Andando na Verdade Para a Glória de Deus (COMPLETO)
SpiritualMuitos Cristãos acreditam que uma vida Cristã é resumida em cultuar a Deus com outros irmãos, ler a Bíblia e orar. E muitas Igrejas acabaram centralizando suas mensagens apenas nesses aspectos, fazendo com que todos os outros - trabalho, "estudos se...