Lição 13: A Esperança da Glória - A Consumação de Todas as Coisas

11 2 0
                                    


TEXTO BASE:

"Porque a terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor, como as águas cobrem o mar"!

Habacuque 2.14


INTRODUÇÃO:

Certa vez um homem de Deus, um puritano chamado Christopher Love, resolveu pregar dez sermões sobre as glórias do céu, baseado apenas em Colossenses 3.4. Suas mensagens foram impactantes, seus ouvintes ficaram chocados com a majestade futura que aguarda os cristãos e os ímpios ficaram aterrorizados ao saber que verão uma terrível santidade em glória que dissipará o reino das Trevas, cuja vontade eles ainda estavam presos. Foram mensagens poderosas pregadas por esse homem.

A história revela que tempos depois Love foi condenado à morte por decapitação, acusado de traição ao governo, mas por pura tirania deste, conforme os estudiosos. Na noite anterior à sua morte, no último encontro com sua esposa, ele disse: "Assim que minha cabeça for separada do meu corpo, ela será unida a Cristo, meu cabeça no céu, e estou convicto de que amanhã subirei até Tower Hill para ser eternamente martirizado para meu Redentor, tendo tanta alegria quanto a que tive quando fui à igreja de Giles para me casar contigo"1! Ele sabia sobre a glória que lhe aguardava! Ele havia pregado sobre ela, havia meditado sobre ela e agora esperava animado por ela. E esse privilégio, essa certeza e essa visão gloriosa, não foi algo dado apenas a Love.

Nessa última lição veremos que no fim de tudo o nosso Senhor consumará todas as coisas para Sua glória. O Seu propósito de ser glorificado não será abalado pelo pecado do homem, nem pelas ciladas do diabo e nem pela ira dos demônios! No fim, todos os seus planos sairão conforme Seu desejo, conforme "o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade" (Ef 1.11). "Porque o Senhor dos Exércitos o determinou; quem o invalidará? E a sua mão estendida está; quem pois a fará voltar atrás?" (Is 14.27). Nenhum dos seus propósitos pode ser impedido (Jó 42.2). Aquele que planejou ser glorificado diante de toda a terra fará isso acontecer "porque a terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor, como as águas cobrem o mar"! Louvado seja Deus! E como será grande a nossa alegria naquele Dia!


1 – SE GLORIANDO NA ESPERANÇA DA GLÓRIA DE DEUS

Paulo escreveu em Romanos 5.2 que graças a nossa justificação podemos nos gloriar na esperança da glória de Deus. Nesse ponto estaremos aprendendo como essa esperança é certa e como seremos glorificados com Cristo.


1.1. A Certeza da Nossa Esperança:

Como Paulo diz, a nossa esperança é a esperança da glória de Deus, ou seja, a esperança de podermos futuramente contemplar Sua glória de forma plena, de acordo com aquilo que Ele planejou na eternidade. Obviamente é uma promessa sobre a vida eterna, mas que ao mesmo tempo é a própria vida eterna! A vida eterna prometida a nós é podermos contemplar Sua glória. Afinal, como poderíamos chamar de vida aquilo que não inclui a glória majestosa de Deus? Fora dessa glória tudo é morte.

Em Tito Paulo muda o termo "esperança da glória" para "esperança da vida eterna" (Tt 1.2; 3.7). Significam basicamente a mesma coisa, tanto que o conceito de glória está completamente envolvido em sua mente ao falar de eternidade, pois nos ensina na mesma carta a estarmos "aguardando a bem-aventurada esperança e o apareci-mento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo" (Tt 2.13)! Em 1 Tessaloni-censes 5.8 o capacete da armadura cristã é descrito como "a esperança da salvação". Seu anseio é que nós, os crentes em Cristo, possamos conhecer "a esperança da [nossa] vocação e quais as riquezas da glória da [nossa] herança nos santos" (Ef 1.18). Ambos em união: vida eterna e visão de glória! Essa deve ser a nossa esperança, o nosso anseio, o nosso desejo, a razão de querermos entrar na vida eterna: contemplar a glória de Deus de forma majestosa! Temos uma pequena visão dessa glória eterna aqui, mas nos espera algo maravilhoso lá! Foi por isso que Jesus orou (Jo 17.24).

2ª Apostila - Andando na Verdade Para a Glória de Deus (COMPLETO)Onde histórias criam vida. Descubra agora