Cinco - E você foi deixado para trás

1.8K 177 12
                                    

Hatake Kakashi esperava pacientemente que Sasuke parasse de chorar. Ele fora visitar o Uchiha quando saiu de sua sala, esperando poder conversar de forma calma com o moreno. Kakashi dera tempo para que seus antigos alunos conversassem entre si - o que acabou incluindo Sai, mesmo que tivesse ficado surpreso ao saber que o garoto pálido conversara mesmo com Sasuke - para ter sua vez. Mesmo assim, adiou aquela conversa o quanto pôde, visto que o moreno já havia voltado há uma semana e, mesmo que quisesse colocar a culpa em seu trabalho, já que realmente andava bem ocupado, sabia que também estava com medo de concretizá-la.

Ali, sentado no sofá do mais novo, o Rokudaime só conseguia pensar em uma coisa: Sasuke estava chorando. Chorando. Se havia algo que Kakashi jamais pensou em ver, era Sasuke chorando. Ele era um Uchiha e Uchihas nunca choravam. O Rokudaime se sentia triste, afinal, mesmo que o moreno não tenha dito uma palavra sequer, sabia porque ele estava naquela situação.

Pessoas machucam pessoas.

Sasuke machucou pessoas.

Sasuke agora era machucado de volta.

Kakashi pensou no ciclo do ódio. Ele não queria, mas foi quase inevitável, porque parecia que, justo quando tudo estava se acertando, quando o mundo finalmente alcançava a paz, a tristeza e o ódio começavam a surgir outra vez. Aquilo era o que o Rokudaime menos queria, que o odioso e vicioso ciclo voltasse e ameaçasse tudo o que foi construído.

Não sabia o que fazer para acalmar o antigo aluno, era estranho não conseguir fazer isso, mas o Uchiha era um adulto agora, não mais a criança a quem ensinara o chidori. Tudo havia mudado.

Enquanto pacientemente esperava o moreno se acalmar, um devaneio veio à mente do Rokudaime. Ele pensou em tudo o que acontecera desde o final da Guerra. Lembrou-se de Naruto. Era estranho, mas não conseguia evitar que sua mente voltasse a ele, porque mesmo que ele ainda fosse aquele jovem radiante e barulhento e extrovertido, algo havia mudado nele. Mesmo que o garoto - agora homem - ainda fosse como o mais brilhante raio de sol, Hatake conseguia ver com clareza as cicatrizes deixadas por todos os anos de luta dele; não apenas a ausência de seu braço direito, agora com uma prótese, mas pelo brilho de seus olhos, que permanecia lá, mas agora um pouco menos. A guerra muda as pessoas, a guerra mudou Naruto.

Suspirou alto, chamando a atenção do outro; a expressão de Sasuke fazia parecer que ele não se lembrava de ter outra pessoa ali, e seu rosto ficou corado pela vergonha. Ele enxugou as lágrimas com rapidez, virando-se para o antigo professor e forçando um sorriso. Sasuke quase nunca sorria, mas Kakashi o conhecia o suficiente para que, quando o fizesse, soubesse se era verídico ou não. Aquele não era.

- Não sei se prefiro você se fazendo de indiferente ou forçando um sorriso. - O mais velho falou primeiro.

- Se veio me criticar, melhor começar logo.

- Vim saber como você está.

- Você é o primeiro, então.

- Sabe... - Kakashi suspirou. - Naruto e Sakura sempre foram os que mais seguiam as emoções; muitas coisas podem ter mudado, mas isso não.

- Hm.

- Voltando a fingir indiferença? - O Hokage riu.

- Eu sei que eles precisavam desabafar. - O Uchiha voltou a falar, depois de longos segundos de silêncio entre eles. - Por isso deixei que falassem o quanto quisesse, mas não quer dizer que não doeu. Mesmo assim, eu entendo. Eles sempre pareciam engolir todas as minhas merdas e lutar por mim, agora eles apenas jogaram para fora tudo que os sufocava.

- Então?

- Então, quando tudo se acalmar, eu vou conversar com eles outra vez. Não vou ser inocente ao ponto de pensar que tudo vai voltar a ser como era no inicio, porque eu sei que não vai, mas quero que sejamos capazes de, pelo menos, viver em paz aqui na vila. Sem mágoas e sem ódio.

- Entendo. - Foi tudo o que o platinado conseguiu dizer.

- Acha que eles podem me perdoar? - A esperança nos olhos ônix quase fez Kakashi chorar, aquele assunto era tão delicado.

- Talvez. Mas precisa ter em mente que, mesmo que eles o perdoem, não vão esquecer.

Depois da conversa tranquila, e de uma xícara de chá calmante, Kakashi voltava para a Torre Hokage. Era fim de tarde, o sol dizia adeus para aquele dia com lentidão e graça. A brisa fria bateu em seu rosto, o verão estava indo embora e o outono batia às portas, trazendo o frio que o Hatake passara a amar. Quando chegou em seu escritório, passou a olhar para a vila através dos vidros das janelas, admirando a calmaria que a vila adquirira depois de todo o transtorno da Guerra. Sentiu que havia mais alguém com ele e sorriu nostálgico, imaginando ser Obito, preocupado consigo.

- O que acha que vai acontecer agora, Obito?

Não obteve resposta, mas também não esperava por uma. Ficou ali até a noite chegar com todo o seu esplendor, imaginando como seria quando, no futuro, abdicasse do cargo de Hokage e este fosse passado a Naruto. Muitas questões, muitas suposições. Esperava que, até lá, tudo estivesse resolvido. Tempos de paz, desejava que continuasse assim.

Ainda havia um longo caminho pela frente.

Quando você se foiOnde histórias criam vida. Descubra agora