Cap 12. Carta para a garota que foi mãe antes de ser filha ou neta.

39 1 0
                                    


  Maria Maluca... Oi, se você está lendo essa carta é porque eu já não estou mais viva e você a encontrou no meio das minhas coisas na casa que eu te deixei como herança...

  Eu estou te escrevendo hoje, me recordando do desenho das letras, pois eu já não enxergo mais... Essa maldita doença tomou os meus olhos de mim, mas eu preciso dizer que eu ainda vejo você.

  Malu, eu não sei quando vai acontecer, mas eu sei que cedo ou tarde, eu vou morrer e que fisicamente, eu vou me separar de você e eu preciso te agradecer por cuidar de mim, cuidar de mim até o meu último momento, pois eu sei que será você ao meu lado até o dia em que eu vou dormir para sempre, porque você é assim...

  Minha querida, você sempre foi de todas as mulheres de nossa família a mais responsável, você sempre foi mulher antes de ser menina, foi mãe muito antes de ser filha ou neta... Eu me lembro de quando você ainda era criança,  me recordo de sua preocupação em me cobrir com uma coberta sempre que eu adormecia no sofá, enquanto eu ouvia as músicas antigas tocadas no rádio.

  Malu, você sempre cuidou de mim, de todos nós, eu me lembro das suas noites sem dormir, preocupada com as viagens que a sua mãe fazia sem dinheiro e sem destino... Mas chegou o momento de você se cuidar sozinha... Eu não estou mais aqui para tentar te transformar em menina.

  Acho que de todas as coisas mais difíceis que eu já te pedi, essa será a mais complicada... Normalmente, as pessoas dizem: Fique firme, seja forte, amadureça... Mas não para você Malu, eu não te desejo força, você já foi forte demais e já cuidou demais... Eu desejo que você desabe, respire, chore, grite... Quando chegar a hora e eu não estiver mais aqui, eu preciso saber que você será um pouco mais menina e menos mulher, que você vai deixar que cuidem de você.

  Eu estou te deixando a minha casa, para que você se lembre de mim, mas mais do que isso, para que você se lembre de que você tem um abrigo, um lugar onde você pode ser frágil sem nenhum empecilho... O ateliê é seu, quero que use aquele espaço para sonhar os seus sonhos mais bonitos, para alcançar um voo sem destino.

  Malu, eu quero que você pare de pensar se é certo ou errado, eu quero que você se dê o seu melhor abraço... Eu quero que você seja feliz e lute por essa felicidade com unhas e dentes, se não está bom, desconstrói e tente montar alguma coisa completamente diferente.

  Eu vejo você e você não está contente... É a menina Raquel, não é? Você ainda pensa nela e no e se? Sim Malu, eu sempre soube que você era diferente, que não gostava de garotos, mas que gostava de gente... Sim eu sei, você prefere mulheres e isso nunca foi e nunca será uma questão entre nós e eu sei que você nunca falou disso antes, porque não sabia exatamente como me contar.

  Minha neta querida, que bobagem, eu nunca iria te julgar, minto... Eu iria sim, mas não por não me contar, mas sim por não se entregar... Malu, não importa se é a Raquel ou com quem será, mas eu preciso que você entenda que só vai dar certo se você tentar e tentar de verdade, sem temer se machucar, porque pode acontecer, mas o ponto é conseguir aproveitar, se sentir livre para deixar rolar.

  Eu não estou mais aqui, mas eu preciso que você entenda que existem outras pessoas que podem te abraçar, outras pessoas em quem possa confiar, que valham a pena... Então se permita viver, se permita procurar e encontrar outras pessoas com quem possa contar... Gente com quem você possa dividir o peso, onde você possa ser quem quiser ser, sem se importar em prever  se vai ser sério demais ou certo demais...

  Para sempre e nunca mais são tempo demais... Malu, se permita viver um dia de cada vez, mas viva esse dia em sua plenitude, não pense em excesso, se permita sentir o sabor da surpresa do amanhã, você não precisa ter todas as respostas sempre e nem ser adulta sempre.

   Eu quero que você seja feliz, eu desejo a você a plenitude de ser quem é e isso significa sentir, Malu. Seja você, seja menina, mulher, mãe, filha, neta,amante, mas seja, não se esconda por detrás de seus próprios olhos, faça valer a pena... Seja o seu quadro mais bonito, veja bem, eu disse o mais bonito e não o mais perfeito.

  Maria Luiza, Malu, minha Maria Maluca, minha neta que eu amo tanto, eu sei que não é fácil, a minha caminhada pela terra está terminando, mas a sua está apenas começando, então siga em frente  e faça o seu próprio caminho...

  Eu te amo minha neta e nessa tua estrada, eu te desejo: Vai com Deus minha querida, vai viver e seja feliz.

  Com amor, vovó.

Sobre nós: Cartas para as mulheres que amei. (Esconderijo- a série.)Onde histórias criam vida. Descubra agora