Oi minha filha... Uau... Foram tantas palavras... Maria Luiza pegue uma xícara de chá de camomila e venha se deitar no meu colo, deixa eu te fazer um cafuné e dizer que vai ficar tudo bem, que você é e que sempre será a minha menina.
Eu errei muito nessa vida, muito mesmo, principalmente com você. Então quem sou eu para te condenar? Quantas vezes, não fui eu a mulher que voltava a ser menina e que tomava um porre no meio de uma crise existencial?! Foram muitas vezes...
Sabe minha filha, eu poderia te pedir perdão por ter sido distante às vezes, ou por não ter sido perfeita, não ter sido uma mãe exemplar que ia a todas as festas do colégio, mas eu não vou fazer isso... Eu sinto muito que eu tenha te machucado, que eu tenha te feito esperar quando eu não tinha nem a pretensão de chegar, mas eu não me arrependo... Não me leve a mal, mas acho que no final das contas, de todas as perguntas que você me fez, a resposta mais sincera que eu posso te oferecer é... Sem arrependimentos.
Filha, ninguém nasce sabendo viver, ninguém nasce sabendo cumprir papéis, ser mãe não é algo que está pronto, não é como se você tivesse um bebê e automaticamente você soubesse o que fazer, ou que você conseguisse ir ao supermercado e ali tivesse uma mistura pronta para te tornar uma mãe instantânea... Ou ir a uma livraria e encontrar um livro de receitas de como fazer funcionar... Eu não estou me justificando, eu fui a mãe que eu consegui ser e esse é o ponto, você é a mulher que conseguiu ser.
Eu não me arrependo das coisas que fiz, porque quando eu as fiz, era como eu conseguia fazer ou era como eu desejava fazer. Talvez eu me arrependa de algumas consequências, mas como eu iria saber dos estragos sem viver?
Malu, eu vivi grandes amores, eu tentei ser feliz com cada partezinha de mim e isso não significa que eu não sofri, ou que não paguei caro por algumas escolhas que eu fiz, mas se eu puder te aconselhar, faça terapia. Estar consciente é o segredo.
Filha, você sempre vai poder contar comigo, pode correr para o meu colo e ficar ali até adormecer, porém em algum momento você vai precisar levantar e reagir, porque por mais que eu te ame, eu não posso existir por você...
Terapia, para te ajudar a levantar, para você se aprender, se descobrir, para te ajudar a viver... Um espaço só seu, onde você consiga se olhar sem se julgar ou se culpar, um lugar onde você consiga se abraçar, onde consiga aprender a se amar e a se cuidar.
Maria Luiza, ter consciência de quem você é ou de quem está sendo, te faz ser mais senhora de si e te ajuda a pegar mais leve consigo mesma, o mais importante é não parar, é não desistir de se melhorar a cada dia... Sabe, a gente tem a mania burra de achar que doer é bonito, de que sentir dor é melhor do que não sentir nada... Talvez até seja bem mais bonito isso mesmo em um poema ou em uma obra de arte, mas a que preço, Malu?
Para mim bonito é ser, viver um dia de cada vez, se olhando e se respeitando... O que passou, passou e não adianta se cobrar demais e se maltratar, pagando por uma dívida que já foi paga há muito tempo atrás... Consciência Malu, de que nem tudo foi do jeito que gostaríamos que tivesse sido e que está tudo bem, porque não existe uma única maneira correta de ser.
Chega de remoer passados e se perguntar e se? Amor é colorido e não se constrói somente com o amarelado do tempo... Amor não é fixo, ele é e sempre estará em movimento... Que Medo é esse de amar? De se entregar? Filha, eu não sei se eu tenho muita coisa para te ensinar, mas talvez eu consiga te dizer algo que te ajude a se acalmar... Está tudo bem errar.
Eu te amo Malu, eu te amo muito e eu sempre vou te amar, me dá medo perceber que talvez pelas minhas escolhas, eu tenha te feito sofrer, mais até do que eu imaginei que pudesse fazer, mas ainda assim, filha, a vida é muito curta para se ter medo de viver.
Não se cobre demais, não tenha medo de escolher e se der errado, pelo menos, vai ter te ensinado algo... Eu estava arrumando a casa da sua avó e encontrei algo endereçado a você... E eu me lembrei de algo que a minha mãe sempre me dizia cada vez que eu me despedia dela... Ela dizia: Vai com Deus minha filha, vai viver e seja feliz.
Então é isso minha filha, vai viver, vai ser feliz e mesmo que em algum momento, tenha parecido que não, Malu eu estou e sempre estarei aqui para você.
Beijos, eu te amo muito.
Ass. Mamãe.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Sobre nós: Cartas para as mulheres que amei. (Esconderijo- a série.)
Romansa"A tela em branco e a ponta do pincel sujo com tinta seca... Olhos cansados que transbordam sem transbordar, palavras engasgadas que eu não consigo falar, saudade adormecida que precisa acordar." Se você recebesse uma carta de alguém que passou po...