Este livro se trata de uma tentativa desesperadora de entender a graça de Deus. Pretendo que o leitor, mergulhe comigo na profundidade do tema e tentemos responder alguns breves questionamentos.
Não poucas vezes, fico estarrecido da forma que esta tal graça atua. Sabendo do nível da nossa pecaminosidade e que ainda somos deveras ingratos diante de todas as benevolências por Ele a nós concedida, fica notório que se a graça funcionasse como "troca de favores" estaríamos perdidos. Por quantas vezes, nós estávamos agindo contra a vontade dEle ,mas mesmo assim os Céus se moveram em favor de nossas vidas? Creio que isso não é uma experiência que se restringe a mim apenas. Vejamos na Bíblia por exemplo a Davi, se pontuarmos seus erros, Davi transgrediu mais do que o próprio Saul, mesmo assim, foi o maior rei da história de Israel, recebeu o título de "Homem segundo o coração de Deus" (a saber, título dado pelo próprio Soberano) , porfim ainda recebeu a dadíva de ser citado com destaque na genealogia de Jesus nos evangelhos. Se você acha que isto que ocorreu na vida deste homem não se defini por graça, você não crê no evangelho de Cristo!
Em meio a esses desvaneios que me levam a tentar entender a graça, decidi escrever para organizar esse emaranhado de dúvidas e tentar biblicamente respondermos cada uma delas.
A princípio, mais para desencargo de consciência, preciso mostrar aos queridos um fato que me incomoda. Nós, como Igreja de Cristo temos entendimento muito raso sobre este tema que é um dos baluartes da nossa doutrina.
Como certa vez disse Schopenhauer, filósofo alemão,todo homem usa os limites do seu próprio campo de visão como os limites do mundo. Ou seja, costumamos limitar nosso entendimento aquilo que nosso olho alcança. O Profeta Isaías já alertava-nos sobre a importância de nos portamos como águias,tendo assim uma visão mais aguçada em alguns aspectos para só então conseguirmos contemplar que o cerne da questão, não iremos enxergar na superfície, o que sustenta e formenta o nosso objeto de estudo está por debaixo das muitas águas.
Creio que neste nível de raciocínio em que chegamos, já é perceptível que a proposta principal neste livro é a aprofundar o simples e simplificar o profundo. Espero que após o término deste livro, o autor compreenda que graça não é apenas um troféu que ostentamos em nome da Cruz, graça é um estilo de vida, é um refúgio para os que não vêem mais "graça" na vida, é uma proteção para chegar ao comprimento da promessa, é uma bússola para o perdido, é a esperança de um pecador. Graça não é só favor imerecido, graça é caminho único para o céu!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Graça sobre Graça
SpiritualIndescritível, palavra que se refere a descrição de algo que não se aproxima da verdadeira realidade, algo impossível de se explicar completamente. Assim é todo e qualquer livro sobre a Graça, talvez Deus tenha me movido a escrever algo impossível...